segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

COMO VIVER EM SANTIDADE

Texto Bíblico: I Tessalonicenses 4:1-12

A santidade do crente não pode ser algo teórico, quem sabe até inatingível.
Se não vivermos em santidade, todo o conhecimento de nada adiantará.
A vida cristã pode ser comparada a uma caminhada.
Ao ouvir o evangelho de Cristo e ao recebê-lo como a palavra de Deus e não como a dos homens, os tessalonicenses aprenderam a maneira pela qual deviam viver e agradar a Deus.
O evangelho revela a justiça de Deus, ou seja, tudo aquilo que Deus julga necessário que saibamos, a fim de vivermos vidas que lhe sejam agradáveis e que levem à vida eterna.
Estes irmãos foram "inteirados" nas instruções do Senhor Jesus, e precisavam continuar progredindo cada vez mais.
A vida cristã não é o resultado do mero conhecimento da vontade de Deus, e sim da prática desta vontade.

·         Viver e agradar a Deus
"Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais.” (I Ts. 4:1)
           
Paulo ensinava o Evangelho de Jesus Cristo e a todo o tempo convocava aos irmãos a viverem uma vida de santidade.
Mostrava que se deve abandonar os pecados, digo mostrava porque, além de falar, ele vivia dessa maneira.
O Evangelho se fundamenta na obediência e santidade, e se queremos vencer na vida espiritual e em todos os setores da vida, é necessário nos santificar, nos aproximar do Senhor, e essa proximidade só se dá se abandonarmos os erros e pecados.
Não basta falar, é necessário o abandono de toda impureza.
Paulo não somente falava como vivia em santidade e exortava para que as pessoas imitassem o seu jeito de viver e assim agradar a Deus e serem vitoriosas.
Para agradar a Deus, são necessários e fundamentais: santidade, santificação, abandono de erros, de pecados, e práticas erradas contrárias à sã Palavra.
Portanto, vamos agradar a Deus e juntos busquemos a santidade.

·         Abster-se da prostituição
"Porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus. Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição.” (I Ts. 4:2-3)

Ninguém pode falar no Evangelho sem falar em santidade, nem se pode viver em busca de bênçãos e milagres ou revelações sem se santificar.
Se quisermos ouvir o Senhor, se queremos respostas ou bênção, é preciso santificação.
Os mandamentos do Senhor dizem para sempre se afastar de toda coisa impura, e impureza é o que está em desacordo com os preceitos do Senhor, o que não é puro n’Ele.
Um exemplo é a prostituição, que engloba o relacionamento entre solteiros, fornicação, ou adultério, ou seja, casados que se relacionam com uma terceira pessoa, a traição, ou pessoas que vivem juntas sem serem casadas, ou qualquer relacionamento sexual sem ser casado é prostituição, segundo o Evangelho.
E a Bíblia nos ensina que devemos fugir dessas coisas, desses relacionamentos, sabendo que prazer sexual é somente para os casados, e fora é pecado e não há desculpas ou justificativas.
O Apóstolo Paulo recomenda: "se estão abrasados, que se casem”.

·         Santificação e honra           
"Que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus.” (I Ts. 4:4-5)

Que cada um de nós saiba zelar pelo vaso, pelo corpo em santificação, saiba zelar pelo corpo que o Senhor nos deu para vivermos, e se somos morada do Espírito Santo, não pode habitar a prostituição em nós, ou seja, é necessário saber que todos os que conhecem a Palavra de Deus e querem ter vida não podem se prostituir, devem se afastar de toda situação que possa conduzir a um despertar sexual, pois isso conduz para longe do Senhor.
Quem não conhece Deus vive em prostituição como se fosse algo normal, e para essas pessoas o que não é normal é serem salvas ou terem vida, porque o Evangelho se cumpre, e quem despreza também é desprezado pelo Senhor.

·         Ofender ou Defraudar
"E que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador.” (I Ts. 4:6)

Santificar é saber que todos somos irmãos, filhos do mesmo Pai, por isso não somos superiores a ninguém e jamais devemos pensar em tirar proveito de ninguém, ser desonesto, mentiroso.
Não devemos procurar levar vantagem em nada, a todo o tempo temos de ser honestos nos grandes e pequenos negócios, sabendo que é melhor tomar um prejuízo do que levar vantagem indevida, pois o Senhor com certeza irá cobrar.
Não podemos querer ser espertinhos, achando que estamos levando vantagens em algo com alguém, pois aquilo que aparentemente nos traz vantagens imediatas, na verdade somente serve para destruição, dor, morte, porque o próprio Deus fará com que paguemos pelas vantagens indevidas e desonestas; portanto, devemos confiar sempre no Senhor, pois Ele dará o que necessitamos.

·         Chamado a Santificação
"Porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo.” (I Ts. 4:7-8)

Não podemos em hipótese alguma desprezar esses ensinamentos, pois eles são vida.
Sabemos que o Senhor não nos chamou para vivermos em pecado ou trevas, e sim para vivermos na Luz verdadeira, que é Ele, e viver na luz é não viver em nada obscuro ou escondido, e o Senhor nos deu o Espírito Santo, que nos convence de erros e pecados, portanto não temos desculpa para viver práticas erradas.
A santificação é mandamento, é dever de todo aquele que quer se aproximar do Senhor, pois sem santificação ninguém verá Deus.

·         Amor fraternal
"No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros; e, na verdade, estais praticando isso mesmo para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais.” (I Ts. 4:9-10)

Todos nós sabemos sobre o amor fraternal, ou seja, o amor verdadeiro, autêntico com que devemos amar a todos indistintamente, mas não com tolerância aos pecados e erros, não nos calando diante do erro, com a desculpa de não querer chatear, mas confrontando o pecado.
Amar é querer a salvação do próximo e sabemos que salvação depende da nossa santificação aqui.
Portanto, a todo tempo devemos amar o próximo e demonstrar esse amor falando do Evangelho, ensinando a verdade, apontando os erros e ajudando todos os que necessitem, socorrendo-os sempre que houver necessidade.

·         Andar honestamente
"E a diligenciardes por viver tranqüilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos; de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar.” (I Ts. 4:11-12)

Que todos trabalhem e vivam de maneira digna e honrada, pois o trabalho santifica e é necessário para nossa manutenção e a dos nossos, além de termos com o que socorrer quem necessitar e assim aplicar o verdadeiro amor.
Crentes que não cuidam de seus próprios negócios acabam se envolvendo na vida dos outros e causando problemas.
Quando um crente fica sem trabalho, ele dá trabalho.
Quando estamos envolvidos no nosso próprio trabalho, não temos tempo para nos envolvermos nos negócios alheios.
Devemos sempre procurar ter para ajudar e socorrer e não precisarmos ser ajudados ou socorridos, e também ser testemunhas do poder de Deus em nossas vidas, porque, se não trabalharmos, não teremos o que precisamos e, consequentemente, os de fora verão em nós pessoas fracassadas e derrotadas, e assim estaremos enlameando o Evangelho.

Para sermos santificado, Deus teve que mortificar o pecado que reinava em nós e fazer renascer a vida em Cristo e com Cristo Jesus.
Foi uma luta, mortificar, aborrecer a morte, a velha vida, para deixar medrar a nova vida que glorifica a Deus.
Estaremos dispostos a despojarmo-nos de tudo o que é velho para nos revestirmos de Cristo, tendo o que é novo?
Só assim poderemos ser verdadeiramente santificados e estarmos na vontade de Deus.
Seguir a Cristo é o que Deus quer ver em vós!
Santificados!
Um com Jesus, isto não é algo que Cristo coloca em nós, mas é Cristo que vive em nós
Vivamos em santidade, pratiquemos o Evangelho e assim seremos vencedores.
A santidade é a marca dos que foram justificados e selados pelo Senhor.
Santidade significa que somos o povo de propriedade exclusiva de Deus, somos a nação santa.


Amém!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muitas ocasiões de pecado, eu não as evitei, elas me foram evitadas, diplomáticas e providenciais. Voltarei 40 anos atrás. Éramos 2 engenheiros. O colega, profissional espertíssimo, casado pai de 3 filhas, era, porém, acometido de satiríase. Morávamos juntos em uma frente bandeirante e urbana de obras, interiorzão de Minas. Boca da noite por vezes ele me convidava para irmos juntos a baladas e badalações. Cada um no seu carro, a premissa é que iríamos pegar mulher. Na boate eu até curtia alguns embalos em meio a luzes foscas, trepidantes, num mar de silhuetas de mulheres lindas, perfumadas e seminuas. De repente os Céus me mandavam que eu fosse embora. Nunca passava de 1 hora da madrugada, eu simplesmente desaparecia. Era como que uma fuga, fuga das ocasiões de pecado. Madrugadona eu percebia ele chegando em casa sempre com uma mulher. Nunca mais ouvi falar deste nobre colega. Eu não preciso saber, Deus sabe e Deus é poder e misericórdia...:)