quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

COMO POSSO DESENVOLVER A FÉ?


“Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse e foi-se.” (Jo. 4:50)

Com muita frequência ouvimos pessoas dizendo: “Minha fé é muito fraca. Não sei se Deus ouve minhas orações ou não. Como posso desenvolver a fé? O que posso fazer para que ela cresça?”
E quanto a você? Realmente acreditamos que Jesus fará as coisas que promete fazer por nós? Você aceita as promessas d'Ele de perdoar seus pecados e guia-lo diariamente? Você é como o homem de fé no evangelho de João, o qual “creu na palavra de Jesus e partiu”?
Leia a história do oficial em João 4.
Ele rogou para que Jesus fosse à sua casa e lhe curasse o filho à beira da morte. Jesus lhe disse: “Vai, o teu filho vive.
O homem acreditou e voltou para casa. Quando chegou, no dia seguinte, soube que na hora exata em que Jesus lhe havia falado, desfizera-se o pode letal da febre que atacava seu filho. Cristo havia honrado sua fé.

Como podemos desenvolver o mesmo tipo de fé.
A Bíblia revela vários segredos para aumentar nossa fé.

Primeiro: Peça a Jesus, como os discípulos fizeram.
“Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.” (Lc. 17:5)

Como é que Deus aumenta a nossa fé?
Tal pedido tem outros ecos nos evangelhos. Faz-nos lembrar do pai do moço epiléptico: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!(Mc. 9:24)

É a experiência de todo discípulo que acredita em Jesus e quer seguir sua pessoa e seu projeto, mas a vida se encarrega de demonstrar como é fraca a nossa fé. Quantas caídas, traições, incoerências, recaídas!
O único recurso é pedir este dom gratuito de Deus que ninguém pode merecer que é a fé inabalável. Do fundo no nosso ser gritamos com os Apóstolos: “Aumenta a nossa fé!”
Para aqueles que acreditam em Jesus, a fé existe, não para eliminar a tentação ou quebrar cadeias, mas, para aguentar o quanto for necessário até que a vontade do Senhor seja realizada em nós e por meio de nós.
Esta é a fé que é o legado dos seguidores de Jesus.
Que esta fé seja a sua hoje e todas as manhãs até que Ele decida torná-la em realidade diante dos seus olhos.
Que esta fé em Jesus seja sua.

Segundo: A fé é um dom de Deus.
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." (Ef. 2:8)
"A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé..." (I Co. 12:7-9a)
Ao orarmos por mais fé, e depois agirmos com base nessa fé, receberemos mais fé.
A fé também é um dom e precisa ser concedida por Deus. Entretanto, apesar da fé ser um dom concedido por Deus, de certa forma é um dom que também pode ser adquirido. Além disso a fé é base para outros dons, pois sem a fé seria impossível ter outros dons como, por exemplo, o dom de curar.
A primeira coisa que devemos entender é o que é, afinal, esta fé.
Hoje muita gente usa essa palavra para muitos fins, mas o objetivo real dessa palavra pode ser encontrado na bíblia no livro de Hebreus: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.” (Hb. 11:1)
De acordo com esse versículo a fé é a base firme das coisas que esperamos e das coisas que não vemos. A fé, portanto, atua em duas frentes: as coisas que esperamos e as coisas que não vemos.

Terceiro: Fortaleceremos nossa fé ao aprender a confiar não em nossa própria fé, mas no poder de Deus.
"E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito." (I Jo. 5:14-15)

Quarto: Outro segredo é alimentar-nos da Palavra de Deus como forma de incrementar nossa fé.
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Rm. 10:17)

Quinto: Os apóstolos fortaleceram sua fé ao considera-la invencível e andar no caminho da obediência.
"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (I Jo. 5:4)

Sexto,: Obtemos fé mais robusta quando, após fervorosa oração, recebemos as coisas que pedimos.
"E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito." (I Jo. 5:14-15)

A vida presente é na verdade uma escola da fé.
Pedimos de Deus coisas maiores e ainda maiores, e depois O honramos confiando n'Ele.
Lembre-se: exercer fé é vital, pois a fé em Jesus, nosso Salvador crucificado e ressurreto, é a chave para a vida eterna.
“E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo. 3:14-15)
Devemos falar de fé, viver a fé e agir pela fé.
Nunca fale de desânimo, mas de esperança e vitória.
Continuamos olhando para cima, avançando sempre pela fé.

Amém

Um comentário:

Unknown disse...

Amém Pastorzão !!!!!!



José