domingo, 27 de março de 2016

CUMPRIR A PALAVRA

“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tg. 1:19-22)

Tiago nos leva ao entendimento de que a palavra de Deus é para ser praticada e não somente ouvida.
Muitos hoje vão aos templos para ouvir a palavra, não meditam sobre ela, nem mesmo a retém por tempo suficiente para absorvê-la.
Ser cumpridor da palavra é viver a vontade do Espírito Santo, aprender a ouvi-lo e mais, aprender a obedecê-lo, não podemos nos dizer cumpridores da palavra de Deus se continuamos com a nossa língua solta, falando o que nos vem a mente, o principal conflito consiste em dominar o eu e mantê-lo em total submissão ao Espírito Santo, para isto teremos que agir com autoridade sobre o nosso eu, deixar de fazer as nossas vontades e entregar ao Espírito o controle de nossas vidas.

A palavra de Deus é poderosa para nos salvar, por isso precisamos de um tempo em nossas vidas para meditarmos na bíblia todos os dias, senão ficaremos muito mais vulneráveis a cair em hábitos contrários a vontade de Deus, ou seja: ira, falta de perdão, imoralidade, palavras torpes, brincadeiras sujas, mentiras, maldade, facções, etc.
Se não alimentarmos o nosso espírito certamente a nossa carne ficará mais forte, pois a alimentamos sempre com todos os tipos de informações que recebemos ao longo do nosso dia.

Apenas ouvir a palavra de Deus não é o suficiente, é preciso obedecer, colocar em prática.
Aparentemente, havia alguns cristãos judeus que pensavam poder estimular a vida cristã por meio de discussões, esses irmãos gostavam mais de falar que de ouvir.
Parece-nos também que, não raramente, essas discussões terminavam em debates coléricos que não promoviam edificação nenhuma, daí algumas instruções deixadas pelo apóstolo, que sem dúvida, são muito úteis ainda hoje.
Jesus desafia a sua mente, a sua vontade, a sua vida, o seu “eu”, a afirmar um compromisso sério e responsável obedecendo a Sua Palavra.
Não existe meio salvo nem meio crente.
É a hora da verdade!

·         Praticar a palavra.
“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra...” (Tg. 1:22ª)

Nós como cristãos, precisamos aplicar a palavra da verdade na nossa vida, mostrando fé nos seus benefícios e na sabedoria inerente nela.
Devemos prestar constante atenção a essa palavra, deixando-a guiar-nos.
Jesus salientou: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mt. 7:21)
Jesus continua falando: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” (Mt. 7:24-27)
Ele disse também: “Bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!” (Lc. 11:28)

·         Não ser apenas ouvintes.
“...não somente ouvintes...”  (Tg. 1:22b)

Ser cristão não é apenas uma questão de ouvir respeitosamente uma palestra sobre a “palavra” da verdade.
Não basta assistir às reuniões cristãs e ler as Escrituras.
A palavra grega para “ouvintes” contém a idéia de ser ouvintes duma leitura pública das Escrituras, assim como faziam os adoradores judaicos.
Alguns deles iam diligentemente à sinagoga, ouvindo vez após vez a leitura das Escrituras, mas isto não produziu nenhuma fé que os levasse a reconhecerem o Messias.
O mesmo se dá hoje com muitos ouvintes da leitura bíblica.
Ser genuíno ouvinte significa ter fé, e a fé produz obras.
“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Rm. 10:17)
“Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?” (Tg. 2:20)
Quem é apenas ouvinte é alguém sem fé.

·         Enganar a si mesmo.
“...enganando-vos a vós mesmos.” (Tg. 1:22c)

Alguém talvez pense que, por assistir às reuniões cristãs, por escutar respeitosamente o que se diz e por empenhar-se na leitura pessoal da Bíblia, já cumpriu com seu dever religioso.
Em outros sentidos, sua vida talvez não seja muito diferente daquela de quem não faz nenhum esforço de ser servo de Deus.
Deixar de reconhecer que a verdadeira adoração envolve toda a sua vida, torna você culpado de se enganar a si mesmo.
A obediência à palavra da verdade é um requisito divino.
Tal engano pode constituir uma grande barreira para a salvação e ser mais difícil de vencer, do que a própria ignorância ou descrença.
“Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.” (Tg. 2:18-19)
Deus exige devoção exclusiva, devoção que atinge todos os aspectos da vida da pessoa.
“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (I Co. 10:31)
Quem pratica apenas as formas ostensivas de adoração está falhando neste respeito.

Para ser um cristão vitorioso você precisa aprender as boas práticas, entre elas o domínio da sua palavra, pregar a palavra sem praticá-la é hábito não recomendável, pois quem fala o que não faz mente para si próprio.
Quando Deus nos criou deu-nos o  domínio sobre o próprio espírito, nos deu poder de pensar e agir segundo a nossa vontade, mas Adão com a sua desobediência nos fez abrir mão desse poder, essa capacidade porém,  nos foi devolvida por Jesus Cristo, para exercê-la só precisamos aprender a praticar a palavra de Deus, refrear a nossa língua do mal, aprender a usá-la apenas para glorificar ao Senhor. 

O Espírito Santo é o nosso ajudador, Ele sempre está pronto para nos falar, ensinar de uma forma maravilhosa e amorosa, basta dar o primeiro passo em buscá-lo.
Não se distraia com as coisas imorais e fúteis que o mundo oferece, Deus tem vida e vida em abundância pra te oferecer.
Seja um vaso de honra ao Senhor, um vaso limpo e cheio do Espírito Santo de Deus e não contaminado e sujo!

Amém!!!


Nenhum comentário: