segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

INTIMIDADE COM DEUS

“A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” (Sl. 25:14)

Cremos que todas as pessoas já ouviram falar de Deus. Muitos dizem que conhecem Deus, mas são poucas as que podem afirmar que têm intimidade com Ele.
Ter intimidade com alguém é conhecer essa pessoa profundamente, passar tempo com ela, saber o que ela gosta e o que ela quer.
Com Deus não é diferente, também é assim. Para ter intimidade com Deus é preciso passar tempo com Ele, orando, lendo a Sua Palavra, e estando atento para ouvir a Sua voz. Quando temos intimidade com Deus, recebemos d’Ele direção e nos tornamos mais fortes para enfrentar as batalhas da vida.
Para termos intimidade com Deus é necessário amá-lo sobre todas as coisas e anelar pela sua presença em nossas vidas. Deus nos criou para termos comunhão com Ele, entre outras coisas. Só teremos comunhão com Ele, se com Ele tivermos um relacionamento de Pai e filhos.
A intimidade é o elemento espiritual fundamental que todo o cristão deve buscar, pois se trata de um relacionamento profundo com Deus. Porém, infelizmente, o Corpo de Cristo não tem dado o devido valor.

             I.        INTIMIDADE PARA OUVIR DEUS

Ter intimidade com alguém significa ter um relacionamento próximo, sem máscaras e que revela o coração de ambas as partes. Por isso, quando somos íntimos do Pai, podemos ouvir Seus ensinamentos, confessar nossos erros, ouvir Sua voz e sentir a Sua presença com muito mais intensidade.

Desde o princípio da criação Deus buscou ter intimidade com o homem o qual formou à Sua imagem e semelhança. Era assim no Jardim do Éden, onde Ele, todos os dias, conversava com Adão e Eva.
Ter intimidade com Deus deve ser uma necessidade espiritual que todo o cristão deve sentir, pois se trata de um relacionamento profundo com aquele que nos chama de filho.
Ter intimidade com Deus é conhecê-lo profundamente, buscando entender qual seja a Sua perfeita vontade e o propósito determinado para nossa vida.

            II.        INTIMIDADE PARA FALAR COM DEUS

Intimidade com Deus é um tesouro escondido a ser explorado.
Embora sabendo que a Salvação é de graça, a intimidade com Deus tem um preço que nem todos estão dispostos a pagar. É o preço da disposição de tempo, de renunciar a nossa própria vontade e as coisas do mundo e, por um momento, parar tudo para sentir e ouvir a Sua voz.
Intimidade é ter tempo de qualidade com Deus para que Ele nos sonde e conheça o nosso sentar e o nosso levantar. “SENHOR, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.” (Sl. 139:1-2)
Intimidade é para os que temem ao Senhor, pois o temor a Ele é o primeiro passo para ter acesso à intimidade com Sua Pessoa.

           III.        OBSTÁCULOS À INTIMIDADE COM DEUS

Muitos não vivem em intimidade com Deus, porque não sabem bem quem Ele é.
Deus é santo e não pode conviver com o pecado, apesar de amar o pecador.
Aquele que vive no pecado não pode ter um bom relacionamento com Deus e, consequentemente, não terá intimidade com Ele.
O desejo de Deus é que todo aquele que foi feito Seu filho, viva uma vida de santidade, pois, como está escrito: “sem santidade ninguém verá o Senhor.” (Hb. 12:14b)
Muitas vezes as nossas preocupações nos impedem de viver uma vida íntima com Deus.
Independente de qual seja o nosso problema, o Senhor sempre nos acolherá. Nunca nos deixará sozinhos, pois Ele sempre será a nossa Torre Forte, o nosso Refúgio e o nosso Esconderijo.
O salmista Davi declarou: “Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento.” (Sl. 32:7)

          IV.        NÃO HÁ SEGREDOS PARA DEUS

Não há nada que não se possa dizer a Deus.
Não há nada em nosso coração ou pensamentos que possamos esconder d’Ele.
Considere isto: Deus nunca ficará surpreso com nada, pois está ciente de tudo que acontece em nossas vidas: “Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entende os meus pensamentos.” (Sl. 139:2)
O Senhor não quer nos ver sobrecarregados com o jugo de um pecado não confessado: “E não há criatura alguma encoberta diante dele, antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (Hb. 4:13)
Ele nos ama e deseja, com amor eterno, que a Ele confessemos os nossos pecados. Não há nada que não se possa dizer a Deus. Não há nada no nosso coração ou pensamento que Ele não conhece: “Sonda-me, ó Deus, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl. 139:23-24)


Precisamos, durante as vinte e quatro horas do nosso dia, dedicar um tempo exclusivo para Deus.
Façamos d’Ele o nosso melhor amigo. Amigos passam tempo juntos, trocam experiências e compartilham suas necessidades. Deus nunca estará sem tempo para nos ouvir e nos ajudar.
A melhor maneira de começarmos a falar com Deus é declarando para Ele o nosso amor, dizendo o que Ele significa para nós e que, verdadeiramente, o queremos como nosso melhor amigo. Não há nada que possa substituir esse momento.

Os que temem ao Senhor são atraídos para conhecê-lo melhor, deixando-o agir em suas vidas, não de forma limitada, mas em todas as áreas.
Na intimidade, Deus é participante e livre para agir em qualquer área ou circunstância da nossa vida.
Na intimidade, Deus faz o que Ele quer e quando quer, no tempo determinado por Ele.
Não há como continuar sendo a mesma pessoa a partir do momento em que passarmos a ter tempo de qualidade com Deus. Ele quer ser o nosso melhor amigo e nos revelar os planos que tem para nós.
A intimidade com o Senhor nos faz lembrar que Jesus está sempre perto de nós, e querendo derramar sobre nossos corações a Sua paz e o Seu amor, para que possamos sentir a Sua presença viva e real dentro de nós.

Amém!!!




Nenhum comentário: