domingo, 3 de novembro de 2019

O SANGUE DE JESUS E A NOVA ALIANÇA


“Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas. Porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo. Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei um novo concerto, não segundo o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; como não permaneceram naquele meu concerto, eu para eles não atentei, diz o Senhor. Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo. E não ensinará cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior. Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. Dizendo novo concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho e se envelhece perto está de acabar.” (Hb. 8:6-13)

O livro de Hebreus foi escrito para o povo judeu ou hebreu com objetivo de responder a algumas questões como: se depois de aceitar a Cristo a pessoa ainda deve obedecer a leis do Antigo Testamento como: sacrificar animais para perdão de pecados, guardar sábado, circuncidar e outros rituais judaicos. A resposta do apóstolo para o povo hebreu é que Jesus já cumpriu tudo isso instituindo uma Nova e Eterna Aliança.

Deus havia feito Alianças com Noé (Gn. 9:8-16), com Abraão (Gn. 12:1-3), com Israel (Êx. 19:5), com Davi (Sl. 89:3-4), com Salomão (II Cr. 7:11-22) e muitos outros que renovaram esta Aliança como Josué (Js. 24:14-25), mas sempre o povo quebrava sua parte na Aliança com Deus.
Estas antigas alianças eram sempre feitas de um lado por Deus que é eterno e perfeito e de outro por homens que são falhos e passageiros.
Então foi preciso fazer uma Nova Aliança, mas que não pudesse jamais ser quebrada. Isso só foi possível através do próprio Deus se encarnando em forma humana na pessoa de Jesus Cristo. Deste modo a Aliança feita em Jesus é totalmente perfeita, eterna e não pode ser quebrada, pois não foi feita por um homem que tenha falhas ou pecados, mas com o puro e imaculado sangue de Jesus.
“Porque, se o sangue dos touros e bodes e a cinza de uma novilha, esparzida sobre os imundos, os santificam, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hb. 9:13-14)

A morte de Cristo sem dúvidas é aquilo que nos dá firmeza e certeza de salvação, pois somos todos pecadores e não temos esperança nenhuma de nos salvar através das nossas boas obras. Deus em sua infinita sabedoria enviou Jesus para morrer pelos pecados do seu povo, e agora somos salvos através da fé em Jesus. Todo aquele que olhar para Cristo, todo aquele que tiver fé em Jesus será salvo.

Mas será que essa fé é produzida por nós mesmos?

No capítulo vinte e dois do evangelho de Lucas, o Senhor Jesus estava prestes a ser crucificado e morto pelos pecados do seu povo. Então Ele reúne os seus discípulos para ceiar, e naquele momento Jesus pega o pão e faz uma afirmação: “Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim.” (Lc. 22:19)
Jesus afirma que o seu corpo seria dado em favor do seu povo.
E logo em seguida Jesus faz outra afirmação: “Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.” (Lc. 22:20)

Não somente o seu corpo seria dado em favor do seu povo, mas o seu sangue também. Jesus aqui faz uma afirmação muito importante Ele diz que aquele cálice representava a nova aliança, e que essa nova aliança é no seu sangue. Ou seja, essa nova aliança é por meio do seu sangue.

Como é a Nova Aliança?

Vamos compreender com base no texto lido algumas características desta Nova Aliança:

             I.        Aliança Infalível:
“Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas. Porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo.” (Hb. 8:6-7)

Todas as outras alianças passadas foram quebradas pelos homens. Esta Nova aliança em Cristo jamais pode ser anulada, pois o seu sangue é puro e poderoso para purificar nossas vidas.
“Porque, se o sangue dos touros e bodes e a cinza de uma novilha, esparzida sobre os imundos, os santificam, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hb. 9:13-14)
Esta Nova Aliança substitui a antiga aliança. É uma Aliança Superior à antiga por que não foi feita por homens pecadores e sim por Deus encarnado em Jesus e seu sangue não tinha pecado. Também, esta Nova Aliança tem promessas superiores à antiga, por isso a Nova substitui à antiga.
Deus quer fazer uma Aliança Infalível com você!
                       
            II.        Aliança Imutável:
“Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei um novo concerto, não segundo o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; como não permaneceram naquele meu concerto, eu para eles não atentei, diz o Senhor.” (Hb. 8:8-9)

Em todas as tentativas de Deus em fazer aliança com seu povo eles mudaram o acordo e falharam. Foi preciso fazer uma Nova Aliança que jamais pudesse ser mudada. Uma Aliança tão perfeita que não fosse capaz de ser alterada mesmo que alguém pecasse.
Por isso Jesus morreu para ressuscitar e para sempre ser o mediador da Nova Aliança que não é baseada em homens ou em sangue de animais (Hb. 9:12) e sim unicamente em seu sacrifício por nós na cruz.
“Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.” (Hb. 9:12)

Mesmo que o pecador abandone sua aliança com Deus, o Senhor continua fiel em seu acordo, embora a pessoa que deixa perca seus direitos nas promessas desta Aliança. Quando o pecador se arrepende de seus pecados, o Espírito Santo o convence e ele volta a fazer parte desta mesma Aliança.
“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” (Jo. 16:8-11)
Deus quer fazer uma Aliança Imutável com você!

           III.        Aliança Invisível:
“Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo. E não ensinará cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior. Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.” (Hb. 8:10-12)

Todas as outras Alianças tinham sinais visíveis como o arco-íris para Noé, o cordeiro para Abraão, a Arca da Aliança para Israel, o Templo para Salomão e o trono para Davi, mas a Nova Aliança é invisível, pois é feita no coração de cada pessoa.

Jesus instituiu a Santa Ceia como sinal visível desta nova Aliança.
“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.” (Mt. 26:26-28)
Mas ao mesmo tempo em que vemos este memorial ao ingerirmos ele faz parte de nós e se torna invisível de novo.
Esta Nova Aliança foi feita no interior de cada um de nós e só pode ser vista espiritualmente.
Deus marcou sua Palavra em nossa mente e nosso coração para que ninguém pudesse entrar e arrancar de lá. Somente de forma voluntária Deus marca em nosso interior esta Nova Aliança e somente de forma voluntária o homem abandona este pacto eterno.
Deus quer fazer uma Aliança Invisível com você!

Faça uma Aliança infalível, imutável e invisível com Deus!
“Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer, por nós, perante a face de Deus; nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santuário com sangue alheio. Doutra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação.” (Hb. 9:24-28)

Todos os contratos ou pactos têm condições a ser cumpridas e prazos estipulados. Quando uma parte falha, deve então fazer uma rescisão e quando o contrato vence deve ser revalidado.
A diferença deste contrato humano para a Nova Aliança com Deus é que esta jamais será anulada, nunca acabará ou ficará velha.
No candomblé os pactos são feitos com sangue de bodes e sacrifícios humanos.
No catolicismo prega-se que a cada domingo na Missa, que significa sacrifício, Cristo se incorpora na hóstia e seu sacrifício é repetido.
No espiritismo a pessoa pensa que deverá viver e morrer várias vezes para pagar por seus próprios pecados, sacrificando-se.
Mas Jesus, o autor e consumador da Nova Aliança operou tudo por nós sacrificando-se uma vez por todas para sempre.

Essa nova aliança é garantida pelo sangue de Jesus, o sangue de Jesus sela essa nova aliança. A fé que os cristãos possuem, o desejo de obedecer as leis de Deus, o desejo de buscar o Senhor foi comprado por Cristo na cruz. É por esse motivo que Jesus afirma que a nova aliança é por meio do seu sangue.

Jesus tornou-se, por isso mesmo, a garantia de uma aliança superior.

Deus quer fazer uma Aliança com você!

Amém!!!

Nenhum comentário: