quarta-feira, 9 de março de 2016

VENCENDO LEÕES

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.” (I Pe. 5:8)

Satanás tem desígnios, planos, projetos, intenções, propósitos, maquinações, estratégias terríveis para nós.
O apóstolo Pedro está falando por outro lado, que nós não podemos ignorar os seus desígnios e por estarmos ciente disso, temos condições de resistir e desfazer toda a artimanha maligna sujeitando a nossa vida diariamente a Deus.
Há um ditado popular que ensina que devemos vencer um leão por dia.
De fato todos os dias enfrentamos situações de risco.
São problemas ferozes que nos pegam de surpresa muitas vezes. 
Com isso podemos conceituar o simbolismo dos leões como provações que são mais fortes que nós.
“Contra mim abrem a boca, como faz o leão que despedaça e ruge.” (Sl. 22:13)
O leão era o maior símbolo de poder e força do tempo antigo, por isso um personagem que tivesse vencido um leão era considerado notável.
Como derrotar os leões?

Vamos refletir sobre personagens bíblicos que enfrentaram leões e tirar lições práticas para nossas vidas:

             I.        Sansão venceu o leão com Coragem:
“Desceu, pois, com seu pai e sua mãe a Timna; e, chegando às vinhas de Timna, eis que um leão novo, bramando, lhe saiu ao encontro. Então, o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que ele o rasgou como quem rasga um cabrito, sem nada ter na mão; todavia, nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que fizera. Desceu, e falou àquela mulher, e dela se agradou. Depois de alguns dias, voltou ele para a tomar; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que, neste, havia um enxame de abelhas com mel. Tomou o favo nas mãos e se foi andando e comendo dele; e chegando a seu pai e a sua mãe, deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que do corpo do leão é que o tomara.” (Jz. 14:5-9)

Sansão foi surpreendido por um leão novo que bramava furioso.
Naquele momento, Sansão nem teve tempo de pensar em ter medo, logo atacou o leão derrotando-o.
Muitas vezes ficamos imaginando muitas coisas e por isso o medo se fortalece pelas impossibilidades.
Como diz em Provérbios que o preguiçoso usa a desculpa de que pode haver leões no caminho para não trabalhar.
“Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas.” (Pv. 22:13)
Dizem que não se pode dar as costas para um leão ou tentar fugir que mais rápido ainda ele ataca.
É preciso ter coragem e enfrentar a situação.
Quem quer vencer leões não pode ter preguiça nem ficar olhando as dificuldades.
Mas de onde vem a coragem?
Assim como Sansão estava cheio do Espírito Santo, também devemos buscar o espírito de ousadia que somente Deus nos dá.
“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.” (Rm. 8:15)
Vença os leões com Coragem!

            II.        Davi venceu o leão com Determinação:
“Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo.” (I Sm. 17:34-37)

Davi era um jovem dedicado e trabalhador.
Quando estava pastoreando as ovelhas de seu pai, animais ferozes atacavam seu rebanho e precisava defender as ovelhas indefesas.
Certamente estava acostumado a afugentar lobos, hienas, chacais e outras feras, mas se destacou por ter tido coragem de enfrentar ursos e leões.
O pensamento de Davi era tão determinado que não cogitava a possibilidade de perder.
Sempre se lembrava de suas vitórias e desejava quebrar um novo recorde.
Quando o leão atacou suas ovelhas, Davi foi atrás do leão.
Poderia ter deixado ir embora com uma ovelha apenas e cuidar do restante do rebanho, mas Davi não aceitou a situação e correu atrás do leão e o agarrou pela barba para segurá-lo até matá-lo.
Se quisermos vencer leões, precisamos aprender a ter determinação e não desistir facilmente dos problemas.
Para isso é preciso concentrar nas vitórias e não das perdas.
Devemos focar no que queremos alcançar e dedicar até o fim.
Vença os leões com Determinação!

            III.        Daniel venceu o leão com Oração:
“Então, o rei ordenou que trouxessem a Daniel e o lançassem na cova dos leões. Disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, que ele te livre. Foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; selou-a o rei com o seu próprio anel e com o dos seus grandes, para que nada se mudasse a respeito de Daniel. Então, o rei se dirigiu para o seu palácio, passou a noite em jejum e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono. Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei e foi com pressa à cova dos leões. Chegando-se ele à cova, chamou por Daniel com voz triste; disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? Então, Daniel falou ao rei: Ó rei, vive eternamente! O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum.” (Dn. 6:16-22)

Daniel era um homem de oração.
“...três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.” (Dn. 6:10)
Resolvia todos os seus problemas buscando ao Senhor seu Deus. Por causa de uma trama invejosa, Daniel foi lançado num buraco cheio de leões.
Daniel não fez diferente, continuou em oração.
Nada o impedia de orar, nem ameaças ou mesmo o pior risco.
A mesma oração que estava acostumado a fazer foi a solução para vencer os leões.
Deus livrou Daniel em resposta à oração.
“Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos leões.” (Dn. 6:27)
A melhor forma de enfrentar nossas dificuldades é com oração.
Com o poder da oração muralhas são derrubadas, montes são transpostos, exércitos derrotados, enfermidades são curadas e o impossível acontece.
Se você quiser estar preparado para enfrentar os leões que podem surgir diante de você deve viver à sombra do Onipotente.
“O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente.” (Sl. 91:1)
Somente assim pisará o leão e áspide.
“Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente.” (Sl. 91:13)
Vença os leões com Oração!
Você pode vencer os leões!

Assim como Sansão venceu o leão com Coragem, como Davi que venceu o leão com Determinação e como Daniel que derrotou o leão com Oração, também devemos buscar estas coisas em Deus.
Quando surgir algum leão em sua frente, lembre-se destas palavras e seja corajoso com a força de Deus, não desista e determine-se a lutar até o fim e use a maior arma a seu dispor que é a oração.
Deus te ajuda a derrotar os leões!

Amém!!!

Nenhum comentário: