sábado, 27 de fevereiro de 2016

CAMINHAR NA COMPANHIA DE DEUS

“Então, disse-lhe: Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui. Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso, não é por andares tu conosco, e separados seremos, eu e o teu povo, de todo o povo que há sobre a face da terra?” (Ex. 33:15-16)

O Senhor disse que não mais os acompanharia na jornada até a terra prometida.
Moisés diz ao Senhor que não iria sem Ele.
O posicionamento de Moisés naquele momento foi de dizer ao Senhor que de nada valeria a bênção sem a presença de Deus.
Moisés estava ali dizendo a Deus que preferia ficar no deserto a seguir para a terra que emana leite e mel, se essa fosse a condição para permanecer na presença do Senhor.
Para Moisés, significava o fim da jornada, ele não iria sem Deus, então Moises insiste com Deus para que Ele não abandone os hebreus.
Não faz sentido ir se o Senhor não for conosco.
Assim, aprendemos, que a jornada não tem sentido, sem a presença do Senhor, não decidimos o caminhar sem sentido, caminhamos por causa de Deus, isto é adoração.
Caminhar o caminho de Deus sem sua companhia é legalismo e hipocrisia, tanto um quanto o outro só levam a destruição.

Legalismo e hipocrisia não cabem na vida do verdadeiro cristão, não podemos viver sobre uma legalidade imoral e hipócrita se somos chamados filhos de Deus.
Temos visto muitos irem a ruína por transformarem a igreja de Deus em reuniões que observam rituais e costumes, mas não seguem o que diz a palavra do Deus poderoso e Senhor de todas as criaturas.
Em nossas orações, devemos rogar pela presença de Deus em todas as nossas jornadas.

Para Moisés não haveria segurança se Deus os privasse de sua presença.
Se Deus se recusava a andar com o povo era porque esse povo lhe desagradava.
Caminhar sem Deus não é apenas sem sentido, é também perigoso.
Não podemos seguir a jornada da vida sem a certeza da presença, da graça e do favor de Deus, porque aquele que não pode contar com a graça de Deus, certamente experimentará sua ira.
Nossa caminhada só se sustenta na presença do criador, que sentido há em caminharmos sem o dono da graça, do poder, há quantos riscos se fica exposto quando se deixa para traz o provedor de todas as necessidades.

Como poderíamos viver sem o Seu grande amor.
Era Deus quem provia o alimento, foi Deus quem garantiu que suas vestes não se estragariam que seus pés não inchariam que seus calçados resistiriam à caminhada, também era Deus quem lhes dava água, força e o caminho para uma terra também prometida por Ele.
Moisés conhecia a diferença de viver com Deus.
Os hebreus não eram mais fortes, nem mais ricos, sequer eram uma nação, na verdade, eram escravos dos egípcios, mas ainda que comum, Deus fez com este povo uma aliança na qual prometera ser o Deus deles.
Deus os fez especial por causa de sua Graça não foi por nada que viesse deles mesmos.
Se Deus se retirasse do meio deles, eles não seriam nada além de um bando de pessoas caminhando sem sentido no deserto.
Quantas vidas estão neste mundo sem sentido, sem a presença de Deus.
Quantas pessoas estão vazias, buscam alguma coisa, mas não sabem o que procuram.
Buscam um sentido para as suas vidas, mas não buscam Deus.
Também são obstinados, lutam por direitos, por bens, por uma paz que não está neles.
Andam sem rumo por um caminho tortuoso e que não leva a salvação.
Precisam conhecer o dono da graça e do poder, precisam conhecer o provedor e a Ele se entregar para que possam ter uma vida com objetivo.
Jesus veio a este mundo para nos dar esta Graça, para nos salvar, para nos tirar deste caminho sem Deus que acaba levando muitas vidas para o inferno.

A nossa terra prometida está a nossa espera, mas para termos a certeza de chegar a ela, precisamos orar para que o Senhor ande conosco, para que Ele nos mostre o caminho, para que Ele de a provisão e a Sua companhia.
Também não chegaremos a lugar nenhum se não for com Deus, ou pior, se Deus não estiver conosco, quem estará será o inimigo e as intenções dele é destruir-nos.
Precisamos depender unicamente da presença de Deus para chegarmos à casa que Jesus já preparou para nós.
Jesus disse: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.” (Jo. 14:2)
Só existe uma maneira de se chegar a ela, é na companhia do Senhor, é pelos Seus caminhos e com a Sua graça.

Amém!!!

Nenhum comentário: