quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

CORAÇÃO AFASTADO DE DEUS

Texto Bíblico: Hebreus 3:12-19

Muitos chegam a Jesus, mas nem todos permanecem com Jesus!
Muitos querem estar com Jesus, mas nem todos perseveram em andar com Jesus!
São tantos os problemas, as dificuldades e os obstáculos que a vida nos apresenta que se não perseverarmos em nosso propósito, facilmente seremos afastados dos caminhos do Senhor.
Vemos pessoas muito bem intencionadas, que decidem seguir a Jesus, mas em pouco tempo os seus corações já não estão mais abertos e disponíveis para Jesus, são contaminados pelo pecado, pelos prazeres da carne, pela conquista de bens materiais, pelo trabalho e por tantas outras coisas que nos afastam de Deus.
O autor do Livro aos Hebreus fala do coração como o centro da vontade do homem e que uma vez contaminado pela incredulidade, pecado e rebeldia, afasta-nos de Deus.
Cuidado!
Se tem algo importante que precisamos guardar com muito cuidado, é o nosso coração.
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Pv. 4:23)

                     I.        UM PERVERSO CORAÇÃO DE INCREDULIDADE NOS AFASTA DE DEUS
                        "Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de                        incredulidade que vos afaste do Deus vivo." (Hb. 3:12)

Tem pessoas que possuem um coração incrédulo para o sobrenatural de Deus, para os milagres que acontecem diariamente a nossa volta.
Geralmente são pessoas questionadoras, desconfiadas, traumatizadas por experiências que tiveram com religiões, contaminadas pela cultura capitalista e ateísta dos nossos dias e que estão com as suas mentes obstruídas por uma ação maligna.
"Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus." (II Co. 4:3-4)
Precisamos testemunhar para essas pessoas de corações endurecidos de que Deus existe e Deus as ama e deseja salvá-las! Você tem dificuldade para crer em Jesus?
Você deseja entregar o seu coração a Jesus?

                    II.        UM CORAÇÃO ENDURECIDO PELO PECADO NOS AFASTA DE DEUS
                        "Pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a                       fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado." (Hb. 3:13)

O pecado funciona como uma cadeia, uma prisão de segurança máxima que escraviza as suas vítimas e endurece os seus corações ao ponto delas não conseguirem abrir-se para Jesus.
Muitas dessas vítimas do pecado, até querem se converter a Jesus e se livrar do seu pecado, mas logo chega o seu escravizador, satanás, aquele que está por trás do pecado e arrasta a sua vítima de volta à cadeia.
Ela então passa a acreditar que não pode se livrar do pecado e se acomoda à situação e passa até a gostar do pecado e se afasta completamente de Deus.
A única solução para o homem pecador está em Jesus!
“Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (Jo. 8:36)
Diga não ao pecado e sim para Jesus e receba o seu perdão e a sua libertação!

                   III.        UM CORAÇÃO CONTAMINADO PELA REBELDIA NOS AFASTA DE DEUS

A Bíblia nos ensina que quando o homem vive afastado de Deus, está em rebeldia contra o plano e o propósito de Deus para a sua vida, pois Deus nos criou para que vivêssemos em plena comunhão com Ele.
Por isso, Deus enviou Jesus para nos reconciliar com Ele e por um fim em nossa rebelião contra Deus.
"Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação." (Rm. 5:8-11)
Deus nos chama para seguir e servir a Jesus.
Você deseja obedecer a esse chamado de Deus para a sua vida?
Então, diga sim para Jesus!

Precisamos guardar o nosso coração firme, até o fim, de toda e qualquer contaminação de incredulidade, rebeldia e demais pecados que endurecem o nosso coração e nos afasta do Senhor.

Amém!!!

2 comentários:

JovemLivita disse...

Deus abençoe viu, que maravilha de estudo.

JovemLivita disse...

Uma das melhores partes: "Muitos chegam a Jesus, mas nem todos permanecem com Jesus!
Muitos querem estar com Jesus, mas nem todos perseveram em andar com Jesus!" infelizmente é a triste realidade mas seguimos firmes e avante." todos os que querem viver a vida cristã unidos a Cristo Jesus serão prosseguidos" (2Timóteo 3-12)