segunda-feira, 8 de agosto de 2016

APRENDENDO COM BARNABÉ

“Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade. José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, levita, natural de Chipre, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.” (At. 4:32-37)

Na história do Novo Testamento, vários líderes da igreja se destacam, mas um em especial chama a atenção: Barnabé.
Seu nome inicial era José, O Senhor Acrescenta, mas recebeu dos discípulos um apelido que foi agregado ao seu nome: Barnabé, Filho da Consolação.
Era levita e, por isso não tinha herança de terras, provavelmente a herdade que vendeu era de sua esposa (Num.35:6).
Tinha lindas qualidades intrínsecas ao seu caráter cristão que nos trazem importantes aprendizados.

·         MESMO QUE NINGUÉM ESTEJA FAZENDO, FAÇA, OUTROS TE SEGUIRÃO
“Como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.” (At. 4:32-37)

Barnabé não esperava que alguém fizesse ou o mandasse fazer, ele tinha iniciativa.
Ele vendeu uma herdade, e trouxe todo o dinheiro.
Despertou assim nas pessoas o desejo de também contribuir.
Toda a igreja fazia isso, mas somente ele é destacado, por quê?
Por que certamente foi ele que puxou a fila.
Deus precisa hoje de puxadores de fila, gente que antes de mandar, faça.

Mesmo que ninguém esteja fazendo o bem faça, seja o último elo de uma corrente de pecado e difamação, seja o primeiro elo de uma corrente do bem.

·         MESMO QUE NINGUÉM ESTEJA ACREDITANDO ACREDITE, OUTROS ACREDITARÃO
“Tendo chegado a Jerusalém, procurou juntar-se com os discípulos; todos, porém, o temiam, não acreditando que ele fosse discípulo. Mas Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos; e contou-lhes como ele vira o Senhor no caminho, e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus.” (At. 9:26-27)

Barnabé acreditava nas pessoas.
Foi Barnabé quem quebrou as barreiras da rejeição ao nome de Saulo de Tarso, contribuindo com sua salvação e aceitação dos apóstolos em Jerusalém.
Paulo obteve plena liberdade junto à igreja.
“Estava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, pregando ousadamente em nome do Senhor.” (At. 9:28)

Paulo foi embora por que foi perseguido pelos gregos e não pelos irmãos, mas ao contrário, sua saída causou tristeza e comoção na igreja.
“Falava e discutia com os helenistas; mas eles procuravam tirar-lhe a vida. Tendo, porém, isto chegado ao conhecimento dos irmãos, levaram-no até Cesaréia e dali o enviaram para Tarso.” (At. 9:29-30)

Mesmo que ninguém esteja acreditando acredite, seja o último elo de uma corrente de incredulidade, seja o primeiro elo de uma corrente do bem.

·         MESMO QUE NINGUÉM ESTEJA INVESTINDO INVISTA, OUTROS INVESTIRÃO
“A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo; tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” (At. 11:22-26)

Barnabé investia nas pessoas.
Paulo foi para Tarso, onde ficou pelo menos dez anos, esquecido pela igreja, vivendo no anonimato e fabricando tendas.

Barnabé foi enviado pela igreja sede em Jerusalém, para edificar a nova igreja de Antioquia.
“A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia.” (At. 11:22)
Barnabé fez sua parte na igreja de Antioquia.
“Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor.” (At. 11:23)
Mas foi buscar Paulo em Tarso para pastorear a obra de Deus, e juntos, sem ciúmes nem rivalidades, fizeram um grande trabalho.
“E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo; tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” (At. 11:26)

Barnabé enxergou assim em um obreiro esquecido e desprezado, um pastor para aquele momento da igreja e investiu nele.

Mesmo que ninguém esteja investindo, invista, seja o último elo de uma corrente de medo pelo passado das pessoas, seja o primeiro elo de uma corrente do bem.

Quando uma criança nasce, traz alegria para a sua família.
Gerar filhos para Deus, também, nos dá muita alegria!
Pessoas não são números, pois cada um tem valor diante de Deus.
Quando cada pessoa é cuidada, consequentemente se torna sadia na fé.

O povo via em Barnabé, coisas inerentes ao Espírito Santo, como: apoio, consolo, doação e instrução.
Devemos olhar o exemplo de Barnabé e pedir ao Senhor que nos ajude a imitá-lo, pois com estas qualidades conseguiremos discipular com eficiência e não perderemos as pessoas no meio da caminhada.

Barnabé através de seu exemplo nos ajuda a caminharmos com outras pessoas.
Siga o exemplo de Barnabé, seja o primeiro elo de uma corrente do bem.

A vida e o ministério de Barnabé são usados como modelo de cuidado e integração.
Ele é apresentado como referencial de discipulado e formação de novos líderes.
Foi isto que ele fez com Saulo, o qual veio a ser o grande apóstolo Paulo.
Barnabé é nosso grande exemplo.
É necessário integrar o indivíduo na vida da igreja local.
Como é ovelha quem gera ovelha, todos devem se reproduzir em novas crias igualmente sadias.
Esse é o nosso trabalho.

Amém!!!


Nenhum comentário: