“Vós sois o sal da
terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada
mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder
a cidade edificada sobre um monte; nem
se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e
alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz
diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso
Pai que está nos céus.” (Mt. 5:13-16)
Jesus
nos mostra a grande necessidade do crente exercer sua influência no mundo,
tentando evitar a deterioração da sociedade e, positivamente, brilhando como
testemunho fiel de Cristo.
As
bem-aventuranças que descrevem o caráter do cristão.
Agora
Jesus enfatiza a necessidade do cristão exercer influência para o bem no mundo
ao seu redor.
Que
influência devemos exercer num mundo tão cheio de mal, corrupção e violência?
Para
definir a natureza dessa influência, Jesus usa duas figuras comuns do lar, o
sal e a luz.
Qual
é o lar, por mais pobre que seja, que não usa tanto o sal como a luz?
Sal
e luz são itens indispensáveis em qualquer lar.
I. VOCÊS SÃO O SAL DA
TERRA
“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser
insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado
fora, ser pisado pelos homens." (Mt. 5:13)
- A
função do sal
No
mundo antigo, o sal era algo de muito valor.
O
sal tem, pelo menos, três características.
a. Sal é tempero que
dá sabor à comida
Essa
é a característica mais conhecida.
Já
pensou comida sem sal?
É
tão insípida, como o próprio Jó reconheceu.
"Comer-se-á sem
sal o que é insípido? Ou haverá sabor na clara do ovo?" (Jó. 6:6)
A
influência do crente no mundo deve ser como o sal para a comida.
A
presença do crente dá um novo sabor ao ambiente no escritório, na faculdade, na
fábrica, etc.
Será
que a nossa presença tem essa influência positiva?
Infelizmente,
muitas pessoas consideram que o crente tira o sabor da vida.
b. Sal é preservador,
evita a putrefação
No
mundo antigo o sal era o preservador mais comum.
Antes
da invenção da geladeira, o sal era usado para preservar a carne e o peixe do
apodrecimento.
Até
hoje é usado na tão conhecida carne-de-sol do Nordeste.
Assim,
se o crente vai ser “o sal da terra”, deve ter uma influência anti-séptica no
mundo.
A
presença do crente deve evitar o progresso do mal, derrotando a podridão ao seu
redor.
É
uma tragédia que a igreja evangélica, representando 20-25% da população
brasileira, não tem exercido influência maior para o bem no meio político,
sindical e social, como o verdadeiro “sal da terra”.
Os
cristãos foram colocados por Deus numa sociedade secular para retardar esse
processo de podridão.
Deus
pretende que penetremos no mundo.
O
sal cristão não tem nada de ficar aconchegado em elegantes e pequenas despensas
eclesiásticas.
Nosso
papel é o de sermos esfregados na comunidade secular, como o sal é esfregado na
carne para impedir que apodreça.
c. Sal é ligado à
pureza
Não
há dúvida que sua brancura brilhante fez essa ligação fácil.
Os
romanos diziam que o sal era a coisa mais pura de todas as coisas, porque veio
das coisas mais puras, o sol e o mar.
Se
o crente vai ser o sal da terra, tem de ser um exemplo de pureza.
Uma
das características da sociedade em que vivemos é o rebaixamento dos padrões de
pureza.
Não
há mais restrições na área moral, sexo antes de casamento é normal, e
infidelidade no casamento é comum.
Os
filmes com cenas de sexo explícito na TV e no cinema, as piadas sujas na
fábrica e no escritório são áreas nas quais o crente tem de demonstrar sua
pureza.
Quando
o crente está presente, os colegas param de contar as piadas duvidosas, a TV é
desligada.
Em
outras palavras, o crente deve ser mais corajoso na condenação do mal.
Às
vezes, os padrões de uma comunidade afrouxam-se por falta de um explícito
protesto cristão.
O
crente não pode se retirar do mundo, mas deve a si mesmo guardar-se
incontaminado do mundo.
"A religião pura
e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as
viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do
mundo."
(Tg. 1:27)
E
isso não é nada fácil.
O
crente é chamado a ser um purificador moral em um mundo onde os padrões morais
são baixos, instáveis, ou mesmo inexistentes.
- A
eficácia do sal
“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser
insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado
fora, ser pisado pelos homens." (Mt. 5:13)
A
eficácia do sal é condicional.
Para
continuar a ser útil, o sal tem de conservar a sua salinidade.
É
um fato que o sal não pode perder sua qualidade de salinidade.
O
cloreto de sódio é um produto químico muito estável, resistente a quase todos
os ataques.
Mas
provavelmente Jesus está alertando Seus discípulos de que o sal pode se tornar
adulterado por impurezas e, quando isso acontece, para nada mais presta.
A
mesma coisa pode acontecer aos discípulos.
A
salinidade do crente vem do seu caráter descrito nas oito bem-aventuranças, se
não servem ao Senhor pelas suas boas obras, se tornarão inúteis e serão
rejeitados.
O
problema, muitas vezes, é que o crente se deixa contaminar pelas impurezas do
mundo, e, por isso, perde a sua capacidade de influenciar.
a)
É
irrecuperável: "como lhe restaurar o
sabor?" Não há remédio para o sal sem sua salinidade.
b)
É
inútil: “para nada mais presta.”
c)
É
condenado à destruição: “lançado fora,
ser pisado pelos homens.”
Não
há dúvida a respeito da verdade que Jesus está ensinando.
Se
não estamos sendo úteis, então seremos jogados fora.
Inutilidade
sempre traz desastre.
E
não se esqueça! O crente é sal, e não açúcar!
- VOCÊS
SÃO A LUZ DO MUNDO
"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a
cidade edificada sobre um monte; nem se
acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia
a todos os que se encontram na
casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as
vossas boas obras e glorifiquem a
vosso Pai que está nos céus.” (Mt. 5:14-16)
Luz
é uma figura muito importante nas Escrituras.
- Deus é luz.
"Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e
vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há
nele treva nenhuma." (I Jo. 1:5)
- Isaías fala da
vinda de Jesus.
“O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que
viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.” (Is. 9:2)
- A missão de
Israel era ser luz para os gentios.
"Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, tomar-te-ei
pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios." (Is. 42:6)
"Atendei-me, povo meu, e escutai-me, nação minha;
porque de mim sairá a lei, e estabelecerei o meu direito como luz dos
povos."
(Is. 51:4-5)
Paulo
nos lembra que o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para
que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo.
"O deus deste século cegou o entendimento dos
incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de
Cristo, o qual é a imagem de Deus." (II Co. 4:4)
1) A função da luz
"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a
cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la
debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa." (Mt. 5:14-15)
É
interessante que Jesus convoca Seus seguidores a ser aquilo que Ele mesmo é, a
luz do mundo.
“De novo, lhes falava
Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas;
pelo contrário, terá a luz da vida.” (Jo. 8:12)
Aqueles
que permanecem em Cristo, a verdadeira Luz, são também luz.
A
luz de Jesus, brilhando neles, aparece em cada rosto, nas palavras, nas ações,
e ilumina o mundo ao redor.
a. A luz deve ser
vista
As
casas na Palestina eram bastante escuras, com uma abertura pequena que servia
de janela.
A
posse da luz de Cristo faz com que Seus discípulos sejam visíveis, como uma cidade
edificada sobre um monte, que pode ser claramente vista a quilômetros de
distância.
Os
crentes não podem se esconder e deixar de brilhar para Cristo.
Esse
texto enfatiza que não pode haver discípulos secretos.
A
nossa fé deve ser vista na maneira pela qual tratamos o balconista na loja, a
doméstica em casa, o porteiro no prédio, o empregado no serviço.
b. A luz dissipa as
trevas
Paulo,
ao escrever aos filipenses, enfatiza sua função: “Inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual
resplandeceis como luzeiros no mundo.” (Fp. 2:15)
O
mundo não pode permanecer nas trevas.
c. A luz avisa do
perigo
A
luz revela os perigos que nos cercam neste mundo tenebroso.
d. A luz é um guia
“Lâmpada para os meus
pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” (Sl. 119:105)
Pelo
nosso testemunho brilhante, dirigimos muitos no caminho certo.
e. A luz deve brilhar
no Mundo
É
bom observar que o lugar onde devemos brilhar para Jesus é o mundo, onde as
trevas dominam.
Jesus
não disse: “Vós sois a luz da igreja”, mas “Vós sois a luz do mundo.”
2) O resultado da luz
"Assim brilhe também a vossa
luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos
céus."
(Mt. 5:16)
a. Outros podem ver
as nossas boas obras
Jesus
esclarece que as nossas boas obras são essa luz.
Essa
expressão abrange tudo o que o crente faz e diz, demonstrando sua fé cristã. Em
outras palavras, refere-se ao seu testemunho diário.
b. Outros podem
glorificar ao nosso Pai nos céus
Nossas
boas obras não devem chamar a atenção para nós, mas para Deus.
Quando
os homens vêem tais obras, disse Jesus, glorificam a Deus, pois elas encarnam
as boas novas do Seu amor que nós proclamamos.
Não
há dúvida que Jesus está enfatizando que deve haver uma diferença fundamental
entre o crente e o não crente, entre a igreja e o mundo.
Este
tema é básico no Sermão do Monte.
O
Sermão foi elaborado na pressuposição de que os cristãos são por natureza
diferentes, e convoca-nos a sermos diferentes na prática.
Provavelmente,
a maior de todas as tragédias da igreja ao longo de sua história, tem sido a
sua constância de conformar-se à cultura prevalecente, em lugar de desenvolver
uma contracultura cristã.
Fomos
colocados no mundo com este papel duplo: como sal, para interromper, ou pelo
menos retardar este processo da corrupção moral e espiritual, e como luz, para
desfazer as trevas.
Jesus
chama os Seus discípulos para exercerem uma influência dupla na comunidade
secular: uma influência negativa, de impedir a sua deterioração, e uma
influência positiva, de produzir a luz nas trevas.
Impedir
a propagação do mal, é uma coisa; e promover a propagação da verdade, da beleza
e da bondade é outra.
Amém!!!
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