domingo, 20 de novembro de 2016

RESTITUIÇÃO DIVINA

“Então, foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o SENHOR lhes ordenara; e o SENHOR aceitou a oração de Jó. Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.” (Jó 42:9-10)

Jó é provado e mesmo após perder todos os bens, a família e a saúde, não amaldiçoa a Deus.
Asua própria esposa olha para pos tumores que surgiram em sua pele, provocando coceira e sofrimento, e questiona sua fé
Em meio a estas provações, Jô recebe três amigos Elifaz, Bildade e Zofar que tem o intuito de confortá-lo e conversar sobre as tragédias que surgiram em sua vida.
Nesse contexto eles colocam o seu sofrimento como castigo pelo pecado em sua vida.
Contudo, Jô persevera e continua dedicado e agradecido a Deus por tudo.

Posteriormente surge então Eliú, que diz a Jó para se humilhar e continuar submisso a Deus mesmo perante as dificuldades para purificar a sua vida.
Em seguida, Jó questiona o próprio Deus e com isso aprende lições valiosas sobre o cuidado e a autoridade do Senhor.
E ainda, ora pelos seus três amigos, que o haviam visitado antes.
O Senhor honra a obediência de Jó e restaura sua saúde, felicidade e prosperidade de forma muito maior do que sua situação anterior.

Jó manteve-se em absoluta fidelidade à Deus em todas as provações que o Senhor o submeteu.
Jó era o melhor dos homens daquela época, pois tinha vasta riqueza e era um homem temente ao Todo Poderoso, exemplo disto nós temos quando seus filhos se reuniam para festejar, seu pai Jó sacrificava ao Senhor. 
    
O livro de Jó é cheio de diferentes movimentos, de cenas, talvez seja um dos livros da Bíblia mais intrigante, quantas perguntas.
Por que sofremos? Esta é uma pergunta que vem atravessando os séculos.
O próprio Cristo sofreu.
Homens e mulheres de Deus sofreram e ainda sofrem.
O apóstolo Paulo se refere ao sofrimento nestes termos:

“Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós.” (Gl. 4:19)
“Porque, no meio de muitos sofrimentos e angústias de coração, vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que ficásseis entristecidos, mas para que conhecêsseis o amor que vos consagro em grande medida.” (II Co. 2:4)
“Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja.” (Cl. 1:24)
“Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (II Tm. 3:12)

O sofrimento não é só físico, ele tem muitas outras formas.
       
Em meio ao sofrimento de Jó, doença, dores físicas, a crítica e acusação dos seus amigos que tentaram confortá-lo, veio também a sua esposa dizendo-lhe: “Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.” (Jó. 2:9)
Olhando todo o quadro, as indagações que ficam são mais ou menos estas:
Ø  Deus está nesta história?
Ø  Será que Jó foi abandonado?
Ø  Será que o mal triunfou sobre o bem?
Ø  Até quando tudo isto vai durar?
Ø  Será que Deus vai intervir?
“O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.” (Na. 1:3)
Os caminhos de Deus são mais altos.
“Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” (Is. 55:9)
       
O Senhor mudou a sorte de Jó.
“Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. Assim, abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. Também teve outros sete filhos e três filhas. Depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então, morreu Jó, velho e farto de dias.” (Jó. 42:10-13, 16-17)
       
Deus pode mudar a nossa sorte.
É possível que você esteja vivendo seu momento, sua hora de perdas, doença, sofrimento.
O caminho é fazer o que fez Jó, ele orou a Deus.

Deus mudou a sorte de Jeremias.
“Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio.” (Jr. 29:14)

Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião.
“Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.” (Sl. 126:1)       
Ele pode, os seus planos não podem ser frustrados.
Ele transforma em riso o nosso pranto, em alegria a nossa tristeza.

Houve a restauração histórica na vida de Jó.
O homem que foi tão caluniado por satanás, tão incompreendido pela esposa e tão acusado pelos amigos entra agora para uma exclusivíssima galeria, é posto entre os três mais piedosos homens de todos os tempos.
“Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor Jeová, que nem filho nem filha eles livrariam, mas só livrariam a sua própria alma pela sua justiça. Pode haver maior honra do que esta?” (Ez. 14:20)

Conforte-se na história de Jó!
Se as suas angústias são grandes, maiores ser-lhe-ás as consolações.
De toda essa provação, sairá alguém bem melhor.
Sua história também terá um final feliz.
Enquanto Jó orava por seus amigos, o Senhor o restabeleceu de novo em seu primeiro estado e lhe tornou em dobro tudo quanto tinha possuído.

Lembre-se que o maior causador de sofrimentos é Satanás, porém, saibam que Deus está no controle de tudo.
Independente de termos ou não as respostas das nossas perguntas, cabe a nós nos humilharmos diante de Deus, perdoar os que nos fazem mal e orarmos por eles, pois esses são mandamentos divinos e nos abrem caminho para restituições.

Uma das coisas mais espetaculares no cristianismo é o fato de crermos em milagre. 
A qualquer momento Deus pode mudar a nossa sorte e restaurar a nossa vida.
Nada está perdido para quem espera em Deus.


Aleluia!

Nenhum comentário: