quarta-feira, 24 de junho de 2020

QUANDO DEUS NOS FAZ PARAR


“Disse o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel que retrocedam e se acampem defronte de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele vos acampareis junto ao mar. Então, Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão desorientados na terra, o deserto os encerrou. Endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. Eles assim o fizeram.” (Êx. 14:1-4)

Existe um propósito em tudo que Deus faz.

Há inúmeras passagens bíblicas onde Deus nos manda avançar. No texto acima, Deus manda o povo de Israel voltar e parar em Pi-Hairote, um vale que ficava em frente ao mar vermelho. Ali o povo ficou em um beco sem saída. À frente o mar, dos lados os montes e atrás o exército de faraó.
Porque Deus mandou o povo voltar e parar naquele lugar? Será que Deus havia se enganado e perdido a direção do caminho? Será que o todo poderoso calculou errado e agora precisava voltar?

A resposta está no versículo quatro do capitulo quatorze de Êxodo: "Serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR."
Podemos dizer que há pelo menos três razões pelas quais Deus nos manda parar ou nos permite entrar em um beco sem saída.

             I.        Para termos experiências de fé.

Você já viveu momentos em sua vida onde você tem que tomar uma decisão e você sofre, pois você não consegue decidir, não consegue se posicionar, e quando você tenta buscar ajuda e respostas, a pessoa em que você esperava, também não consegue te responder?
Pois todos nós passamos por momentos assim em nossas vidas, alias a vida é vivida através de decisões que temos que tomar a todo instante. A todo instante somos confrontados e temos que decidir entre a FÉ e a RAZÃO.

Abraão só foi chamado de Pai da Fé, porque um dia na sua vida ele teve de decidir em que nível ele iria viver, e ele decidiu andar em Fé, ele decidiu abandonar a razão e experimentar a provisão de Deus em sua vida, e por causa dessa decisão todos nós filhos de Deus somos abençoados.
Imagine a cena onde Deus pede Isaque em holocausto, ou seja, Deus promete um filho que seria a semente da descendência, cumpre a promessa e agora pede que Abraão, sacrifique a promessa sobre um altar.
Quantas vezes parece que Deus se contradiz?  Você já se sentiu assim?
Parece que às coisas não tem nexo causal, parece que é loucura, pois quando passamos por momentos assim é Deus nos fazendo decidir entre a Fé e a Razão.
Talvez você esteja vivendo assim, e hoje você terá que tomar essa decisão: Fé ou Razão? E é uma hora muito difícil, pois é o seu o momento, é VOCÊ E DEUS.

Imagine Abraão dizendo: Vamos ali adorar a Deus e voltaremos!
Isso que é Fé, pois ele não duvidava de Deus, pois ele sabia que Deus era poderoso, para prover o cordeiro e mesmo se não provesse o cordeiro ele cria no poder de Deus!
O texto em nenhum momento mostra Abraão argumentando com Deus, pensando em desistir e abandonar tudo, ainda que sangrasse, e que doesse, ele creu no poder de Deus e em sua Promessa!
Israel mesmo tendo visto e vivido os milagres de Deus estavam andando na razão, assim como muitos ainda estão, e hoje é a nossa vez, é o nosso momento com Deus, Ele está contemplando os sentimentos do nosso coração e os nossos pensamentos, qual será a nossa escolha?
FÉ OU RAZAO? Esta é uma decisão que pode mudar a historia de sua vida, e dos seus descendentes e de toda a terra! Você tem um chamado de Deus e Ele quer te usar para alcançar e abençoar milhares de vidas!

            II.        Para aprendermos que somos dependentes d’Ele.
“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna. Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tg. 4.13-17)

Em linhas gerais, todo mundo sonha e faz plano.
Sejam na vida particular, familiar, profissional etc., as pessoas de diferentes lugares, vivem na expectativa de alguma coisa. Este é o sinal maior da nossa existência, de maneira que, quando alguém para de sonhar, possivelmente, não está de bem com a vida e começa a morrer. Aliás, este é um dos sintomas daqueles que se encontram estressados e desanimados com a vida.
No início de cada ano, é muito comum projetarmos novas oportunidades e grandes desafios. Uns querem se mudar, outros aguardam um ano melhor; alguns querem obter grandes lucros, outros, pretendem mudar de vida: casar, vencer um vício, arranjar um novo emprego, fazer um novo curso etc. Até aí, tudo bem.
Porém, isto nem sempre depende da gente. Dizia Salomão que: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.” (Pv. 16:1)
Para Tiago, os planos que fazemos só podem ser concretizados se forem colocados submissos à vontade suprema do Senhor.  E por quê?

1.    Por que Deus é o autor da vida

Somos criados por Deus e Ele sabe tudo a nosso respeito. Desde o ventre da mãe, Deus tem um plano para cada criatura. “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.”  (SI. 139:14-16)
O Apóstolo Paulo citou em Atenas: “Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.” (At. 17:28)
Deus nos fez e conhece todas as nossas necessidades e haverá de revelar aos seus filhos a sua vontade.

2.    Por que Deus é o preservador da vida

Nada acontece por acaso, como obra do destino ou mera coincidência. Cremos na providência de Deus e descansamos em seu cuidado, proteção, companhia. Ele é, de fato, o Deus Emanuel, Deus conosco, que controla todas as coisas e exerce o seu domínio sobre todas as coisas.
Um exemplo mencionado por Jesus, diz respeito aos lírios do campo e às aves dos céus: “Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mt. 6:25-34) Se Deus cuida deles de uma forma especial, imagine o quanto Deus faz em nosso favor, como criaturas feitas à sua imagem e semelhança!.

3.    Por que Deus é o Senhor da vida
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.” (Mt. 28:18)

E o apóstolo menciona que todo joelho se dobrará e toda a língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor. “Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” (Fp. 2:9-11)
Aqueles que ostentam arrogância, autoconfiança, e pretensamente se colocam no lugar de Deus, precisam se voltar ao poder do Deus Todo-Poderoso e que domina sobre tudo e todos.

           III.        Para nos conhecer e para nós O conhecermos

a.    Para nos conhecer.

Abrimos nossos lábios em louvor dizendo que pertencemos ao Senhor, que queremos estar com Ele eternamente, mas quão difícil é em tudo dar graças. Quando estamos confortáveis é fácil, mas quando o choro quer durar mais que a noite, quer durar o dia inteiro - é que nossa fé é provada.
É fácil louvar quando temos as bênçãos do Senhor. E quando não as temos? Imagino que se o Senhor nos olha dos céus e diz: “será que este filho (a) está me buscando pelo que sou ou pelo que posso oferecer?”
“E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te tentar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos ou não.” (Dt. 8:2)

b.    Para O conhecermos

O Senhor nos leva ao deserto para O conhecermos.
“Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração........ desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor.” (Os. 2:14;20)
Este trecho confirma que é o Senhor quem nos leva ao deserto. Mas também nos diz que Ele faz isso para falar ao nosso coração e como resultado, nós O conheceremos.
O verbo conhecer na Bíblia, muitas vezes, se refere à intimidade.
Quando estamos em lutas, ficamos mais sensíveis à voz do Espírito Santo porque temos a certeza de que só Ele pode nos conduzir aos pastos verdejantes ou à terra que mana leite e mel. Anulamos toda e qualquer interferência que prejudique o entendimento da mensagem do Senhor. Desta forma, no deserto passamos a dar prioridade à voz do Senhor e em consequência conhecemos ao Senhor, temos intimidade com Ele. Isto acontece através da leitura da Palavra e dos joelhos dobrados, mostrando total rendição ao amado Senhor.
Só após o deserto poderemos dizer como Jó: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem.” (Jó. 42:5); ou como o salmista: “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.” (Sl. 119:71)
Quando nos encontramos em intimidade com o Senhor passamos a dar graças por tudo e compreendemos que TUDO, realmente TUDO, até mesmo o deserto, coopera para o nosso bem; para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm. 8:28)

Deus disse a Moisés voltem para Pi-hairote, e Moisés falou com Deus que Ele tinha ensinado ao povo a não retroceder, mas Deus estava querendo mostrar para Moisés que Ele abre porta onde não tem e abre caminho onde não existe. Recuar pode ser uma estratégia para vencer o inimigo.
Pi-hairote: não é uma palavra hebraica, é uma palavra com sentido egípcio que significa lugar de juncos. Juncos na Bíblia fala de canas, canas que se dobram a mercê dos ventos, é o lugar de hesitação, indecisão. Pi-hairote significa Beco sem saída
Foi para Pi-hairote que Deus mandou o povo de Israel e chegando neste local, eles então notaram que à direita estava Migdol, uma área de montanhas às quais eles não poderiam subir, pois estavam cansados.
A esquerda Baal-Zefom terra de canibais, onde pessoas são comidas vivas.
Atrás o exército de Faraó com um poderio militar muito grande e a frente o Mar vermelho, que se eles entrassem morreriam afogados. Foi lá que Deus mandou seu povo ir, para mostrar que Ele abre porta onde não tem porta, Ele é a solução onde não tem solução.
Todo homem tem 5 portas, e o diabo pode fechar no máximo 4: a de trás, a da frente, a da esquerda e a da direita, mas a de cima ele não pode fechar, e essa é a que nos leva à Deus.
“Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.” (Sl. 121:2)
Faça a coisa certa, coloque a sua esperança no lugar exato, eleve os seus olhos para o Deus onipotente.

Deus segurou as águas do Mar Vermelho com as próprias mãos para Seu povo passar em terra seca e quando o povo passou, Ele tirou as mãos, e é como se Ele dissesse a satanás Eu segurei as águas para o meu povo, agora segure para o seu povo. E a Bíblia diz que todo o exército de Faraó morreu nas águas do Mar Vermelho.

Se prepare porque com Deus, seu beco sem saída, seu deserto, seu vale, sua dificuldade, tem saída em nome de Jesus.

Amém!!!

Nenhum comentário: