sábado, 6 de agosto de 2016

APRENDENDO A GANHAR ALMAS

“Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro. Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro. Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.” (Jo. 4:35-38)

A vida cristã é uma vida de alegria.
Aliás, devemos dizer, é a única vida realmente alegre.
Dentre os vários aspectos desta alegria está o de se ter o privilégio de participar da obra de Deus na salvação de seu povo.
Antes de nos convertermos somos egoístas.
Não nos preocupamos com Deus nem com os próximos.
Não amamos a Deus nem nos importamos com a alma de ninguém.
De fato não nos importamos nem com nossa própria alma.
Mas a conversão nos insere na grande obra de Deus neste mundo pecaminoso.
Nossa alegria é fazer sua vontade e ver seu povo aproximar-se Dele para que Ele seja glorificado.

Jesus nos ensina muito sobre ganhar almas.
Ele nos ensina a necessidade da compaixão por meio do exemplo.
“E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.” (Mt. 9:35-36)

Existe a semeadura e a colheita.
Primeiro se planta para depois ter-se a ceifa.
Este é um texto em que estes fatos do cotidiano servem para ilustração de verdades espirituais, aliás, como em muitos casos na Bíblia.
Mas guardemos bem estas imagens.
Ora, no reino de Deus a palavra é plantada, é semeada, e se o coração em que for plantada pertence a um eleito de Deus, em tempo oportuno ela germina e a colheita chega.

Quando lemos as Escrituras aprendemos de Jesus que ganhar almas envolve tanto semear como colher, assim como na agricultura, semear envolve a preparação do solo e plantar a semente.
Em ganhar almas para Cristo, também envolve preparação e plantação.
Corações precisam estar preparados para receber o evangelho.
Este processo envolve tempo, amor e paciência.
Da mesma forma o processo de ceifar é semelhante ao da colheita.
Trata-se de almas que ouviram a Palavra e decidiram obedecê-la.

Ambos semear e colher são necessários para ganhar almas.
No entanto, os dois não são sempre feitos pela mesma pessoa.
Podemos colher onde outros semearam.
Da mesma maneira como foi o caso em Samaria, onde Jesus disse: “Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.” (Jo. 4:35-38)

Jesus tinha falado com a mulher junto ao poço, ela sabia que o Messias havia de vir e agora ela O tinha encontrado.
Ela voltou à cidade e disse aos outros sobre Jesus e disse-lhes para vir e vê-Lo.
“Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.” (Jo. 4:28-30)

Há momentos em que dizemos às pessoas sobre Jesus e parecem que são maduros, prontos para receber o evangelho, exigindo pouco esforço da nossa parte.
Isto é provavelmente devido ao semear, que ocorreu algum tempo antes, quando um amigo ou membro da família tinha falado com eles sobre Jesus e eles não responderam imediatamente, mas estão prontos agora.

Devemos ter cuidado para não se vangloriar quando temos o privilégio de colher onde outros semearam.
No entanto, podemos nos alegrar ao colher.
É um momento emocionante para os trabalhadores!
Por outro lado, podemos semear onde outros irão colher.
Este foi o caso em Samaria.
Jesus fez a semeadura, mas os discípulos fariam a colheita.
A mulher também fez algumas semeaduras, em seguida, Jesus e Seus discípulos fizeram a colheita.

Há momentos em que um monte de semeadura está sendo feita, vidas são influenciadas pelos exemplos de outros cristãos piedosos, almas são ensinadas a Palavra de Deus, mas a colheita não é apreciada por aqueles que fazem a semeadura, porque poucos parecem responder aos esforços que estão sendo feitos.

A colheita, muitas vezes vem depois, pode acontecer muito tempo depois que se foram.
Quando isso ocorre, não devemos desanimar e devemos continuar alcançando os perdidos.
Precisamos lembrar-nos das palavras de Jesus: “Um semeia e o outro colhe.”   

Jesus também disse: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc. 16:15)
Como resultado, devemos estar influenciando as almas através do exemplo e precisamos estar conscientes de que pode haver momentos em que vemos poucos frutos de nossos esforços.

Jeremias profetizou cerca de 50 anos com pouco sucesso.
Jesus e Seus apóstolos tiveram seus períodos em que poucos escutariam, no entanto podemos ter conforto em saber que a Palavra de Deus nunca é semeada em vão.
Ela irá realizar o seu propósito.
“Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.” (Is. 55:10-11)
Ela tem o poder para salvar aqueles que acreditam.
“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;  visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” (Rm. 1:16-17)

Deus só nos mantém responsável por semear a semente.
“Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu salvaste a tua alma.” (Ez. 3:17-19)

Precisamos lembrar-nos de ser firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (I Co. 15:58)
Porque o poder está na semente e não em quem semeia ou quem colhe.
“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hb. 4:12)

Precisamos seguir as instruções do Mestre, como seus discípulos e precisamos orar porque a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Portanto, orem ao Senhor para que Ele mande mais trabalhadores para a sua colheita, pois Ele é o dono dos campos.
“E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” (Mt. 9:37-38)

Nossa alegria é a glória de Deus, e Ele é glorificado na salvação de seu povo.
Este é nosso grande privilégio.
Fazermos parte desta obra em que seu Nome é Honrado.
Se assim é, devemos nos preparar para este trabalho, para respondermos a todo aquele que nos pedir razão da esperança que há em nós.
“Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo, porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.” (I Pe. 3:14-17)

Plantemos e colhamos, pois nisto Nosso Senhor é glorificado, e nossa alegria se cumpre!


Amém!!!

Nenhum comentário: