sexta-feira, 4 de novembro de 2016

OBJEÇÕES AO CHAMADO

Em todas as épocas, quando o povo de Deus se manifestou através de um clamor sincero, em espírito e em verdade, Deus também respondeu de maneira clara e objetiva, levantando um servo ungido com a finalidade de resgatar aquele povo que O invocou.
De fato, a resposta de Deus para o Seu povo, que parecia tão demorada, na realidade já acontecera, com o nascimento de Moisés.

Deus também esperou o momento adequado para entrar em ação através daquele servo, que, por sua vez, estava sendo treinado para servi-Lo.
Muitas vezes, em meio a angústias, invocamos o Senhor esperando Suas respostas imediatas; quase nunca Lhe damos o tempo necessário para nos responder.
Mas uma coisa é certa: a Sua resposta sempre vem no tempo oportuno!
Nem antes, nem depois.
Moisés foi a resposta de Deus ao Seu povo, Israel.

Pelos primeiros quarenta anos de sua vida, Moisés viveu em um lugar de força.
Sendo um membro da casa do Faraó, ele tinha prestígio social, riqueza e a força da juventude.
Quando percebeu e perturbou-se pela opressão que seu povo estava enfrentando, ele usou sua força para fazer justiça com as próprias mãos contra um Egito opressor.
Esse não era o plano de Deus para a libertação.
Ele teve que fugir para continuar vivo e acabou cuidando de gado nos quietos campos de Midiã pelo seu segundo período de quarenta anos.

Assim, ele passou sua juventude em um palácio de poder e seus anos de meia-idade em pastos de serena obscuridade.
Então um dia ele deu de cara com uma sarça ardente, o que acabou sendo um chamado surpreendente de Deus para seu terceiro período de quarenta anos.

“Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu. Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo. Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.” (Êx. 3:7-10)

Esse chamado deixou Moisés com medo, fora de si. Tanto que ele discutiu face a face com Deus, e apresentou várias objeções.

1.     Eu não sou ninguém, Deus.
“Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” (Êx. 3:11)

Qualquer fama ou credibilidade social que eu já tive acabaram.
Na verdade, eu sou um pastor e todo pastor de ovelhas é abominação aos egípcios.
“Teus servos foram homens de gado desde a mocidade até agora, tanto nós como nossos pais; para que habiteis na terra de Gósen, porque todo pastor de rebanho é abominação para os egípcios.” (Gn. 46:34)

“Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.” (Êx. 3:12)
Esse chamado não é baseado na sua credibilidade, mas na minha.
Eu não quero o Egito ou Israel impressionados com você.
Eu quero que eles se impressionem comigo.

2.     Eles não vão acreditar em mim, Deus.
“Mas eis que não crerão, nem acudirão à minha voz, pois dirão: O SENHOR não te apareceu.” (Êx. 4:1)

Eles vão pensar que eu sou um tolo.
Eu posso crer em você porque você está se revelando a mim.
Mas nós estamos aqui em cima em uma montanha onde ninguém pode nos ver.
Eu ainda não sou ninguém e ninguém vai escutar as palavras de um ninguém, especialmente quando ele afirmar estar falando em nome de Deus!

O mesmo poder que eu demonstrei para você em secreto eu demonstrarei para que eles acreditem que o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, apareceu a você.
“Disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão e pega-lhe pela cauda (estendeu ele a mão, pegou-lhe pela cauda, e ela se tornou em bordão); para que creiam que te apareceu o SENHOR, Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.” (Êx. 4:4-5)
Meu objetivo é impressioná-los comigo, não com você. Acredite em mim, eu vou me mostrar!

3.     Eu não tenho dons para fazer isso, Deus.
“Então, disse Moisés ao SENHOR: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua.” (Êx. 4:10)

Conheço as expectativas retóricas da corte do Faraó.
Eu não posso fazer isso!
Moisés suplicou a Deus que o liberasse da missão.

“Respondeu-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.” (Êx. 4:11-12)
Você ainda não entendeu.
Quero o Egito e Israel impressionados comigo, não com você.
Não tenha medo.
Eu estarei com você e com sua boca inexpressiva.

4.     Não me faça fazer isso, Deus.
“ Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim.” (Êx. 4:13)

Deus tem que ter um candidato melhor para essa tarefa!
Eu ainda devo estar sendo procurado no Egito por assassinato.
Se não, eu sou apenas um ninguém.
Pior, eu sou um pastor!
E como se não bastasse ser uma obscura abominação assassina, eu me atrapalho todo quando falo em público!
Eu não quero esse chamado.

Chega!
Deus parece que perde a paciência com Moisés.
Eu tenho razões para escolher você para esse chamado.
 Você ainda não sabe todos os propósitos que tenho, então pare de se apoiar em seu próprio entendimento e confie em mim.
“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” (Pv. 3:5-6)
Mas como você tem tão pouca fé para isso, te enviarei seu irmão mais eloquente, Arão, contigo e eu estarei com vocês quando falarem, e lhes direi o que fazer.
“Tu, pois, lhe falarás e lhe porás na boca as palavras; eu serei com a tua boca e com a dele e vos ensinarei o que deveis fazer.” (Êx. 4:15)
Agora mexa-se!

Você se sente desqualificado para aquilo que Deus está lhe chamando para fazer?
Junte-se ao time.
Trabalho do Reino é um trabalho sobrenatural, não importa qual seja o seu chamado.
Se ele não requer fé real, uma desesperada dependência de que Deus esteja com você para ter sucesso, então ou não é um chamado de Deus ou você ainda não o entendeu.

Você tem discutido com Deus sobre suas qualificações para o chamado?
Se sim, lembre-se de Moisés.
E lembre-se de que o chamado de Deus para você não é sobre você.
É sobre Ele.
Você está desejando que Deus use sua fraqueza para mostrar quão impressionante Ele é?

Não use suas fraquezas como uma desculpa para a incredulidade.
Prossiga pela fé.
Deus estará com você, lhe guiará, lhe dará a ajuda que você precisar.
Porque o modo de operação padrão de Deus é completamente diferente do mundo.

“Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.” (I Co. 1:26-29)

Quando Deus quer realizar alguma obra neste mundo, escolhe alguém para isso.
Ele mesmo podia libertar o seu povo sem qualquer recurso humano, mas em vez de assim fazer Ele usou Moisés como instrumento em Suas mãos.
É um privilegio incalculável fazer o trabalho do Senhor; o trabalho que ele faria se estivesse aqui.
Todos aqueles que servem ao Senhor no seu trabalho devem fazer tudo bem feito, seja no ensino, na visitação, na pregação, nos testemunhos, no coral, na direção dos cultos, nas aulas, na tesouraria, na construção, na educação, ou seja qual for o trabalho que Ele nos confiou.


Amém!!!

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