quarta-feira, 12 de outubro de 2016

DESFRUTANDO DA LIBERDADE

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos.” (Gl. 5:13-15)

Desde o início Deus desejou a liberdade do homem, na verdade ele não criou o homem para ser um prisioneiro, o que levou o homem a tantas prisões foi o pecado e por conseguinte a desobediência a palavra de Deus. Todo prisioneiro só se torna prisioneiro porque deixa de cumprir princípios, e isso é um fato, quando cumprimos os princípios não há porque sermos prisioneiros.

O Apóstolo Paulo nos fala de três coisas fundamentais: liberdade, libertinagem e amor ao próximo.

Liberdade: Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem.

Libertinagem: Que ou quem revela um comportamento moralmente desregrado, centrado nos prazeres sexuais. Que ou aquele que rejeita regras ou preceitos religiosos.
Que revela falta de disciplina, indisciplinado, negligente.

São palavras que parecem ter o mesmo significado, mas se diferenciam por um detalhe:

  • A liberdade é o direito de fazer o que quiser.
  • Já a libertinagem é o abuso desse direito.

O apóstolo Paulo está falando que Cristo sim nos libertou e nos salvou, porém, abusar desse direito de liberdade e portar-se de maneira egoísta sem amor ao próximo nos torna escravos de novo.
É como se essas três coisas estivessem ligadas.
Então o que fazer para desfrutar dessa liberdade sem perdê-la?

Passos para desfrutar da liberdade:

  • Livre-se da autojustiça

A autojustiça é a armadilha que nos distancia da graça.
Uma religião legalista faz com que o indivíduo se concentre no desempenho pessoal, e muitas vezes no desempenho dos outros e não na comissão evangélica.
Atitudes legalistas podem levar ao orgulho e à arrogância, aqueles que são tão cegos que realmente se consideram santos o suficiente para serem salvos.
Outra consequência muito ruim é que as atitudes legalistas podem levar ao desânimo e desespero os que percebem que estão muito longe do padrão divino.
A religião é o aquário que nos prende e nos impede de nadar no oceano da graça.
Você pode ter sido batizado na igreja, criado na igreja, servido na igreja, pode ser que tenha se casado na igreja, morrido na igreja, ter sido velado na igreja e ainda assim acordar no inferno caso esteja meramente na igreja e não em Cristo..

  • Não abuse da graça

Os que amam o mundo se tornam inimigos de Deus.
“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tg. 4:4)
“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.” (I Jo. 2:15)

A característica primordial daqueles que vivem em espírito, é que não se identificam mais com o pecado.
Quando Jesus diz: “Não nos deixe cair em tentação, e livrai-nos do mal” (Mt. 6:13)
O que ele queria dizer?
Que nós saímos da rebelião e não queremos voltar para rebelião.
Ai para voltar pra lá só se cairmos em tentação.

E tentação é assim: O diabo não pode vir onde nós estamos porque estamos em Cristo Jesus, porém ele pode nos convidar para ir onde ele está, e é o que ele faz sempre.
E ele acena com um bocado de coisa para nós pensarmos que o melhor estar lá com ele.
Ele está nas trevas profundas e não tem coisa nenhuma.

E livra-nos do mal, diz respeito a que o rebelde não tenha em nós nenhum ponto de apoio.
Ou seja, que o rebelde não tem nada em mim que ele possa se apoiar para que ele possa promover a rebelião dele.

  • Mantenha o amor ao próximo

Grandes homens e mulheres da Bíblia não foram grandes pelo que ganharam e possuíram: o sonho deles era fazer alguma coisa que beneficiasse outros.

“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu. Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua.” (At. 2:1-6)

Pentecostes era uma festa que acontecia 50 dias depois da Páscoa.
Qual é o milagre aqui?
Primeiro que o Senhor está permitindo aos discípulos falarem o que não sabiam numa língua que não conheciam, segundo que o Senhor está traduzindo o que eles estão dizendo para as pessoas que estão presentes.
O Espírito Santo estava sendo derramado.
O Espírito faz a pessoa falar a mesma língua, por isso ele provoca unidade, que provoca Deus para derramar de Si.
O Espírito Santo é o grande tradutor e ele não só traduz Deus aos homens, mas nos traduz pra Deus e também nos traduz uns aos outros.

A Trindade tem uma mensagem e quer ser entendida.
Nem sempre será fácil.
Às vezes Deus permitirá que o diabo use o próximo para nos afrontar ou nos ofender, e até nisso Deus terá um propósito maior.

Então o amor ao próximo é a forma como Deus testa nosso cristianismo.
A forma como Deus testa o nosso cristianismo é através da ofensa. (II Sm. 16:5-13)
A ofensa desperta os frutos ou os anti frutos que há dentro de nós.
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,” (Gl. 5:22)
Diz acerca de uma natureza regenerada por conta da submissão a cruz de Cristo.

Você foi liberto por Cristo, logo tem o dever de buscar em Deus a regeneração da sua natureza egocêntrica para que ela se torne Cristocêntrica.
Você perde a liberdade quando abusa de seus direitos.
Ser Cristão não é ter a uma vida religiosa, mas, se submeter a Cristo para que Ele regenere nossa natureza caída que nos escravizava, e nos dê a liberdade principalmente de escolher não pecar.
Desfrute da liberdade sem libertinagem, utilizando do amor ao próximo como forma de equilíbrio para não perder a liberdade que foi conquistada.
A forma de desfrutarmos da liberdade que Cristo nos dá, é entregando a ele a nossa liberdade.

“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” (Gl.5:1)
Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da escravidão.
Você que está em Cristo também deve viver em liberdade.

Dê para Deus a única coisa que talvez Ele não tenha: A SUA VONTADE!


Amém!!!

Nenhum comentário: