quarta-feira, 17 de agosto de 2016

A QUE GRUPO VOCÊ PERTENCE

“E aconteceu, pouco depois, ir ele à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão. E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela e disse-lhe: Não chores.” (Lc. 7:11-13)

Duas multidões se encontraram na porta de uma cidade
A primeira estava eufórica, pois acompanhavam um Homem que por onde passava deixava um rasto de amor e esperança, seus olhos desvendavam os mistérios mais profundos do coração do homem e suas ações tinham o doce aroma da graça, era quase impossível não acompanhar Aquele nazareno.
A segunda multidão chorava a dor de uma perda, todos acompanhavam uma mulher de olhos inchados de tanto chorar, aquela viúva se exauria a cada passo, seu coração se encontrava esmagado pelo peso da morte de seu único filho.
A discrepância que envolvia a motivação daquelas duas multidões era latente.
Uma segue um corpo morto.
Outra segue o Senhor da vida.
Infelizmente, ainda hoje o maior grupo não segue o caminho da vida, mas, rumo ao cemitério.

A Bíblia revela que o mundo está dividido em dois grupos de pessoas, e estes dois grupos agem de forma tão distinta, que embora os seus integrantes se cruzem diariamente, absolutamente nada possuem em comum.

             I.        Grupo da Vida
“E aconteceu, pouco depois, ir ele à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão.” (Lc. 7:11)

Esta multidão que seguia o Senhor Jesus a caminho de Naim, como é que se encontrava? Triste ou alegre? Insegura ou segura? Nas trevas ou na Luz?

Dadas as circunstâncias, eles estavam alegres, saudáveis, com a Luz, com as suas necessidades atendidas.
E este é o grupo dos que segue ao Senhor Jesus, é o grupo dos Libertos, Orientados, Perdoados, que devem ser Salvos, dos felizes, dos saudáveis, é o grupo dos vencedores!

E este grupo tem uma particularidade, os seus integrantes sabem que não é por seguirem a Jesus que não enfrentam problemas, tentações ou dificuldades, pois todos, sem distinção, os enfrentamos, só que, quando seguimos ao Senhor Jesus, sendo Seus Discípulos, com Ele, vencemos!
Isso significa que você negou-se a si mesmo, tomou a sua cruz e está a segui-Lo, dia após dia, por isso faz parte do grupo dos saudáveis, dos fortes, dos vencedores, dos felizes, dos Salvos!

*Mas, quero que saibam algo sobre esta Cidade de Naim, na época do Senhor Jesus:

Naim (que, em hebraico, significa Aldeia da consolação) estava localizada no sopé do monte Tabor, sendo uma vila muito pobre, formada por pequenos agricultores que viviam das plantações de oliveira, cultivo do trigo, plantações de uvas, figos e criação de animais nas encostas da montanha que começava a elevar-se a partir do vale de Jesrael.
Naim não esta distante da cidade de Cafarnaum, apenas um dia de Caminhada, ou Tiberíades, capital da província, ou Nazaré e outras cidades da região.
Naim também significa aconchego, tranquilidade, calma, o que nos leva a crer que aquele era um bom lugar para se viver.

            II.        Grupo da morte
“Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela.” (Lc. 7:12)

Eis o cenário com que o Senhor Jesus e a multidão que O acompanhava se deparou: o funeral do filho único de uma viúva, seguido por uma outra multidão!
Ou seja, esta mulher viúva, pertencia a um outro grupo, a uma outra multidão!
E este grupo que a seguia, na verdade, estava a seguir à morte, enquanto poderia estar a seguir à Vida!
O estado dela e dos seus seguidores, não era o que significa o nome da Cidade: Consolação ou Aconchego.
Pelo contrário, ela e os seus seguidores estavam desconsolados e sem qualquer aconchego.

Somos nós que decidimos de que grupo iremos fazer parte, se do grupo da morte ou do grupo da vida, se vamos seguir a multidão que vai para a morte, para o sepulcro ou os que vão para a vida, para a Cidade Santa - Jerusalém de Deus, para a Vida Eterna.

Você e eu fazemos parte de uma dessas duas multidões, a da Vida ou a da morte!
E muitos, como você e eu, que um dia fizeram parte da multidão da morte, tivemos a Oportunidade de trocar de multidão e hoje fazem parte da da Vida.

·         O que será necessário fazer para pertencer ao grupo da Vida?
“Vendo-a, o Senhor Se compadeceu dela e lhe disse: Não chores!” (Lc. 7:13)

Quando Jesus diz para a mãe não chorar, não é que ele despreza a sua dor.
Marido morto, filho único sendo carregado para o enterro.
A dor dela era demais para agüentar.
Será que Jesus pensou em sua própria mãe, que em breve estaria passando por isso?
Jesus compreende nossas dores.
Ele sente nossas perdas.
E Ele nos conforta com o anúncio de que a hora de chorar terá fim.

Este pedido do Senhor Jesus feito a esta mulher, mãe e viúva, era praticamente impossível de ser atendido, pois, ela estava em total sofrimento, angústia e lamento.
Ou seja, era como se o Senhor estivesse a dizer que o choro daquela mulher não iria resolver nada!
E ela resolveu crer nas Palavras do Senhor Jesus.

E sabe o verdadeiro motivo do seu choro?
Ela, no fundo do seu ser, sabia que o seu filho não estava Salvo, tanto foi o Senhor Jesus o ressuscitou para o Salvar.
Na verdade, Ele fez algo inédito, Ele parou o enterro, que era uma cerimônia solene, mas, o Seu motivo sobrepunha-se a tudo isso, pois Ele queria Salvá-lo e a todos os seus familiares, já que o Senhor Jesus dá uma oportunidade a todos, indistintamente.

Deus conta conosco para fazermos parte da Multidão da Vida, da alegria, da Fé, da Salvação, mas, para isso, temos que sair da multidão da morte, do sofrimento, da tristeza, da dor, e essa escolha é pessoal!

Quando aquela mãe parou de chorar, ela deu o 1º passo; quando ela permitiu que Jesus parasse o enterro, ela deu o 2º passo; e o 3º passo foi dado quando ela permitiu que o Senhor Jesus tocasse no morto, pois tal era proibido.
Os próprios sacerdotes não acompanhavam o funeral e nem iam ao cemitério, pois era proibido pela Lei do Próprio Deus.
Ou seja, ela nem sequer tinha o consolo, apoio, atenção, daqueles que falavam de Deus.
Mas, Jesus estava ali!
E Ele agiu, pois aquela mulher assumiu a sua Fé, publicamente!
Ela não aceitava mais continuar naquela multidão dos tristes, dos religiosos, dos infelizes, dos que caminhavam para a morte, ela queria fazer parte da outra multidão, da que vinha ao seu encontro, acompanhada por Jesus, pois ela viu uma grande diferença.

As duas multidões se encontraram em sentido oposto, mas o milagre da ressurreição fez com que todos se fundissem em uma só multidão.
Jesus levou um novo significado de vida aos corações daqueles que choravam a dor de uma perda, por isso todos se uniram em torno do Mestre.
O choro deu lugar a alegria, a morte deu lugar a vida, e todos se convenceram de que diante de Jesus até a morte se prostra.

Talvez você esteja a sentir a dor da perda de um familiar, do fracasso empresarial, da perda de uma paixão, de uma casa, de um carro, do trabalho, porém, a pior de todas as perdas é a da Salvação.

Caso você não tenha a certeza da Salvação ou se teve e perdeu, Jesus quer tocá-lo e ressuscitá-lo, pois, infelizmente, você faz parte da multidão dos tristes, infelizes, inseguros, e Ele quer que você saia dessa multidão e passe a fazer parte da multidão dos felizes, libertos, dos salvos, dos realizados, mas, para isso, você tem que pagar o preço.
E o preço é desagradar a si mesmo, sentimentos, emoções, tradições, e desagradar aos outros que estão a fazer o mesmo que você, indo na direção da sepultura, do cemitério, da morte-espiritual, do luto, para, então, se converter e ir em direção a Jerusalém, à Vida Eterna, à Salvação, essa é a condição.

Aquela mãe sorriu como nunca, aquela mãe alegrou-se mais naquele milagre que Jesus fez, ressuscitando o seu filho da morte, do que propriamente quando ela se casou ou deu à luz.
Por outras palavras, o que Deus quer fazer na sua vida é algo milhares de vezes superiores, mas isso vai requerer que você pare de chorar, repreenda os próprios sentimentos e deixe Jesus tocá-lo.

Deus pediu a Abraão o filho único, e Abraão não negou.
Por quê? Porque Deus deu-lhe, como a nós também, tudo, a vida, a inteligência, a família, então, por que motivo iria negar algo a Deus, se foi Ele próprio Quem me deu?
Isso significa dizer que você vai desagradar a outros, porque você decidiu sair do “grupo da morte”, para passar para o “grupo da vida”.
E se não temos o direito e nem lógica de Lhe negar o que está vivo, muito menos o que está morto, a exemplo da viúva, que negou levar o seu filho ao Senhor quando ainda estava vivo, mas, mesmo depois de morto, ainda assim, o Senhor Jesus deu-lhe a Oportunidade de fazer o certo.
E o que fez ela?
Ela aproveitou, dando o seu único filho morto, e, em troca, o Senhor Jesus deu-lhe um filho vivo e Salvo.

Algumas pessoas, por conta das lutas, dos problemas, superações, decepções, conquistas, de coisas que acontecem, saíram do grupo da vida e passaram para o grupo da morte.
Cometeram este erro gravíssimo, todavia, o Sacrifício para Deus as resgata.
O Sacrifício para Deus resgata-nos do grupo da morte e translada-nos para o grupo da vida!

Deus é contigo, e eu também!


Amém!!!

Nenhum comentário: