sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

VIVENDO UM NOVO TEMPO

“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.” (Is. 6:1-8) 

Deus tem um novo tempo para cada um de nós.

Quando olhamos para nosso presente e vemos as dificuldades que enfrentamos achamos que a fase difícil parece não passar. Mas tudo passa. O tempo de Deus é permanente e eterno. O tempo humano é passageiro.

O profeta Isaías era admirador do rei Uzias, também conhecido como Azarias. No vigésimo sétimo ano de Jeroboão, rei de Israel, começou a reinar Azarias, filho de Amazias, rei de Judá.” (II Rs. 15:1)

Foi ungido rei aos 16 anos de idade. “Todo o povo de Judá tomou a Uzias, que era de dezesseis anos, e o constituiu rei em lugar de Amazias, seu pai.” (II Rs. 14.21)

Mas ele se exaltou em sua prosperidade e desobedeceu a Deus quando queimou, algo que não lhe era permitido fazer, pois era restrito aos sacerdotes. “Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso.” (II Cr. 26:16) 

A consequência foi uma lepra e a morte do rei, trazendo um tempo de decadência para o povo.

O ano da morte do rei Uzias foi um tempo muito difícil, mas quando Isaías entrou no templo, viu a glória de Deus, foi transformado e enviado para cumprir seu chamado profético.

Como viver o novo tempo de Deus?

Vamos refletir como o profeta Isaías descobriu o novo tempo que Deus preparou para ele:

 

             I.        Tempo de ver a Glória de Deus:

“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.” (Is. 6:1-4) 

O Profeta Isaías descobriu que aquele tempo difícil, na verdade seria o momento para que a glória de Deus se manifestasse.


a)    Entrar no templo:

“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.” (Is. 6:1) 

A primeira atitude de Isaías ao ver o caos social, foi buscar a presença do Senhor no templo. Ali seria o lugar certo para recomeçar tudo. Hoje o santuário de Deus somos nós e devemos buscar a Deus de todo o coração. “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Co. 3:16) 


b)    Adorar a Deus:

“Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” (Is. 6:2-3) 

O ambiente que Isaías presenciou foi de louvor e adoração dos anjos cantando ao Senhor. O louvor liberta e alegra. Quando adoramos em Espírito, Deus se faz presente em nossas vidas e muda todas as coisas. (Jo. 4:24) 


c)    Ver o Agir de Deus:

“As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.” (Is. 6:4) 

Quando o profeta entrou na casa de Deus, foi surpreendido pela glória do Senhor enchendo o templo. Não conseguiu fazer nada mais do que apenas contemplar o poder de Deus.

Quando confiamos no Senhor aprendemos a viver na dependência do Senhor vendo o seu poder se manifestar. “Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver.” (Êx. 14:13) 

Aquele tempo caótico se tornou o momento em que Isaías viu a glória de Deus.

Do mesmo modo em nossas crises podemos entrar no templo na presença do Senhor em adoração e contemplar o agir de Deus com sua poderosa mão sobre nós. “Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Is. 43:13)

Este é o tempo de ver a glória de Deus! 

            II.        Tempo de Transformação:

“Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.” (Is. 6:5-7) 

O profeta Isaías, após ser impactado pela glória de Deus passou a olhar para si mesmo e por isso entendeu que precisava de uma transformação em sua vida. 


a.    Arrependimento:

“Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!” (Is. 6:5) 

Após entender a santidade de Deus entoada no louvor dos anjos, o profeta Isaías sente que é pecador e se arrepende de seus erros, confessando ao Senhor. Quando passamos por tempos difíceis, temos a tendência de culpar os outros, mas precisamos reconhecer nossas próprias faltas e nos corrigir com Deus. 


b.    Fogo do Espírito:

Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz.” (Is. 6:6) 

Quando Isaías confessou o pecado, um dos serafins pegou uma brasa de fogo no altar para queimar os lábios dele. Este fogo representa o poder do Espírito Santo em sua vida para lhe purificar e capacitar para o chamado profético que Deus lhe deu. 


c.    Perdão:

Com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.” (Is. 6:7) 

O anjo declarou para Isaías que estava perdoado de seus pecados e agora estava livre para servir ao Senhor. A culpa prende e impede de prosseguir, mas o perdão traz liberdade e paz. 

Os tempos de provações são oportunidades para mudar nossas vidas. Somos moldados e levados ao fogo para ser preparados para receber sua bênção. Antes de Deus mudar as coisas ao nosso redor, primeiro quer mudar nossas vidas, o nosso interior.

Este é um tempo de transformação!

           III.        Tempo do Chamado de Deus:

“Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.” (Is. 6:8) 

Após descobrir que aquele era o tempo de ver a glória de Deus e de ser transformado pelo Senhor, agora Isaías recebe um chamado profético. 


A.   Ouvir a voz do Senhor: 

A primeira coisa que acontece na vida de um profeta é ouvir a voz de Deus. Não pode falar de algo que não ouviu, mas torna-se responsável por transmitir o que ouve. Isaías ouviu a voz Divina e foi impactado pela mensagem espiritual que seria incumbido. “Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo. Então, disse eu: até quando, Senhor? Ele respondeu: Até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, as casas fiquem sem moradores, e a terra seja de todo assolada.” (Is. 6:9-11) 

Se você está vivendo um tempo difícil, apenas se coloque diante de Deus para ouvir a sua voz em seu coração. 


B.   Ser conduzido por Deus: 

A partir daquele encontro com Deus, a vida do profeta Isaías seria conduzida pela direção do Senhor para sua vida. Deveria ir onde o Senhor o guiasse por mais difícil que pudesse ser. Deixe Deus conduzir a sua vida através do sopro do Espírito Santo. “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.” (Jo. 3:8) 


C.   Obedecer à vontade de Deus: 

Isaías descobriu que Deus está acima de tudo e que sua vontade é soberana, passando a aceitar o que Deus tinha para ele, tornando-se obediente a tudo o que Deus lhe falasse. Se Deus te deu um chamado, obedeça ao propósito de Deus para sua vida e seja feliz na presença do Senhor.

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm. 12:2) 

O tempo mais difícil da vida de Isaías se tornou o seu chamado para o ministério profético. A partir dele foi anunciado o plano de Deus para o seu povo. Em momentos difíceis de nossas vidas Deus proporciona oportunidades novas para nos usar e mostrar seu poder.

Este é um tempo do chamado de Deus para sua vida!

Deus tem um novo tempo para você! 

A partir daquele dia Isaías passou a proclamar o novo tempo de Deus para o povo, como ano aceitável, entendendo que cada crise é uma oportunidade para o agir sobrenatural de Deus.

“O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram.” (Is. 61:1-2) 

Deus tem um novo tempo para sua vida, mas será necessário parar de olhar problemas e contemplar a glória de Deus, aceitar ser transformado para que você também seja renovado e então receber o chamado do Senhor para cumprir a Sua vontade.

Aceite o tempo de Deus para sua vida! 

Amém!!!

Nenhum comentário: