terça-feira, 10 de abril de 2018

ENCONTRO DE OLHARES


“Então, ela invocou o nome do SENHOR, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?” (Gn. 16:13)

O olhar é uma das características mais lindas do ser humano. Através do olhar demonstramos amor, compaixão, alegria. Mas também, com o mesmo olhar, demonstramos ódio, raiva, angústia, dor. É por isso que muitas pessoas dizem que os olhos são o espelho da alma, pois eles refletem muito bem o que estamos sentindo em nosso interior.

Neste instante, os olhos do Senhor estão sobre você.
Deus é o Todo Poderoso, ele fez a terra e o céu, mas os seus olhos gostam de estar em você!
Ele não está vendo somente como você está vestido. Ele não vê você simplesmente do lado de fora. Ele vê o seu coração, seus pensamentos, os intentos do seu coração. Ele nos conhece desde o momento em que fomos concebidos.
Davi afirma: “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” (Sl. 139:16)

Agar ao fugir da casa de Abrão e Sarai foi encontrada por Deus. Ele a enxergou em suas necessidades, Ele a notou, Ele a consolou. Ele prometeu que cuidaria dela e de seu filho quando este nascesse.
Aprendemos com essa bela narrativa que o Senhor nos vê como ninguém mais consegue e que, por isso, não precisamos nos afligir ou nos desesperar quando alguém não consegue reconhecer o nosso real valor.
Enquanto, muitas vezes, nossas necessidades parecem invisíveis aos outros, mesmo os que estão bem próximos, o Senhor está nos dizendo: “Ei! Desde que você chegou aqui, não tirei os olhos de você.”

Ao conhecer o Deus de Abrão e Sarai, Agar se rende e o reconhece como Senhor, pois ela assim o chama: “El-Roi, o Senhor me vê”, “O Deus de meus senhores atentou para mim e me viu para além de minha condição de escrava estrangeira.”
Estupefata, ela se pergunta: “Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?”
Vamos meditar sobre esse encontro entre os olhares de Agar e Deus.
O que significa ver aquele que está nos olhando?

                      I.        Vendo o Deus que me vê

Os nomes de Deus revelam seus atributos e lhes são conferidos por Ele mesmo ou por seus servos e servas.
Ao chamar Deus de El-Roi, Agar reconheceu um atributo de Deus: Ele vê todas as coisas, todas as pessoas.
A Bíblia diz que:          

  1. Os olhos do Senhor passam por toda a terra: "Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora, haverá guerras contra ti." (II Cr. 16:9)
  2. Estão atentos: "O SENHOR está no seu santo templo; nos céus tem o SENHOR seu trono; os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens." (Sl. 11:4)
  3. Viram nosso corpo ainda informe: “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” (Sl. 139:16)
  4. Estão em todo lugar: "Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons." (Pv. 15:3)
Olhar alguém que nos olha pode ser constrangedor.
Foi o que aconteceu com Pedro, quando o galo cantou pela terceira vez e seus olhos se cruzaram com os de Jesus.
"Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo." (Lc. 22:61)

Por outro lado, pode ser algo surpreendente como aconteceu com Zaqueu.
Ele queria uma visão privilegiada de Jesus, mas acabou sendo visto pelo mestre e alcançado por sua salvação.
"Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. 6 Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria." (Lc. 19:5-6)
Não importa onde estivermos, fazendo o que fizermos, acompanhados de quem for, os olhos do Senhor estão sobre nós. Se quisermos ver, basta olharmos para Ele e nossos olhares se cruzarão.

                     II.        Achando o Deus que me vê

Por fim, a experiência de Agar nos traz uma questão importante.
É possível que não haja novidade para alguns de que o Senhor a todos vê e enxerga. Mas será que vemos os olhos de Deus sobre nós?
Essa foi a experiência de Jó em meio a tantas provações: “Não me condenes; faze-me saber por que contendes comigo. Parece-te bem que me oprimas, que rejeites a obra das tuas mãos e favoreças o conselho dos perversos? Tens tu olhos de carne? Acaso, vês tu como vê o homem?” (Jó. 10:2-4)
Mas, ao final de tudo, mesmo sem saber que cada prova foi consentida por Deus, Jó se rende ao poder de Deus e reconhece: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem.” (Jó. 42:5)

Assim como Jó, podemos ter o hábito de procurar pelo olhar de Deus nos lugares de costume.
Mas ele descobriu que o Senhor o olhava de um lugar diferente. Ele estava acostumado a ver Deus na fartura, na alegria, na união familiar, mas aprendeu a vê-lo na perda, na enfermidade, no caos.
E você? Consegue ver Deus olhando a partir das atuais circunstâncias? Consegue ver Deus consentindo com tudo isso e ainda assim mostrando seu cuidado?
Assim como Agar, Jó não precisou que as circunstâncias mudassem para saber que Deus estava ali.
Eles simplesmente o viram.

Existem milhares de pessoas à sua volta, mas, aos olhos de Deus, é como se só você estivesse aí.
A capacidade de abstração de Deus é infinita.
O Senhor vê você não para condenar, esmagar, pisar ou destruir, pois Jesus Cristo disse: “Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o juízo.” (Mt. 12:20)
Não pense que Ele veio para acabar com aquele que está com a vida toda destruída, com os sonhos despedaçados, com o lar desfeito. Não! Ele veio para restaurar e para curar. Ele não veio simplesmente para fazer um remendo. Ele veio para fazer algo novo.
Jesus está presente. Ele vê você sem que seja preciso qualquer esforço da sua parte. O Senhor está lhe vendo neste momento, esteja você onde estiver.
Não apenas os olhos do Senhor, como também seus ouvidos estão atentos.
"Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir." (Is. 59:1)

Sejam quais forem as circunstâncias, lembre-se: os olhos e os ouvidos do Senhor estão sobre você e Ele não quer te condenar. Ele quer te salvar, e por isso Jesus morreu na cruz pelos seus pecados, para que hoje você fosse perdoado e livre de toda prisão espiritual.
Que possamos desfrutar da maravilha que é ver Deus nos olhando.

Amém!!!



Nenhum comentário: