segunda-feira, 8 de agosto de 2022

A PORTA CERTA

“Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo. 10:7-10) 

Todos os dias passamos por portas. São muitas portas que abrimos em armários, casas, carros e etc... Nem sempre a porta que abrimos tem o que procuramos e por isso devemos continuar batendo em outras portas até encontrar. Depois de uma porta sempre há outras portas.

Jesus disse: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.” (Mt. 7:7) Jesus disse isso porque Ele é a porta certa que precisamos. Jesus é a porta certa.

Muitas pessoas dizem que tentaram de tudo, remédios, justiça, amigos... e todas as portas estavam fechadas. Mas eu pergunto: você já tentou bater na porta de Jesus?

Quando você pensa que está num beco sem saída, lembre-se: Jesus é a porta certa!

Você já entrou pela porta de Jesus?

Vamos aprender sobre as portas que Jesus abre:

 

            I.        Porta da VERDADE:

“Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.” (Jo. 10:7-8)

 

O cego de Jericó, chamado Bartimeu nunca tinha visto a luz e todos achavam que ele nunca poderia ser curado. Mas isso não é verdade. Ele estava na escuridão da cegueira. Como ele saberia a verdade sobre Jesus? O jeito foi gritar. Não havia uma porta, uma saída para ele no meio da multidão, contudo quando ele ouviu falar de Jesus gritou sem medo e conheceu a luz da verdade.

“E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.” (Mc. 10:46-52) 

Quando Lázaro morreu já havia quatro dias, todos diziam que ele já cheirava mal e que Jesus havia chegado atrasado. Seria verdade? Não. Jesus nunca chega tarde demais. Jesus disse que Lázaro dormia e quando lá chegou ele estava morto. Jesus teria mentido? Nunca! Mas Lázaro estava preso dentro do sepulcro e a porta estava lacrada com uma pedra. Jesus mandou abrir a porta removendo a pedra e chamou Lázaro que ressuscitou. (Jo. 11) 

As portas do mundo nem sempre são verdadeiras. Há muita propaganda enganosa por aí. Mesmo que alguém te diga que seu problema não tem solução, saiba que Jesus é a porta da verdade. Se o médico disse que é impossível, mas Jesus disse que é possível, creia. A última palavra é do Senhor!

Você já passou pela porta da verdade?

Não tenha dúvidas, Jesus é a saída para a verdade!

                             

         II.        Porta da LIBERTAÇÃO:

“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.” (Jo. 10:9) 

Uma mulher estava encurvada há dezoito anos, sem ver o céu, olhar para cima ou enxergar a luz. Jesus disse que ela estava presa por satanás e precisava de libertação. “Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus.” (Lc. 13:12-13)

Ela foi libertada pelo poder de Jesus. 

Um homem tinha um filho com um espírito perturbador que o jogava no fogo e na água e o jovem espumava de raiva. O pai levou o filho em vários lugares, até aos discípulos de Jesus, mas em todas as portas ele voltou sem solução. Jesus expulsou o demônio daquele jovem e ele foi liberto. (Mc. 9:14-29) 

Muitos crentes estão como os discípulos, presos em suas opiniões e pecados, por isso Jesus disse que: “esta casta não pode sair senão por meio da oração e do jejum.” (Mc. 9:29)

Além de aceitar Jesus, se batizar e converter a cada dia, o cristão precisa passar por uma libertação de tudo o que o impede de crer e para isso precisa orar e jejuar.

Jesus disse que as ovelhas são livres, podendo entrar e sair e encontrar pastagem, sustento. Só existe liberdade em Jesus. O mundo escraviza, vicia e prende a pessoa. Só Jesus liberta!

Você já passou pela porta da Libertação?

Jesus quer libertar a sua vida totalmente!

 

       III.        Porta da VIDA:

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo. 10:10) 

Frequentemente vemos pessoas falando a primeira parte deste texto: “o ladrão vem somente para roubar, matar e destruir”, enfatizando a ação do inimigo e esquecendo-se de falar a parte mais importante: “eu vim [Jesus] para que tenham vida e a tenham em abundância.” Sugiro a você completar esta parte sempre que alguém disser o texto incompleto, para enfatizar o poder de Deus e não a ação do diabo. 

Havia uma mulher que há doze anos estava enferma e sangrando. Já havia batido em várias portas e gastado tudo o que tinha com os médicos. Ela estava condenada à morte. Quando ouviu falar que Jesus passava por ali, encontrou muitos obstáculos e não havia passagem, porta, para ela. Mesmo assim ela se arrastou e tocou em Jesus e foi curada.

“Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.” (Mc. 5:25-34)

Porque Jesus é a porta da Vida! 

Também um homem importante chamado Jairo pediu a Jesus que curasse sua filha e quando lá chegaram, receberam a notícia de que estava morta. Jesus mandou todos que não tinham fé saírem e fechou a porta da casa junto com o pai e mãe da criança e seus discípulos. Por que Jesus fechou a porta da casa? Porque Deus abre as portas para salvação em nossa casa e fecha a porta para tudo que é mal. Então Jesus deu a vida novamente para aquela criança.

“Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre? Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente. Contudo, não permitiu que alguém o acompanhasse, senão Pedro e os irmãos Tiago e João. Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito. Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme. E riam-se dele. Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava. Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados. Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que dessem de comer à menina.” (Mc. 5:35-43) 

Muitas portas do mundo têm levado jovens aos vícios, prostituição, criminalidade e morte. A porta da vida é Jesus. Se você quer viver uma vida abundante, cheia de alegrias e vitórias, receba a Jesus como Senhor e Salvador.

Você já passou pela porta da vida?

Jesus é a vida abundante que você precisa!

Jesus é porta de saída para o seu problema! 

CONCLUSÃO

“Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.” (Mt. 16:19)

Jesus já nos deu a chave para a vitória “e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. (I João 4:5)

Com a fé podemos abrir todas as portas que precisamos.

Um paralítico queria chegar até Jesus, mas não havia porta para entrar, então quatro amigos dele abriram o telhado e o passaram para chegar até Jesus e ele foi curado. (Mc. 2:1-12)

Você sabe de quem era aquela casa? Era a casa do próprio Jesus. “Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa.” (Mc. 2:1)

Por isso ele permitiu abrir o teto. Se não houver uma porta para você, Jesus abre o céu para te abençoar!

Quando você encontrar uma porta fechada, lembre-se você já tem a chave. Jesus a Porta da Verdade, da Libertação e da Vida, tem a chave de todas as portas.

Você está num beco sem saída? As portas estão fechadas para você?

Jesus é a porta certa! Entre! Ele está esperando você! 

Amém

Nenhum comentário: