quinta-feira, 12 de abril de 2018

CONHECER A DEUS


“Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Os. 6:3)

O Profeta Oséias não está sugerindo ou indicando que devemos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor, mas nos dá uma ordem, um mando, está no imperativo.

Conhecer a Deus é algo inacreditável para uns, metamórfico para outros.
Como pode alguém natural conhecer alguém sobrenatural, como pode um pecador ter contato com alguém que é santo?

Conheçamos (nós), prossigamos (nós), em conhecer ao Senhor Deus.
Conhecer é saber exatamente que é o Senhor, quem é Ele? É bondoso? Misericordioso? Justo? Amável? Perdoa?
Ao Senhor, indica que devemos nos aproximar dele. E Ele se aproximará de nós. 
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração.” (Tg. 4:8a)

                      I.        Conhecer só de ouvir falar
                     “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos.”(Jó. 42:5)

Algumas pessoas que frequentam igrejas, o seu conhecimento a respeito de Deus se resume a: ouvir falar.
Se perguntarmos a elas sobre Deus, conhecem bem pouco.
Conhecem a Deus testemunhos, pregação da palavra, cânticos espirituais.
Mas não tiveram um encontro com Deus, vivem somente do ouvir falar.
Não experimentaram a vida de gozo, cuidado, provisão que Deus pode proporcionar a quem se relaciona com Ele.
Precisam prosseguir em conhecer a Deus.

                     II.        Conhecer e não Prosseguir Conhecendo

Ter conhecimento de um Deus único, somente não basta, pois está escrito na carta aos Hebreus: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.”(Hb. 11:6)
Este versículo está nos ensinando que quem se aproxima de Deus deve crer que ele existe e que é recompensador, galardoador, de quemo busca.
Para os Deístas, (crença que acredita num Deus único que criou todas as coisas, mas não interfere e não muda a história da sua criação), para eles crer somente basta.
Mas sabemos pelo versículo acima que Deus pode sim mudar nossa história se verdadeiramente o buscarmos.

Três meios para conhecermos a Deus:

1.     Pela criação


O Apóstolo Paulo nos diz que: tanto a Divindade e o eterno poder de Deus são vistos claramente, e que são entendidos desde a criação do mundo.
Vemos pela natureza que tudo está em perfeita harmonia.
O homem trabalha a terra, planta e natureza faz a semente que foi plantada produzir frutos.
A terra em torno do sol,e não colidem, não dá pra olhar estas coisas sem perceber que existe um Deus controlando tudo isto.

2.     Por Jesus 
                       
“Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já  desde agora o conheceis e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê amim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”(Jo.14:7-9).

Se observamos o caráter, o proceder de Jesus, conheceremos o Pai.

3.     Pela Biblía

A Bíblia foi inspirada, soprada por Deus à 40 homens de diversas épocas, num período de 1400 anos, sendo um livro cujo autor é Deus.
Se o lermos com reverência e humildade as verdades e conhecimentos acerca de Deus nos serão revelados.
Não encontraremos na bíblia o nome de Deus, as pessoas do passado chamavam a Deus de acordo como recebia uma provisão ou vitória: Deus da providência, Deus nossa bandeira, Deus que cura, ou Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, Deus de Israel.
Abraão o chamou de Jeová Jirê, Deus proverá, depois que Deus proveu um cordeiro para ser sacrificado no lugar de seu filho Isaque.

                    III.        Quem conhece a Deus não é desamparado 
                        
“Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o              pão.“(Sl. 34:25)

Quando alguém conhece a Deus, aceita e cumpre tudo que ele ordena em sua palavra passa do estado de ímpio para justo.
Quando vierem as dificuldades é amparado pelo Senhor.

                   IV.        Quem conhece a Deus tem livramento 
                    
“Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás,nem a chama arderá em ti.”(Is. 43:2)

Vemos o cumprimento de uma parte deste versículo no capítulo 3 do livro do profeta Daniel: “...quando passares pelo fogo...” 
Na história de três jovens que estavam distantes de sua terra, Judá, vivendo na Babilônia, pois foram levados cativos, provaram que conheciam a Deus.
O Rei da Babilônia, fez um decreto que dizia que todos deveriam após sinal dos instrumentos, se prostrar diante da estátua de ouro que ele levantara.
Estes três jovens por conhecerem a Deus sabiam que não deveriam prestar honras ou culto a nenhum outro deus, senão a Deus de Israel, não se intimidaram e não cumpriram o decreto, foram amarrados e jogados em uma fornalha aquecida sete vezes mais.
Não sofreram nenhum dano físico, nem suas vestimentas forma queimadas.
Da mesma forma, se nós conhecermos a Deus e prosseguirmos nisto, adquiriremos fé e alcançaremos livramentos.

Ressalto a importância de conhecer a Deus em profundidade e não em aparência.
Eu tenho tanto para aprender que me sinto o mais necessitado de todos no tocante à presença de Deus.
Por tanto, vamos prosseguir em conhece-Lo, para que assim possamos viver, de fé em fé, de glória e de vitória em vitória.  
A Paz do Senhor Jesus esteja contigo.

Amém!!!


Nenhum comentário: