terça-feira, 23 de junho de 2020

RESGATADO PELO SANGUE


"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado." (I Pe. 1:18-19)

A maior necessidade humana é a salvação.
O valor do ser humano pode ser inferido do preço pago para resgatar o homem.
Deus, o Filho, através de quem os mundos foram criados, tornou-se carne e morreu pelos pecados da humanidade.
A palavra diz respeito ao poder do sangue de Jesus. Tornou-se muito comum entre nós e acabou virando uma frase evangélica muito corriqueira, um chavão, dizer que o “SANGUE DE JESUS TEM PODER”, mas afinal, qual o real significado do sangue de Jesus para nós cristãos.
Todas as igrejas falam sobre o sangue, cantam hinos sobre o poder do sangue de Jesus, mas poucos vivem debaixo do poder do sangue que foi derramado na cruz do Calvário. Por isso, meu amado, por revelação do Espírito Santo, eu quero te falar do significado do sangue de Cristo, da glória do seu derramamento e dos benefícios que esse sangue outorgou e outorga à Sua igreja.      
Na mensagem de hoje, nos iremos aprender, com base nas sagradas escrituras, o real significado do poder do sangue de Jesus.        
Vamos mergulhar nesse oceano profundo que é a palavra de Deus, e analisar sobre o valor, poder e representação do sangue de Jesus para as nossas vidas.

             I.        Foi o valor do preço pago pelos nossos pecados;
"Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho, sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." (At. 20:28)

Resgatados significa recomprados. O resgatador paga um preço digno para recuperar algo que possuía anteriormente.
A humanidade um dia pertenceu a Deus pela criação, mas perdeu-se através do pecado.
O sangue de Cristo é o preço de nossa compra, ou redenção.
O sangue de Jesus Cristo é o presente mais precioso que o Senhor deu à Sua igreja. Poucos cristãos nesta terra entendem sobre o valor e as virtudes do sangue de Cristo.
Pelo sangue, nossos pecados foram redimidos; tanto os do passado, como os do presente e do futuro. Estamos livres do cativeiro da iniquidade! Os benefícios da cruz são para sempre! Mas, há muito mais na Bíblia Sagrada a respeito das virtudes do sangue de Jesus. Sabermos apenas que estamos livres do cativeiro, que fomos redimidos e estamos perdoados é muito pouco. A Bíblia nos mostra o sangue de Jesus de duas formas: derramado e aspergido.
O sangue de Cristo foi o valor pago a Deus em sacrifício pelos nossos pecados, o sangue de Jesus é de valor incalculável, capaz de comprar a salvação de todos. O valor do sangue de Cristo não tem preço, é inestimável, pois foi com ele que a minha vida foi comprada. Você já parou para pensar quanto vale a sua vida?

            II.        Representa a nova aliança entre Deus e o homem;
"Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." (Mt. 26:28)

Jesus usou a ocasião da refeição da Páscoa para instaurar a nova aliança.
O simbolismo da refeição da Páscoa em face à antiga aliança estava prestes a ser satisfeito através da crucificação de Cristo.
Jesus transformou o significado dos elementos da refeição da Páscoa no pensamento da nova aliança.       
O Sangue de Cristo vertido na cruz do calvário é agora o sangue da nova aliança entre Deus e o homem, já que a velha aliança foi desfeita pela incapacidade do homem em cumprir a Lei Divina, os sacrifícios de animais já não eram mais agradáveis ao Senhor, Deus já não tinha mais prazer nesses sacrifícios, à purificação pelos pecados havia se tornado mais um cerimonial religioso, um ritual mecânico, o homem pecava e não se arrependia verdadeiramente em seu coração, seu sacrifício era vão, e pela lei do Senhor só pode haver remissão de pecados com derramamento de sangue, e o único sangue capaz de atender completamente a essa exigência foi o sangue de Cristo.
Uma nova e eterna ligação foi estabelecida pelo sangue de Jesus Cristo. Deus instaurou soberanamente a nova e última aliança.

           III.        O sangue de Jesus justifica;
"Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." (Rm. 5:9)

Todas as pessoas são injustas e, portanto, merecem julgamento.
A fé no sangue de Jesus traz a nossa libertação da ira de Deus, mas também é o meio de se viver vitoriosamente mediante a participação na vida de Jesus.       
O sangue de Cristo tem o poder de justificar os nossos pecados, porque foi com ele que nos fomos comprados, pois só com derramamento de sangue é que pode haver a remissão da culpa. Com isso aprendemos que o sangue de Cristo justifica, porque foi o sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus oferecido em sacrifício pela humanidade nos comprou. A nossa culpa foi transferida para Ele, fomos justificados, inocentado, livre da nossa dívida.
O sangue de Cristo trata das questões legais da separação de Deus, nos reconciliando com Ele. A fé em seu sangue instila vida divina e provisões em nosso triunfo contínuo sobre o pecado.

          IV.        O sangue de Jesus Purifica;
"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” (I Jo. 1.7)

O andarmos na luz é um teste de comunhão com Deus, uma vez que a vida de comunhão é a vida que é continuamente purificada do pecado através do sangue de Jesus.        
O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, porque Jesus foi o sacrifício perfeito, puro, santo, justo, por isso seu sangue tem poder para purificar a nossa vida e transformar nossos pecados em perdão, porém existe uma condição necessária, temos que estar na luz, ou seja, em comunhão com Deus para que o poder purificador do sangue de Cristo tenha efeito sobre as nossas vidas.
Qualquer uma pessoa que caminhe na luz que Deus revelou, não pode falhar em reconhecer sua própria natureza pecadora.
O sangue do sacrifício de Jesus é o agente para purificação, o perdão e a redenção.

           V.        O sangue de Jesus santifica (separa);
"E por isso, também, Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta." (Hb. 13:12)
        
O sangue de Jesus santifica, ou seja, ele nos separa, nos guarda. A palavra santificar que dizer separar.
Nós somos separados por Deus, o sangue de Cristo nos separa do pecado, nos separa da condenação, nos separa do mal e da morte. O exemplo mais rico sobre este assunto, nós vamos encontrar em Êxodo 12:23, quando Moises anunciou a 10ª praga a faraó, a dos primogênitos, o anjo destruidor enviado da parte de Deus veio por todo Egito para exterminar os primogênitos dos homens e animais, e só não tinha autoridade para tocar nas casas que tivesse por sobre os umbrais das portas a marca do sangue, o qual Deus mandou que assim fizessem. O sangue e sinal de segurança, o inimigo não tem poder sobre a tua vida, porque ele olha pra você e vê a marca do sangue de Jesus, você é coberto pelo sangue.
O Sangue do Cordeiro Jesus nos protege e nos livra do mal, porque somos propriedade exclusiva de Deus.

          VI.        O sangue de Jesus traz reconciliação e paz;
"E que, havendo por ele feito a paz, pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus." (Cl. 1:20)

O sangue de Cristo satisfaz a justiça trazendo paz.
A humanidade foi separada de Deus por causa do pecado e não tinha nenhuma oferta aceitável para satisfazer as exigências da natureza sagrada de Deus.
O pecado não pode ser perdoado sem derramamento de sangue.        
O Sangue do Cordeiro Jesus trousse a reconciliação entre Deus e o homem, restabelecendo a comunhão perdida, e por sua vez trazendo a paz ao coração dos homens, o que já havia sido anunciado pelos anjos quando Jesus nasceu.
Jesus Cristo deu a vida divina no sangue para satisfazer todas as dívidas de pecado da humanidade e para restaurar o acordo de paz entre Deus e o homem.
Esta paz só foi possível com a morte de Cristo na cruz.

         VII.        O sangue de Jesus Lava e Branqueia nossas vestes;
"E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, e lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro." (Ap. 7:14)
        
A tribulação, em certo nível, está acontecendo em toda a era da Igreja.
A tribulação descreve a aceleração e intensificação de momentos problemáticos à medida que esse século chega ao fim, culminando com o arrebatamento e a segunda vinda de Cristo.
Branqueamento representa a justiça imputada de Cristo.
O Sangue do Cordeiro Jesus é melhor do que qualquer sabão em pó ou detergente, para limpar, porque ele lava e branqueia nossas vestes celestiais, que serão usadas no dia do arrebatamento. O nosso corpo será transformado e semelhante ao do Cristo ressuscitado, e usaremos essas vestes para grande festa a ser celebrada no céu, a lavagem e o branqueamento representam a limpeza, a purificação, e a santificação da nossa alma.

       VIII.  O sangue de Cristo nos aproximou de Deus, e deu acesso ao Santo dos Santos.
"Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto." (Ef. 2:13)
"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus."           (Hb. 10:19)

Ante do Novo Testamento, os gentios foram excluídos da cidadania na comunidade de Israel e eram forasteiros para as promessas solenes de Deus.
O sacrifício solene do sangue de Cristo alcançou os gentios que estavam longe de Deus e os juntou aos judeus no Novo Testamento.       
O sangue do Cordeiro Jesus nos aproxima de Deus em duas etapas progressivas.  
Nós estávamos longe do caminho da salvação e pelo sangue de Cristo fomos levados até a presença de Deus, pelo seu sacrifício de sangue fez com que o véu do templo se rasgasse, quebrando a barreira entre homem e Deus, agora temos total liberdade e comunhão através do sangue de Cristo, não existem mais barreiras, o sangue de Cristo rompeu todas.
Não basta estarmos perto de Jesus, nós temos que ir mais além, ter plena comunhão, o Santo dos santos representa isso, total comunhão com Deus.

          IX.        O sangue de Jesus é alimento para alma
"Quem come a minha carne, e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia; Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida." (Jo. 6:54-55)

Compartilhar o sangue do concerto de Cristo é a maneira de unir-se a Deus e receber os benefícios de Sua vida.
Cristo é o sacrifício do Concerto e é a provisão divina para nosso sustento.          
O sangue do Cordeiro Jesus é alimento para nossa alma. Ele nutre o nosso espírito e cada vez que tomamos parte no corpo e no sangue de Cristo, e temos mais comunhão com Ele.
Quando nos alimentamos dele através da fé, nós nos tornamos participante da natureza divina, que é a vida eterna.
Através da obra do Espírito Santo, nós recebemos Sua vida e compartilhamos de Suas promessas.
Aqueles que participam desse mistério de relacionamento com Cristo têm a garantia de que ressuscitarão no último dia para a vida eterna.

           X.        O Sangue de Jesus dá a vitória
"E eles o venceram, pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte." (Ap. 12:11)

Com a vitória de Cristo sobre Satanás, os que mantiverem sua confissão de fé, compartilharão de Sua vitória.
O sangue do Cordeiro nos garante a vitória, pois nos dá proteção.  Essa é uma profecia que ainda vai se cumprir e nós temos que tomar posse dela, e nos fazer valer do sangue poderoso de Jesus para nos proteger.
O Sangue do Cordeiro Jesus, nos dá a vitória final que é a concretização da nossa salvação. Nós estamos vivendo à primeira etapa da salvação que é aqui na terra, a segunda que finaliza a obra completa de Cristo é reinar com Ele no Céu de glória.
Declare sua fé na obra concluída da cruz e participe constantemente da vitória definitiva de Jesus e pela firmeza de sua confissão de fé no triunfo de Cristo.

O sangue do Cordeiro Jesus não é apenas um símbolo de sofrimento e morte, ou de salvação, nem tão pouco uma mera frase de efeito, Ele representa a proteção divina sobre a nossa vida.
O sangue de Cristo:

É o Preço da nossa Vida; Representa a Nova Aliança; Justifica-Nos, Purifica, e nos Santifica.
Reconcilia-Nos e Traz Paz; Lava e Branqueia nossas Vestes; Aproxima-Nos e dá Acesso a Deus;
É Alimento Para Alma; e Garante a Vitória Final.
Através do precioso sangue de Jesus, temos a redenção, justificação, reconciliação, santificação, o acesso a Deus e perdão diariamente. Mais nada na vida tem o poder de fazer essas coisas. Sem o sangue de Cristo, você e eu seríamos destinados a uma eternidade separada do Deus Todo-Poderoso.

Amém!!!

Nenhum comentário: