segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

A ONICIÊNCIA DE DEUS


“SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.” (Sl. 139:1-6)

A onisciência é definida como: o estado de ter conhecimento total, a qualidade de saber tudo.
Para que Deus seja soberano sobre a Sua criação de todas as coisas, visíveis ou invisíveis, Ele tem que ser onisciente.
Sua onisciência não é restrita a uma única pessoa da Trindade, o Pai, Filho e Espírito Santo são todos por natureza oniscientes.

“O além e o abismo estão descobertos perante o SENHOR; quanto mais o coração dos filhos dos homens!” (Pv. 15:11)
Este é apenas um texto que mostra que nada escapa ao conhecimento de Deus, nem o que acontece aparentemente longe (além, abismo), nem o que acontece aparentemente perto (dentro do coração do homem)

                      I.        ONISCIÊNCIA:
        Deus é Onisciente!

Ele sabe todas as coisas.
O salmista diz que Deus sabe todas as coisas, desde as mais simples como se assentar, andar deitar e levantar, até as mais difíceis como os pensamentos e as palavras antes que sejam ditas.
Deus nos conhece profundamente.
Ele nos sonda e conhece.
A sonda era uma espécie de corda com um peso na ponta que era usada para sondar a profundidade de um rio, lago ou mar.
Deste modo o salmista está dizendo que Deus sabe o que há no mais profundo de nosso ser.
O Senhor sabe todas as coisas sobre nós, até o que ninguém, nem mesmo nós sabemos, Deus sabe.
 Por isso ele diz:
“Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.” (Sl. 139:.17-18)
Somente Deus pode saber todas as coisas.
Todos os mistérios e coisas ainda não descobertas Deus já sabe.
O Senhor sabe tudo o que já aconteceu no passado e o que haverá no futuro.
Somente Ele pode saber isso.
Também sabe o que todas as pessoas pensam e ninguém mais pode saber isso, somente Deus.
Qualquer pessoa que diga adivinhar o futuro ou passado está mentindo, por que este conhecimento é reservado somente para Deus.
“Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o SENHOR, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra; que desfaço os sinais dos profetizadores de mentiras e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios, cujo saber converto em loucuras;” (Is. 44:24-25)
“Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;” (Dt. 18:10)

Talvez você pense, mas se Deus sabe que vai acontecer o mal, por que não impede?
Saiba que Ele quer impedir, mas respeita as decisões e consequências dos atos humanos, por que nos ama.
O ser humano quer saber tudo.
Estuda a história e faz previsões do tempo.
Tudo isso por que Deus permite que use sua inteligência a seu favor.
Contudo sempre haverá perguntas sem resposta.
Há mistérios que pertencem somente a Deus, por que somente Ele é Onisciente.
Você sabia que Deus te conhece profundamente?
Deus tem sondado o íntimo de seu coração!

                    II.        Deus sabe de tudo
       “E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranquilizaremos o                  nosso coração; pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o                      nosso coração e conhece todas as coisas.” (I Jo. 3:19-20)

Ele não só conhece os mínimos detalhes da nossa vida, mas também de tudo ao nosso redor, pois menciona que sabe até quando um pardal cai ou quando perdemos um único fio de cabelo.
“Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados.” (Mt. 10:29-30)

Deus não só sabe de tudo o que ocorrerá até o fim da história em si, mas também conhece nossos pensamentos antes mesmo de falarmos.
“Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.” (Sl. 139:4)
Ele conhece os nossos corações de longe e até nos viu quando ainda estávamos no ventre materno.
“SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.” (Sl. 139:1-3)
Salomão expressa essa verdade perfeitamente quando diz: "porque só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens." (I Rs. 8:39)

Apesar da condescendência do Filho de Deus despojar-se de Si mesmo e assumir a forma de servo, a Sua onisciência é claramente vista nos escritos do Novo Testamento.
“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,” (Fp. 2:7)

A primeira oração dos apóstolos:
“E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido.” (At. 1:24)
Implica a onisciência de Jesus, a qual é necessária para que seja capaz de receber petições e interceder na mão direita de Deus.

Na Terra, a onisciência de Jesus é igualmente clara.
Ele conhecia os pensamentos do Seu público.
“Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que cogitais o mal no vosso coração?” (Mt. 9:4)

Ele sabia de detalhes das vidas das pessoas antes mesmo de conhecê-las.
Quando conheceu a mulher samaritana que estava tirando água do poço de Sicar, Ele disse-lhe:
"Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade." (Jo. 4:18)

Jesus também diz aos Seus discípulos que o Seu amigo Lázaro estava morto, embora estivesse mais de 40 km de distância da casa de Lázaro. 

Ele aconselhou os discípulos a irem preparar-se para a Ceia do Senhor, descrevendo a pessoa que iriam encontrar e acompanhar.
“Então, enviou dois dos seus discípulos, dizendo-lhes: Ide à cidade, e vos sairá ao encontro um homem trazendo um cântaro de água; segui-o e dizei ao dono da casa onde ele entrar que o Mestre pergunta: Onde é o meu aposento no qual hei de comer a Páscoa com os meus discípulos? E ele vos mostrará um espaçoso cenáculo mobilado e pronto; ali fazei os preparativos.” (Mc. 14:13-15)
Ele conhecia Natanael antes mesmo de encontrá-lo, pois já conhecia o seu coração.
“Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.” (Jo. 1:47-48).

Claramente observamos a onisciência de Jesus na Terra.

Finalmente, não há nada difícil demais para um Deus onisciente, e é com base na nossa fé neste Deus que podemos descansar seguros, sabendo que promete e nunca desamparar-nos enquanto continuarmos n’Ele.
Ele conhece-nos desde a eternidade, mesmo antes da criação.

Deus já conhecia eu e você, já sabia quando apareceríamos no decorrer do tempo e com quem iríamos interagir.
Ele até previu o nosso pecado em toda a sua feiura e depravação, mas ainda, em amor, escolheu colocar o Seu selo sobre nós e nos atraiu a esse amor em Jesus Cristo.
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,” (Ef. 1:3-6)

Um dia o veremos face a face, mas o nosso conhecimento de Deus nunca será completo.
Nossa admiração, amor e louvor a Ele continuarão por todos os milênios enquanto nos aquecemos nos raios do Seu amor celestial, aprendendo e apreciando cada vez mais o nosso Deus onisciente.
Deus é Onisciente!
Louvado seja o Senhor Deus por toda a eternidade!

Amém!!!

Nenhum comentário: