sexta-feira, 16 de junho de 2023

O VINHO NOVO

“Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam, e foram e disseram-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, e não jejuam os teus discípulos? E Jesus disse-lhes: Podem porventura os filhos das bodas jejuar enquanto está com eles o esposo? enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar, mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias. Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, doutra sorte o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior. E ninguém deita vinho novo em odres velhos, doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se, o vinho novo deve ser deitado em odres novos.” (Mc. 2:18-22) 

O cristianismo hoje se tomou em algo tradicional, que se faz por costume ou por conveniência social.

Uma situação semelhante ocorria em Israel, quando vivia sob o Império Romano. A vida espiritual era dominada por diversos partidos religiosos, como os saduceus e os fariseus, pois estavam sem profetas há cerca de 400 anos.

O sentido da Obra profética de Deus tinha sido perdido. Israel experimentava o humano e uma tradição religiosa. Algo sem vida e incapaz de trazer bênçãos para a nação.

O aspecto exterior da vida espiritual de Israel era como uma “roupa velha.”

O desgaste era visível a todos, nas práticas e costumes do povo. Isto refletia o aspecto interior, que era como “odres velhos.” No coração do homem havia apenas a tradição e lembranças da operação de Deus no passado, um “vinho” que há 400 anos não era renovado.

Mas quando os sinais do envelhecimento estavam bem visíveis e a situação muito difícil, o Senhor Deus providenciou um renovo para o seu povo, revelando uma nova etapa de um Projeto estabelecido antes do mundo ser criado, desde a eternidade. É dado a conhecer o que estava oculto no Velho Testamento e agora está revelado no Novo Testamento, o Senhor Jesus.

Ele é a revelação de Deus e a resposta para toda necessidade humana.

Hoje também o Senhor renova a sua Igreja, preparando-a para uma nova etapa da sua Obra. Podemos testemunhar um derramar do Espírito Santo muito especial, um “vinho novo”, preparando a igreja para um grande acontecimento profético: o arrebatamento.

A igreja, como uma noiva, é formada pelos “filhos das bodas” que se preparam para ir ao encontro do seu Senhor. Vem chegando o dia perfeito; as bodas do cordeiro de Deus.

Como aconteceu naquela época em Israel, hoje também muitas pessoas têm dificuldade de entender e aceitar a Obra de Deus através do Senhor Jesus.

Havia um contraste entre os discípulos de Jesus e os discípulos de João e dos Fariseus. Por isso as dúvidas, os questionamentos e as comparações ” ... não jejuam os teus discípulos?” A dificuldade residia na mentalidade reinante na época, que é a mesma de hoje.

O Senhor Jesus resgata o homem dessa condição, preso a costumes e tradições religiosas, revelando com toda clareza o projeto de Deus, onde tudo tem um tempo e um modo determinado por Deus Pai. O Senhor está no controle e todas as coisas que contribuem para o bem do seu povo. O homem é chamado a experimentar uma nova forma de vida, sob a direção do Espírito Santo no seu interior. Uma Obra realizada por revelação.

Não é uma questão de fazer jejuns, orações, ofertas...

Não existem substitutos para a revelação. Hoje, como naquela época, a questão é conhecer Jesus por revelação, Jesus vivo. Enquanto tiver Jesus revelado (o esposo) o homem não precisa utilizar meios (jejum) de alcançar a graça de Deus, pois ela está presente na direção do Espírito Santo – “enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar.”

Apenas quando o homem perde a revelação, ficando somente com a razão ou os costumes, então deve utilizar os meios de graça e buscar o Senhor – “tirado o esposo, e então jejuarão.” Não se trata de ter boas idéias e seguir costumes religiosos, por melhores que sejam, mas de ser capaz de ouvir a voz de Jesus e realizar o projeto de Deus para as nossas vidas.

A Obra de Deus requer uma mudança completa de estilo de vida, uma nova mentalidade.

Muitas vezes queremos entregar a Deus apenas o aspecto exterior, que nos traz dificuldade e que não conseguimos resolver, colocar “remendo de pano novo em roupa velha”, para continuarmos com o interior igual ao que era antes, com o “odre velho.” Mas não importa o quanto tentemos, este procedimento não vai trazer a solução.

O problema interior e os seus aspectos externos irão aumentando a cada tentativa frustrada.

Muitos hoje se encontram assim, diante de dificuldades que parece insuperáveis – “... a rotura fica maior .. os odres estragam-se.” A Obra de Deus não pode ser alcançada dessa maneira, entorna-se o vinho.”

A benção para as nossas vidas, a Obra que o Senhor tem preparado para nós, requer uma mudança completa, uma renovação da mente e da maneira de ser. Uma mudança tanto exterior (conduta) quanto interior (coração), “vinho novo em odres novos.” O Senhor nos deu o Espírito Santo para nos guiar, não há mais lugar para os nossos costumes e tradições. Tudo já está preparado para as bodas, temos apenas que receber o presente de Deus, “Cristo em nós, esperança da glória.” O dia perfeito vem chegando.

Conclusão

Quando aprendemos a caminhar com Jesus, sendo seus discípulos, com um só coração, recebemos através do Espírito Santo aquilo que Deus Pai já tem preparado para cada um de nós. Uma Obra profética onde Deus vai revelando a sua vontade a cada dia, indicando o, tempo e o modo de cada coisa, nos fazendo experimentar a sua graça maravilhosa, preparando a sua igreja.

Amém!!!

Nenhum comentário: