terça-feira, 3 de janeiro de 2017

A ESSÊNCIA DA SANTIDADE

"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados; nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura." (Hb. 12:14-16)

Na carta de Paulo aos Hebreus, o apóstolo aconselha e informa qual o principal requisito para ver a Deus. Este requisito nada mais é que a essência de Deus, pois Ele é adorado pelos seres celestiais que inclinam-se perante Ele, proclamando Santo, Santo, Santo. Deus é santidade em pessoa.
Esta é uma pertinente exortação para estes dias em que se abandonaram todos os princípios morais para dar lugar à máxima : "Sou livre, tudo me é lícito."
Viver um padrão de santidade em um mundo que destila mentiras, encantamentos e propostas que divergem do padrão bíblico, não é nada fácil.
A igreja, hoje, está preparando uma geração de filhos e filhas que não se rendem às propostas e encantamentos que impedem a conquista das promessas de Deus.

                     I.        SEM SANTIDADE NINGUÉM VERÁ A DEUS

Vivendo a essência da santidade não deixaremos de conquistar tudo aquilo que Deus tem preparado para cada um de nós.
A santidade é uma ordem vinda do Trono sem a qual ninguém verá a Deus. "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor."  (Hb. 12:14)

De que maneira, então, podemos entender a santidade?
Ela é uma chamada divina para todos os filhos de Deus que desejam viver em intimidade com Ele.
Viver em intimidade com Deus é para os que o buscam sem o que ninguém conhecerá a sua agradável e perfeita vontade.
Quanto mais vivermos na intimidade com o Senhor, mais absorveremos do Seu caráter, e isso não é uma opção é uma condição divina para quem quer viver uma vida abundante de paz e felicidade.
“A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” (Salmos 25:14)

A santidade na vida de um homem ou mulher de Deus é observada pelo seu estilo de vida que contraria os padrões e os conceitos do mundo.
Deus abençoa aqueles que decidem viver em santidade e por caminhar nos Seus princípios, os quais não podem ser quebrados.
Estamos vivendo numa sociedade onde as propostas estão voltadas para a auto-satisfação, para as motivações equivocadas e os desejos de conquistas do reino pessoal e carnal.
Em meio a tudo isso, nós precisamos estar fortalecidos na fé e nos ensinamentos da Palavra de Deus.

                    II.        SANTIDADE TEM UM PREÇO

A santificação tem um preço. Renúncia de tudo que vem do mundo.
Andar em santidade é não se contaminar com as coisas deste mundo.
“Não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tg. 4:4)
Seguir a paz com todos e santificação sem a qual ninguém verá a Deus, não é uma ideia humana, é a vontade de Deus para todos aqueles que buscam estar ligado a realidade de um relacionamento perfeito com Ele.
Santidade e fidelidade geram intimidade com Deus.
É isso que precisamos viver para a glória de do Senhor!
Viver em paz com todos é viver a paz de Deus que excede ao entendimento humano e não pode ser comparada com paz que o mundo dá.
Por isso disse Jesus: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Jo. 14:27)

A santidade é um dos elementos essenciais da natureza de Deus, que Ele requer do seu povo.
Santidade significa separação total para Deus.
Santidade é o clamor de Deus para todos aqueles que n’Ele crêem e o amam.
Santidade é uma qualidade de pureza do espírito, alma e corpo.
"O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (I Ts. 5:23)
Que possamos crescer gradativamente, progressivamente nesse processo de santificação.     
a.     Comprometidos com o Senhor da Seara.
b.    Amando a sua Palavra e tendo uma vida intensiva de oração.
c.     Observando o mandamento do Senhor que diz: “Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.
A santidade abre os nossos olhos; a cegueira do pecado nos impede a percepção do Senhor.
A santidade produz sensibilidade espiritual e é ela que nos permite ter a mente de Cristo.
A santidade nos habilita a ter a matéria-prima do amor. Porque “Deus é amor”.
A santidade não nos humilha, nem nos diminui, porque ela nos capacita a “ver a Deus”.
A santificação nos permite viver com a alegria da nossa salvação.


Amem!!!

Nenhum comentário: