sábado, 29 de outubro de 2016

A VERDADEIRA PÁSCOA

Texto Bíblico: Êxodo 12:1-28

A Páscoa é a época mais significativa do calendário cristão!  
Sem a ressurreição, nossa fé cristã seria apenas o pensamento esperançoso, nada melhor do que filosofias seculares e religiões fanáticas.

Certos feriados eram instituídos pelo próprio Deus.
A Páscoa era o feriado que celebrava a libertação de Israel do Egito e lembrava às pessoas o que Deus tinha feito.
A páscoa é um dos eventos mais tradicionais do povo cristão.
Como sabemos, embora os chocolates sejam muito saborosos, eles não tem relação nenhuma com essa comemoração.

                     I.        Origem da Páscoa

A páscoa tem origem no Antigo Testamento, quando Deus livrou o povo hebreu da escravidão no Egito.
Na época, o faraó se negava a permitir que o povo judeu seguisse seu próprio caminho e, mesmo após inúmeras pragas lançadas sobre sua nação, ele não se demovia desta ideia.
Deus então decidiu lançar uma última e mais severa praga: a morte de todos os primogênitos.
Orientou que os hebreus sacrificassem um cordeiro e fizesse um sinal em suas portas com seu sangue, a fim de que o anjo da morte soubesse que naquela casa habitava um servo de Deus e poupasse a sua descendência e seus animais.
Ao matarem o cordeiro, os israelitas estariam derramando sangue inocente, e o animal sacrificado servia de substituto do primogênito que seria morto naquela casa.
E assim foi feito.
Todo aquele que não possuía esta marca em seu lar teve o primogênito de todas as suas criações morto e também o primogênito de seus próprios filhos.
O faraó então libertou o povo hebreu e reconheceu a soberania do Deus de Israel.

A Bíblia nos ensina que o Antigo Testamento era a sombra das coisas que viriam, ou seja, do Novo Testamento.
Esse evento com os primogênitos comprova que desde aquela época Deus já sinalizava que enviaria Jesus para salvação de seu povo.
Naquele momento, foi necessário o sangue de um cordeiro inocente para salvar os filhos de Deus e lhes trazer libertação, pois por si mesmos eles não o conseguiriam, em alusão ao sacrifício do Cristo, que ocorreria anos mais tarde.

                    II.        A celebração da Páscoa

“O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito; e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde. Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem; naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão. Não comereis do animal nada cru, nem cozido em água, porém assado ao fogo: a cabeça, as pernas e a fressura. Nada deixareis dele até pela manhã; o que, porém, ficar até pela manhã, queimá-lo-eis. Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR.” (Êx. 12:6-11)

A celebração da Páscoa destinava-se a lembrar a noite em que o Senhor “ignorou” a casa dos israelitas.
Os hebreus seguiram as instruções de Deus e aspergiram o sangue de um cordeiro no umbral de suas casas.
Naquela noite, o primogênito de toda família sem o sinal do sangue na porta foi morto.
Dentro das casas, os israelitas fizeram uma refeição com cordeiro assado, ervas amargas e pão feito sem fermento.
Os Pães Asmos poderiam ser feitos rapidamente, pois a massa não precisava crescer, e assim eles podiam partir a qualquer hora.
As ervas amargas significavam a amargura da escravidão.
Comer o banquete da Páscoa vestidos e prontos para a viagem era um sinal de fé dos hebreus.

Demonstramos nossa fé quando nos preparamos para o cumprimento das promessas de Deus, por mais improváveis que estas possam parecer.

A partir de então, foi instituída a páscoa, que vem do hebraico “pessach” (passagem), uma festa cujo principal objetivo era relembrar e comemorar a libertação de Israel.
Até que o Filho de Deus, o verbo, se fez carne.
Jesus veio ao mundo e entregou o seu sangue na cruz, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna.
A partir de então, a festa da páscoa deixou de ter como objetivo a comemoração de uma libertação natural, saída dos hebreus do Egito, e passou a ter como objetivo comemorar a libertação e salvação eterna do povo de Deus, através de Jesus o filho de Deus.

Nós hoje vivemos nosso dia de libertação quando fomos salvos da morte espiritual e da escravidão do pecado.
A Ceia do Senhor é a nossa Páscoa e lembra-nos a nova vida e libertação que alcançamos em Cristo.
Hoje, a Páscoa comemora a morte e ressurreição de Jesus o Cristo, que por amor de nós entregou-se a si mesmo para morrer na cruz do calvário e levou sobre si as nossas transgressões.
Jesus foi um presente de honra para Deus e por suas pisaduras fomos sarados, o sangue derramado por ele nos livra de todo pecado.
Glorificado seja o nome do nosso santo Deus.
Louvado seja o nosso amado Jesus.


Amém!!!

Nenhum comentário: