sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

A SALVAÇÃO QUE VEM DE DEUS

“Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” (Rm. 5:6-9)

Não podemos nos enganar e nem deixar que qualquer pensamento de orgulho possa querer brotar em nós que nos leve a considerar que tenhamos qualquer participação na salvação que nos é concedida gratuitamente por Deus, pela Sua graça, por meio da fé em Cristo Jesus.

A verdade é que todas as pessoas precisam de salvação.
Não é salvação de um perigo de morte ou de qualquer outra situação, mas de salvação da morte eterna.
Porque no Éden, Adão e Eva, escolheram pecar e rebelar-se contra a vontade de Deus.
“E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.” (Gn. 3:6-7)
Perderam a glória divina que os cobria e receberam as consequências da sua escolha: morte e condenação.
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” (Rm. 3:23)

1. O PECADO CAUSA A MORTE
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” (Rm. 3:23)

A Bíblia declara que todos pecaram, recebendo esta herança espiritual desde o nascimento e, durante a nossa vida, cometemos muitas ações que desagradam o coração de Deus.
A isso chamamos de pecado. Pecado é “errar o alvo”.
Toda vez que agimos de maneira contrária à Palavra de Deus, estamos cometendo pecado.
A consequência do pecado é a morte, não só a morte física pela qual um dia todos nós passaremos, mas também a morte eterna. Mas Deus nos deu um espírito eterno.
"e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu." (Ec. 12:7)
Quem não resolver o problema dos seus pecados aqui, nessa vida, passará a eternidade separado de Deus.

2. NINGUÉM SALVA A SI MESMO

Nada que você faça nessa terra pode pagar a sua dívida de pecados. Nem boas ações, nem penitências, nem esforço algum. Nós somos salvos pela Graça, mediante a fé, isto é, não é pelo nosso merecimento, não é pelas nossas “boas obras”, “é dom de Deus”.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Ef. 2:8-9)
A sua dívida de pecado, grande ou pequena, precisa ser paga através da confissão e do arrependimento.

3. JESUS MORREU POR NÓS

Sabendo que o homem não poderia salvar a si mesmo, Deus providenciou alguém para morrer em nosso lugar, Jesus.
A isto chamamos de morte expiatória, ou seja, Jesus morreu para que nós tivéssemos vida, e vida eterna. Assim, “Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Rm. 5:8)
Jesus morreu na cruz para que a justiça de Deus se manifestasse em nós e a nossa dívida fosse cancelada.
“E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” (Cl. 2:13-14)

Precisamos parar e refletir sobre o que temos pensado e a motivação que nos conduz a fazermos as coisas.
Normalmente quer brotar em nosso coração uma pré-disposição para agirmos em boas obras ou termos uma ou outra atitude que nos conduz a pensar que por executarmos determinada coisa, Deus nos aceitará em Sua presença e naquele dia permitirá que possamos viver com Ele na eternidade.

Temos que entender que não existe nada que possamos fazer para acrescentar algo à graça de Deus ou que possa nos fazer participantes da salvação. Nós a recebemos gratuitamente por meio da obra de Cristo, quando a Ele nos submetemos como Senhor e Salvador.
Sua obra na cruz, Sua morte, Seu sangue derramado não só nos comprou, como também, nos apresenta diante do Pai santos, inculpáveis e irrepreensíveis.

A salvação da nossa alma não depende do que possamos fazer, ou da religião que frequentamos, mas unicamente de Deus, pois Ele nos salva, nos dá do Seu Espírito e nos capacita para vivermos neste mundo como Seus filhos, como Seus imitadores.
Somos salvos não simplesmente para gozarmos da vida eterna, mas, para sermos Seus representantes, Seus embaixadores, para agirmos, mediante a capacitação recebida, como Ele perante os homens, fazermos as Suas obras, revelarmos a luz, para que as pessoas ao verem, glorifiquem nosso Deus e Pai.

A salvação é unicamente obra de nosso Deus, realizada por Ele, por meio d’Ele e para Ele, para que nos resgatando do império das trevas, do domínio do pecado, nos conduza ao Seu reino em liberdade para revelarmos as Suas virtudes diante dos homens, como filhos, como Deus perante os homens.

E precisamos compreender que mesmo com o passar do tempo, este pensamento humano sempre quer brotar em nós, mesmo que tenhamos o entendimento que a salvação nos é dada gratuitamente por Deus, pois a motivação para fazermos as coisas é que determinam o quanto vivemos a salvação pela fé ou se queremos fazer algo para provar que somos merecedores da mesma.

O Senhor já nos mostrou a salvação, mas não conseguimos enxergá-la. Assim, abramos os olhos e o coração para compreender a salvação, para experimentar e vislumbrar o que Senhor traz para nós. O nosso coração pode experimentar todo o amor que Deus tem para nos conceder.
Não nos afastemos de Deus, porque Ele nos ama!

A partir de hoje, lembre-se de que a cruz representa o preço que foi pago por Jesus pela sua salvação.
Que atitude você deve ter por uma pessoa que salvou a sua vida?
JESUS MORREU PARA NOS SALVAR!
E, ao receber Jesus em seu coração, você passa a ser filho de Deus.
“Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome." (Jo. 1:12)


Amém!!!

Nenhum comentário: