sábado, 4 de junho de 2016

A SEGUNDA CHANCE DE SANSÃO

“Sansão clamou ao SENHOR e disse: SENHOR Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos.” (Jz. 16:28)

Na prisão escura e fria dos filisteus, encontramos um homem solitário, ferido, cego e orando.
Sansão nasceu com a qualidade de um herói.
Ele tinha uma qualidade sobrenatural especialmente preparado para libertar seu país do seu inimigo.
Mas, apesar de seus grandes dons e habilidades, ele perdeu seu grande potencial.
Ele decepcionou seu Deus, que o chamou e arruinou a esperança de seu povo.
Podemos encontrar lições da vida de Sansão.
Esta verdadeira história de vida retrata que o poder sem caráter é enganoso, talento sem uma gestão adequada é inútil e habilidade sem humildade é destrutiva.

O nosso Deus está sempre disposto a nos dar uma segunda chance.
Um exemplo disso é Sansão que teve uma segunda chance em Deus.
Sansão era um Nazireu que significa: Consagrado ao Senhor.
“Disse o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando alguém, seja homem seja mulher, fizer voto especial, o voto de nazireu, a fim de consagrar-se para o SENHOR, abster-se-á de vinho e de bebida forte; não beberá vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem tomará beberagens de uvas, nem comerá uvas frescas nem secas. Todos os dias do seu nazireado não comerá de coisa alguma que se faz da vinha, desde as sementes até às cascas. Todos os dias do seu voto de nazireado não passará navalha pela cabeça; até que se cumpram os dias para os quais se consagrou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente a cabeleira. Todos os dias da sua consagração para o SENHOR, não se aproximará de um cadáver. Por seu pai, ou por sua mãe, ou por seu irmão, ou por sua irmã, por eles se não contaminará, quando morrerem; porquanto o nazireado do seu Deus está sobre a sua cabeça.” (Nm. 6:1-7)

Um nazireu era uma pessoa consagrada ao Senhor e tinha por sinal não cortar o cabelo.
Este era um sinal muito importante por ser visível e assim todos saberiam que a pessoa era consagrada ao Senhor.
Era como uma marca, ou selo.

A base para sermos usados por Deus é a nossa Consagração, ou seja, separados a Ele, trazendo assim a sua unção sobre as nossas vidas e assim manifestar o poder sobrenatural dos céus.

O inimigo seduziu Sansão através de uma mulher e conseguiu que a sua consagração a Deus fosse quebrada.
A palavra diz que depois que os cabelos de Sansão foram cortados, imediatamente retirou-se dele a sua força. Sansão não perdeu a força por que seu cabelo foi cortado, e sim por que quebrou o último voto de Consagração.

As consequências da consagração quebrada são:

             I.        Perdemos o poder.
“Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força.” (Jz. 16:19)

            II.        Somos presos.
“Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere.” (Jz. 16: 21)

           III.        Perdemos a visão.
“Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere.” (Jz. 16:21)

Mas ainda não é o fim!
Louvado seja Deus, pois Ele nos mostra o caminho para restaurarmos a nossa consagração com Ele!

Passos para a segunda chance em Deus:

a.     Deixar o cabelo crescer novamente:
Significa abandonar completamente o pecado e restaurar a nossa consagração a Deus.
“E o cabelo da sua cabeça, logo após ser rapado, começou a crescer de novo.” (Jz. 16:22)

b.    Clamar ao Senhor:
Na restauração da nossa consagração a Deus é preciso aplicar toda a nossa energia para gritarmos aos céus com todo o empenho do nosso coração.
“Sansão clamou ao SENHOR e disse: SENHOR Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos.” (Jz. 16:28)

c.     Ser fraco para com Deus:
Nunca podemos nos esquecer que o poder de Deus se manifesta na fraqueza.
“E disse: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela estava; e foram mais os que matou na sua morte do que os que matara na sua vida.” (Jz. 16:30)

“Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.” (II Co. 12:9)

A vitória de Sansão foi na morte.
É na cruz de Cristo que vencemos o diabo.
Antes da glória a humilhação, antes do trono a cruz, antes da coroa de glória a coroa de espinhos.

Ainda que em nossas vidas tenha havido tropeços, isto não é o fim, pois Deus está com Suas mãos estendidas nos oferecendo uma segunda chance.
Lembre-se que você é um escolhido do Senhor, não desista porque nosso Deus é o Deus da segunda chance.

Se você não tem confiança em Deus, em oração, está confiando em si mesmo ou em outros, não espere até não ter forças para se voltar pra Deus.
Não desperdice sua vida confiando em si mesmo, quando poderia confiar no Deus que te criou com um propósito.
Deus tem um plano pra cada um de nós, mas temos que entender que primeiramente temos que nos orientar pela oração e pela vontade de Deus e não a nossa.


Amém!!!

Nenhum comentário: