quinta-feira, 14 de maio de 2020

A EXPRESSÃO DO CARÁTER DO REINO


“Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” (Mt. 4:17)

Logo após sair vitorioso da tentação que sofreu no deserto, Jesus inicia a sua pregação proclamando o seu principal e mais importante ensino para a vida das pessoas, o arrependimento.
O principal trunfo do diabo na vida das pessoas é iludi-las, fazendo-as buscar a “salvação” em qualquer coisa menos em Jesus Cristo. Diversas religiões e filosofias proclamam que a esperança para o ser humano está em diversas coisas, quando, na verdade, está no arrependimento e na fé em Jesus Cristo.

A maior declaração que um indivíduo pode fazer na vida é: “Jesus Cristo é o Senhor!”.
É uma confissão que reconhece Jesus como Senhor de sua vida e lhe outorga o maior benefício, a vida eterna. Só pelo convencimento do Espírito Santo alguém pode confessar isto. Esta confissão muda o destino de todo ser humano.

Porém, após a conversão, a maior declaração que um cristão pode fazer é:

“É chegado o Reino dos Céus!”

Esta é uma confissão profética do reino de Deus.
É uma confissão que muda os céus; muda o campo de atuação espiritual.
Ela confronta a realidade local e estabelece um decreto de mudança imediata.
Se a pessoa tiver voz profética e liberar esta palavra, ela estará abrindo portas para a entrada da vontade soberana de Deus.
 
Todo crente deve usar a sua voz profética porque todos têm esta voz.
Nossas palavras são chaves no mundo do espírito que abrem portas e ativam os anjos a serviço do reino. 

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.” (Rm. 5:1-4)

A expressão do caráter do Reino é a Santidade.
É o compromisso que temos com Deus, com o Reino e com as pessoas, sejam do Reino ou não. Não podemos falar de santidade sem falar de caráter. Caráter é uma vida de plena transparência.
A nossa vida é como uma casa de vidro, quem não quiser receber pedrada em seu telhado, não dê pedrada no telhado do outro. Cuidado com as pedras que você joga.
Quantas vezes você libera palavras que sabe que vão ferir os outros, vão causar maldição, tristeza, vão quebrar os princípios? Algumas coisas na vida nunca voltam atrás, como:

a.     Uma pedra lançada

Uma pedra lançada pode ser representada por uma palavra que você libera.
Jesus disse que seremos julgados pelas nossas palavras.
Uma pessoa que tem o caráter curado tem cuidado com a sua linguagem.
Muito cuidado com as pedras que você lança, com o destino que você tem dado a elas.

b.    Uma oportunidade perdida na vida

Quantas vezes, Deus coloca diante de nós uma oportunidade de ouro e nós não aproveitamos!
Deus quer curar a nossa boca para que tenhamos uma linguagem curada e liberemos palavras de vida e edificação, porque para isso fomos chamados.

Quando falamos de caráter, estamos falando que existe um compromisso que precisa ser cumprido para revelar que já somos tratados.
O caráter que está ligado a Cristo Jesus exige um resultado. Jesus é o Senhor que começa uma obra e termina. Ele diz que: “aquele que começou a boa obra na sua vida vai concluí-la até a vinda de Cristo Jesus.” (Fp. 1:6)

Tudo na vida tem um salário. Quem trabalha, no final do mês, recebe o salário pelo que foi produzido.
A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte. O pecado que cometemos pode levar-nos a vários estágios de morte, e é por isso que a Bíblia diz que não devemos pecar.
Precisamos entender que tudo aquilo que fazemos tem uma paga, tudo o que o homem planta, colhe. O que planta na carne colhe morte, mas o que planta no espírito colhe a vida de Deus.
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gl. 6:7,8)

Nossa vida é resultado de uma tremenda semeadura, por isso o nosso caráter deve ser límpido, depurado para que, em tudo que fizermos, tenhamos sempre um resultado positivo, abençoador. Não há como ser mau caráter e santo ao mesmo tempo.

A Igreja de Jesus é a única que tem condições de viver um caráter perfeito e irrepreensível, porque tem o Espírito Santo da promessa, e é pelo Santo Espírito que mortificamos as obras da carne. “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” (Rm. 8:13)

O mundo tem vários tipos de caráter

1.     Caráter social do homem comum

O homem comum tem mau-caratismo. Para ele, é normal procurar uma mulher para viver uma aventura, porque esse é o padrão do mundo, é o padrão de quem está́ com o caráter totalmente corrompido e desprovido de santidade.
O mundo está́ descaracterizado e, por isso, os jovens e muitas outras pessoas fazem qualquer coisa que fere os princípios divinos, que vai de encontro à santidade de Deus, achando que isso é muito natural.
Deus está́ ajustando o caráter da Sua Igreja para que ela seja o modelo e o padrão para os fiéis e para o mundo.

2.     Caráter do homem secular

O homem secular vive inflamado por conceitos que alimentam a sua alma, o seu desejo, os desatinos do seu coração.
É por isso que muitos vivem debaixo de opressão, de resultados negativos, porque o mundo secularizado absorveu a mente do anticristo e caminha como se tudo fosse natural.

3.     Caráter da mídia nociva

A mídia tem muita informação boa, sim, mas sabemos que trabalha no caráter do povo, principalmente no caráter dos adolescentes e jovens para deformar uma geração.
A mídia é a grande aliada do anticristo, porque, em questão de minutos, consegue passar padrões e conceitos que tentam deformar o que é eterno.
A mídia tem sido um pivô de destruição da família, dos valores e dos princípios de Deus.
Nós, como Igreja do Senhor Jesus, não podemos aceitar esse caráter deformado.
Vamos dizer não para essa sedução demoníaca. Vamos declarar que o caráter social do homem comum, do homem secular, e a mídia nociva não são nosso padrão.

Precisamos renunciar esses tipos de caráter para absorver o caráter perfeito de Cristo Jesus. Deus é Santo! Ele nos chamou e nos elegeu desde a fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis diante d’Ele, em amor.
(Ef. 1:4)

Nós vimos alguns tipos de caráter, e a pergunta agora é: Que tipo de caráter você prefere? Existem duas alternativas: o caráter social e o bíblico.
Como Igreja, precisamos optar pelo caráter bíblico e entender que caráter não é discurso, mas vivência.
Por trás do caráter do mundo, há uma regência maligna e, por isso, precisamos descobrir como caminhar no caráter perfeito:

             I.        Crucificando a carne diariamente

Todo dia você enfrentará guerra nas suas emoções. Em compensação, vai aprender a vencer os limites da sua alma.
Jesus é o Grande Restaurador de alma e não permitirá́ que um filho que decidiu vencer e andar em santidade, com o caráter de Cristo, fracasse.
Nenhum gigante é maior do que um filho de Deus. Estar crucificado com Cristo tem que ser uma realidade diária. É isso que Paulo nos afirma através da Palavra: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl. 2:20)

            II.        Estando diante de Deus para receber a natureza d’Ele

Quando andamos com Deus, recebemos um batismo de Sua natureza. Somos levados a um Getsêmani, onde aprendemos a abrir mão de nossa própria vontade para viver a vontade do Pai, dizer não para nós mesmos para que a vontade de Deus seja estabelecida.
Quando abrimos mão dos nossos próprios conceitos, caminhamos para a morte para que, no terceiro dia, sejamos ressuscitados com Ele. Precisamos morrer para que a vida de Deus se manifeste em nós.

Receber a natureza de Deus é abrir mão da nossa natureza adâmica para viver a vida de Cristo, uma vida de santidade.
“Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” (Rm. 6:1-4)

           III.        Caminhando nas promessas para que a Palavra se cumpra

A Palavra de Deus é rica em tudo e é espada de dois gumes para fazer a divisão entre o que é da alma e o que é do espírito.
Precisamos entregar o nosso caminho ao Senhor para que Ele possa realizar Sua boa vontade em nossa vida.
Essa é uma das formas de trabalharmos fazendo com que o Reino de Deus se propague.
Dentre tudo o que Deus quer que façamos, o mais importante é o cuidado com o caráter e a santidade, para que andemos plenamente irrepreensíveis.
Caráter e santidade caminham em unidade, e quando falamos sobre o caráter do Reino de Deus, estamos expressando a santidade.
Queremos ser reconhecidos como povo de Deus, o povo que tem um caráter de santidade, que anda em novidade de vida. Essa é a tônica daqueles que caminham no Reino de Deus e operam nesse mover do Espírito.

Deus quer abençoar sua vida e fazer de você um homem segundo o coração d’Ele, de acordo com o que está escrito: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.” (Rm. 5:1-4)

Ande em santidade e expresse o caráter do Reino de Deus para ser reconhecido como filho do Pai Celestial, usufruindo a vida em abundância que Jesus conquistou na Cruz para todos aqueles que nasceram de novo.
Você nasceu para viver separado do mundo, mesmo vivendo no mundo.
Você nasceu para ser a expressão da glória de Deus.
Você nasceu para fazer diferença na sua geração.
Você nasceu para ser agente de mudança e transformação por onde quer que vá. Esse é o seu legado!

Amém!!!

Nenhum comentário: