quinta-feira, 14 de maio de 2020

VIVENDO NUM MUNDO CORROMPIDO


“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (Jo. 16:33)

Estamos vivendo num mundo corrompido, mas não podemos nos conformar com este mundo corrompido.
O mundo tem exercido uma influência negativa sobre a vida das pessoas que tem afetado o modo de pensar, falar, sentir, vestir e se relacionar de cada uma delas. Quando falo de mundo, falo de um sistema imoral e totalmente corrompido em seus valores.
Estamos vivendo dias muito difíceis sobre a face da terra. O inimigo não quer de maneira alguma perder o domínio sobre as pessoas e tem feito tudo para manter a mente delas influenciada por ele, utilizando os métodos mais sutis para dominá-las.

Há uma grande guerra sendo travada no mundo espiritual e muitas vezes não percebemos o que está acontecendo. Quais são os métodos mais usados pelo inimigo nesta guerra? Basta analisar com senso crítico as mensagens que têm sido insistentemente veiculadas dentro de nossas casas por meio de filmes, sites, novelas, músicas e tantas outras coisas, que muitas das vezes incitam a violência, o roubo, a maledicência, o homossexualismo, a prostituição, os adultérios e as rebeliões. Se cedermos a essas influências, seremos semelhantes ao mundo e deixaremos de cumprir o propósito para o qual Deus nos chamou.

O verdadeiro discípulo de Cristo que não se deixa influenciar por essas coisas, que deseja viver sob a perspectiva de Deus, muitas vezes é confrontado nos seus valores, num sentido pejorativo, ridicularizado e debochado com o fim de diminuí-lo diante das pessoas e de si mesmo.
O grande desafio da nossa geração é saber como confrontar o mundo e permanecer firme. Como viver na contramão dessa realidade imoral e perversa. Como remar contra essa maré carregada de perversões.

Podemos, como verdadeiro discípulo de Jesus, mesmo sendo tentado resistir às influências e aos ataques do mundo, não permitindo que eles sobrepujem aos valores aprendidos na Palavra. Para isso devemos tomar posições e ter atitudes corretas em relação ao mundo, sabendo o que diz a Palavra de Deus.
Por isso nesta noite quero te mostrar como viver num mundo corrompido sem nos corrompermos.

A.   Para viver num mundo corrompido sem se corromper você precisa entender que sua vida não pertence mais ao mundo.
                 “Eles não são do mundo, como também eu não sou.” (Jo. 17:16)

Jesus, para demonstrar a nossa total separação do mundo, usou como exemplo Ele mesmo.
O que Jesus quer nos ensinar aqui é que estamos no mundo, mas não somos do mundo e não devemos viver como o mundo vive em seu modelo de vida. Apesar de estarmos no mundo não somos daqui.
Um cristão verdadeiramente nascido de novo tem a sua conduta de vida completamente diferente daqueles que ainda não experimentaram um novo nascimento. O apóstolo Paulo destaca que não podemos nos conformar com este mundo:
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm. 12:2)

Nesse texto, a Palavra nos passa a orientação de não nos conformar com este século, isto é, não devemos nos acomodar a este mundo, nos envolvendo com as suas práticas. 
Também não devemos manter a nossa mente estagnada, pois Deus colocou um potencial dentro de cada um de nós que precisa ser desenvolvido através de habilidades que conduzirão a realização do Seu propósito.
O texto explica que só experimentaremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus quando nos permitirmos não nos conformar com este século. Como fazer isso?

Há duas palavras que regem esse versículo: conformação e transformação. Ou seja, fôrma e Metamorfose.
Paulo diz: "e não vos conformeis com este mundo." O mundo tem uma fôrma. Essa fôrma é elástica e flácida. A fôrma do mundo é a fôrma do que é imoral e destruidor. O verdadeiro discípulo é alguém que não põe o pé nessa fôrma. Não se amolda ao formato do mundo, mas se transforma pela renovação da sua mente. A fôrma do mundo é um esquema que muda todo dia. Ao invés de entrarmos nessa fôrma para sermos conformados a ela, devemos ser transformados de dentro para fora, pela renovação da nossa mente. Ao invés de viver pelos padrões de um mundo em desacordo com Deus, os discípulos de Jesus são exortados a deixar que a renovação de sua mente, pelo poder do Espírito Santo, transforme sua vida harmonizando-a com a vontade de Deus. Certo pregador disse algo interessante:
“Não devemos ser como o camaleão que assume as cores daquilo que o cerca.”

Em vez de adotar o padrão exterior e transitório deste mundo, devemos como discípulos de Jesus ser transformados em nossa natureza íntima.
As cores desse mundo não podem roubar a beleza da essência que existe dentro de nós.
O discípulo verdadeiro não deve conformar-se com o mundo porque a fôrma do mundo muda todo dia. O errado ontem é certo hoje. O repudiado ontem é aplaudido hoje. O vergonhoso ontem é praticado à luz do dia hoje.
Não devemos ser conformados ao mundo, mas transformados pela renovação da nossa mente. Nossa vida precisa ser mudada através da renovação do nosso entendimento.

             I.        RENOVAR A MENTE É A CHAVE

Só conheceremos a perfeita vontade de Deus quando decidirmos ser transformados através da renovação da nossa mente. Renovar a mente é a chave para a transformação necessária para vivermos a perfeita e agradável vontade do Pai.
A renovação da mente implica em mudanças de padrões de pensamentos e, consequentemente, implica em renúncia. É o maior exemplo de crucificação do próprio “EU”, quando deixamos de fazer a própria vontade para fazer a vontade de Deus. É quando abrimos mão da desculpa padrão: “eu sou assim mesmo”, “não consigo mudar”, “esse é meu jeito de ser”, “eu nasci assim”. Tudo isso é uma forma de não nos esforçarmos para deletar o jeito errado de pensar, em lugar de aprender tudo de novo com a Palavra de Deus.
Renovar é tornar novo outra vez algo que já estava envelhecido. É muito mais que uma simples restauração. É nascer de novo para Deus. É partir para reconhecer que Deus já colocou o potencial dentro de você, e começar a colocá-lo em ação, estudando, pesquisando e buscando as formas de fazê-lo.

            II.        COMO RENOVAR A MENTE

O pensamento do mundo atual tem, em sua base, uma força pessimista e negativa. Às vezes, é sempre mais fácil acreditarmos que não vai dar certo, que não somos capazes de mudar uma situação que enfrentamos, do que colocarmos em prática o que aprendemos com a Palavra de Deus: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Fp. 4:13)
Não é fácil, mas também não é impossível. Se assim fosse, Deus não teria nos deixado esta direção; “renove a vossa mente.”
O novo nascimento não é oferecido apenas uma vez, mas sempre que necessitamos renovar a nossa mente no Senhor. "Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." (I Co. 2:16)
Alguns chegam ao cúmulo de dizer que a vontade de Deus é diferente da nossa e que, às vezes, o que é bom, perfeito e agradável para Ele, não é para nós.
Se nada do que aprendemos até agora não foi suficiente para nos levar a uma mudança de mente, então precisamos nos achegar mais a Deus e buscar n'Ele a transformação que vai nos levar a viver uma nova vida, a vida abundante que Jesus veio nos dar. "O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância." (Jo. 10:10)

B.   Para viver num mundo corrompido sem se corromper observe atentamente quem influência você.

Quem exerce influência sobre você? Pessoas de Deus ou pessoas do mundo? Olha para esse conselho bíblico: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Sl. 1:1)

Devemos tomar decisões baseadas na fé que temos, eliminando tudo o que é mundano, que nos influencia e nos afasta de Deus, selecionando, em primeiro lugar, o tipo de pessoas que podem exercer influência sobre nós.
Segundo o salmista, pessoas ímpias, pecadoras, escarnecedoras de Deus não podem exercer sobre nós influência alguma. Isso não significa que nos isolaremos do mundo, dos pecadores, das pessoas sem Cristo, mas sim que não nos deixaremos atrair nem influenciar pelo seu estilo de vida. Ao contrário, eles é que devem notar nosso novo estilo de vida. E o nosso estilo de vida precisa ser o estilo de vida de Jesus. Quando meu estilo de vida for parecido com o de Jesus, onde eu chegar, ali estará uma influência poderosa e transformadora. Guarde o que vou dizer a você:
“Seguir a Cristo, não somente implica em segui-lo aonde Ele vai, mas também demanda ser o que Ele é.”

Por isso observe atentamente o que tem influenciado a sua vida. Com quem você tem andado? Quem são suas companhias? Quem são seus melhores amigos e influenciadores?
Nossos relacionamentos são responsáveis diretamente pelo nosso crescimento, ou pela estagnação e retrocesso! Precisamos nos atentar sempre para onde vamos, mas também precisamos cuidar com quem vamos. Por isso, cuide de seus relacionamentos! Eles podem ser uma influência positiva ou negativa em sua vida! Está Escrito: “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.” (Pv. 13:20)

Ao viver uma vida semelhante à de Cristo, sua vida fará uma grande diferença na vida de outras pessoas. Por isso, faça diferença neste mundo corrompido buscando anunciar as outras pessoas o evangelho da graça.
Não importa as oposições que você terá que enfrentar. Não esmoreça! Permaneça firme em seu propósito! Mesmo vivendo em meio a muitas perseguições, o apóstolo Paulo afirmou: “Embora eu seja o menor dos menores de todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo.” (Ef. 3:8)

Deus quer uma Igreja que testemunhe para o mundo a luz da Sua palavra.
Não tema em momento algum falar a verdade e incomodar aqueles que estão mortos pelo pecado.
Se sua presença cristã tem constrangido pessoas que convivem com você para não falarem coisas indecorosas e quaisquer outras atitudes desrespeitosas é porque você tem incomodado estas pessoas com sua luz. Mas se você está acomodado com tudo que o mundo faz, é hora de despertar para uma vida cheia de Luz que vencerá todas as trevas.
Peça a Deus que o ajude a melhorar seu testemunho e ande de acordo com a Palavra de Deus.
Precisamos sondar a nós mesmos para ver qual caminho estamos trilhando, se estamos de mãos dadas com Cristo ou de mãos dadas com o mundo. Não podemos tirar de nossas mentes que a amizade com o mundo é inimizade com Deus. "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tg. 4:4)
Será que somos transformados pela renovação da nossa mente ou seguimos o curso do mundo sendo conformados a ele?

Uma mente renovada é uma mente que se coloca à disposição do Senhor, n'Ele confiando para que os Seus planos venham a ser cumpridos, conforme o texto: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.” (Is. 26:3)
Em Cristo, temos não apenas uma nova vida, temos também uma nova mente, e só com essa mente renovada é que podemos não apenas conhecer, mas experimentar e comprovar, a boa, perfeita e agradável vontade do Senhor Deus.
Siga o modelo absoluto e imutável. Esse modelo é Jesus!
Tenha a mente de Cristo!

Amém!!!

Nenhum comentário: