quarta-feira, 18 de abril de 2018

TEMPO DE INTIMIDADE COM O SENHOR DEUS


"A intimidade do SENHOR é para os que o temem,aos quais ele dará a conhecer a sua aliança." (Sl. 25:14)

O temor ao Senhor nos leva a Sua intimidade, nos faz andar em Seus caminhos, nos leva a obedecer e a confiar n'Ele. Quando temos intimidade com o Pai, recebemos o Seu amor, o Seu cuidado, e até mesmo Sua companhia.

A intimidade é o elemento espiritual fundamental que todo o cristão deve buscar, pois se trata de um relacionamento profundo com Deus. Porém,  infelizmente, o Corpo de Cristo não tem dado o devido valor.
Ser íntimo de alguém requer tempo e esforço para conhecer e ser conhecido por esse alguém como você realmente é.
Intimidade é conhecer o outro profundamente. É conhecer os anseios, os desejos e os segredos do coração do outro, assim é a intimidade com Deus: é conhecê-lo profundamente, atendendo aos desejos do Seu coração.

Quem nunca teve um segredo e precisou contar a alguém?
Mas quando temos um segredo, algo que não deve ser exposto a todas as pessoas, procuramos com cuidado encontrar alguém de confiança para compartilharmos tal assunto.
Davi, em uma oração por defesa, direção e perdão, revela que um elo estava formado entre ele e o Senhor e que quilo era a certeza que Davi precisava para saber que a qualquer momento, o Senhor mudaria sua história.
Davi em toda a sua vida procurou manter acesa a chama da sua intimidade com Deus. Isso foi fundamental na vida de Davi e mesmo no período de sua queda moral, o relacionamento de Davi com Deus, não se dissipou.
Davi verdadeiramente foi exemplo de um homem amigo de Deus. Nada poderia destruir esse elo entre Davi e o SENHOR.

Intimidade é o nome deste elo, e com isto podemos entender o que é intimidade:

                     I.        INTIMIDADE É O RESULTADO DE UM RELACIONAMENTO MAIS PROFUNDO.

Existem na vida, vários tipos de relacionamentos, mas nem todos alcançam raízes, profundidades. Esses relacionamentos são chamados de relacionamentos superficiais, ou seja, colegas de escola, de trabalho, etc...

Mas Deus, sempre buscou criar relacionamento com o homem, e ainda hoje o chama para um relacionamento com Ele.
Deus não espera que ao decidirmos ter uma vida com Ele, continuemos ou vivamos como se ainda existisse uma enorme barreira entre nós e Ele. Pelo contrário o Senhor quer que compreendamos que Ele está próximo de nós e que o véu que nos separava d'Ele, já não separa mais.
Deus tem ao longo do tempo buscado esse relacionamento com o homem. E o relacionamento que Deus espera ter conosco é um relacionamento profundo.
Relacionamentos superficiais são relacionamentos vulneráveis sem sustentação e Deus não espera que uma vez que alcançamos o contato com Ele venhamos a perdê-lo.

                    II.        INTIMIDADE É RESULTADO DE UM RELACIONAMENTO CONSTRUÍDO.

Relacionamentos nunca poderão ser comprados.
Todo bom relacionamento deve ser construído, e para que isso possa acontecer é necessário que nos dediquemos um pouco mais. Que invistamos um pouco mais de tempo. Aquilo que não investimos tempo ou dinheiro não tem valor para nós.
Devemos entender que Deus não é um agente passivo nesse relacionamento, ou seja, Ele faz a parte d'Ele.
E também precisamos entender que Deus não nos quer como agente passivo desse relacionamento. Ele espera que possamos demonstrar que o amamos.

E para construirmos esse relacionamento, devemos buscar conhecê-lo.
Não se constrói relacionamentos, não se têm intimidade com alguém que não se conhece. E o que eu devemos conhecer de Deus é algo muito individual.
Não podemos desenhar Deus com os olhos de meu irmão. Temos que buscar aprender sobre esse Deus. Temos que buscar ter experiências próprias com esse Deus.
Chega de contar testemunhos dos outros e o máximo que nós sabemos de Deus é o que nós ouvimos do Pastor. Deus busca um relacionamento pessoal comigo e com você. Por isso a oração é tão forte. Porque quando oramos, conversamos com Ele.

                   III.        INIMIDADE É O RESULTADO DE UM RELACIONAMENTO DE CONFIANÇA.

Abraão foi conhecido como o pai da fé.
Ele alcançou um relacionamento com Deus e a sua fé, a sua esperança era o que fortalecia os laços de Abraão e o Senhor.
Quando depositamos nossa confiança verdadeiramente em Deus, nossos projetos prosperam porque a intimidade alcançada através da confiança n'Ele, faz-nos ter a certeza de que ele não nos abandonará.

"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança." (Sl. 40:4)

Intimidade não é orar mecanicamente. É gastar tempo de diálogo com Deus como está escrito no Salmos 139; é tempo de qualidade.
Intimidade é para os que temem ao Senhor, pois o temor é o primeiro passo para ter acesso à intimidade do Senhor, aos segredos do Seu coração.
Os que temem ao Senhor são atraídos por conhecê-lo, deixando-o agir em suas vidas não de forma limitada, mas em todas as áreas.
Na intimidade Deus é participante e livre para agir em qualquer área ou circunstância da vida de alguém.
Na intimidade Deus faz o que Ele quer e quando quer, no tempo determinado por Ele.

Infelizmente ainda existem muitas pessoas que estão na igreja, mas ainda resistem a Deus em seus corações.
Nunca buscaram ter um relacionamento mais profundo com Deus.
Não se parecem com Deus, não andam como Deus espera que andem.
Tem relacionamentos superficiais, vulneráveis.

Alguns passos para ir em “busca” da intimidade com Deus, no seu maior nível!

a.     Ter um anseio ardente em seu coração por Deus e sua palavra.
b.    Negar a si mesmo, seu Eu, suas vontades, a tal ponto que, se necessário for, entregar a sua própria vida.
c.     Santidade.
d.    Coragem e Ousadia, não na nossa força, mas pelo Sangue precioso de Jesus que nos abriu caminho.

Você tem tido intimidade com Deus? Até que ponto?
Você realmente conhece a Deus?
Até que ponto você tem deixado Deus ser seu amigo íntimo atuante nas áreas da sua vida?
O que você precisa reparar hoje para ter essa intimidade com o Pai?
Ore, arrependa-se e repare seu altar, sua vida diante de Deus para que Sua intimidade, Sua presença flua entre nós.

A intimidade com o Senhor, nos faz lembrar que Jesus está sempre perto de nós, e querendo derramar sobre nossos corações a Sua paz e o Seu amor, para que possamos sentir a Sua presença viva e real dentro de nós.

Amém!!!

Nenhum comentário: