quarta-feira, 13 de abril de 2022

A VISÃO DA AMENDOEIRA

 


"Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir." (Jr. 1:11-12)

Jeremias era adolescente quando Deus o chamou para ser profeta. Ele falaria a homens idosos, a intelectuais da fé, a religiosos endurecidos pela frieza da lei mosaica, e que não o ouviriam. Diria a reis e nobres palavras difíceis de serem aceitas, mas que tinham de ser anunciadas, mesmo à custa da própria liberdade ou da própria vida.

Deus preparou seu jovem profeta, dando-lhe de início uma visão: apenas uma vara de amendoeira.

E a vara de amendoeira fazia Jeremias se lembrar da vara de Arão, o escolhido de Deus para a liderança profética no meio do povo de Israel. A vara que floresceu, após uma noite na presença do Senhor, fora a confirmação da chamada de Arão e de seus descendentes como sacerdotes.

Deus confiou sua mensagem a Jeremias porque este era fiel na entrega do que via ou ouvia do Senhor. Ele não “enfeitava” nem acrescentava nada ao que o Senhor lhe mostrava. E por isso foi usado por Deus de maneira tão grandiosa.

Amendoeira é uma palavra hebraica, "shoked", e significa "vigilante". Esta árvore é da família das rosáceas, de semente oleaginosa, e é a primeira planta a florescer na primavera. É como se ela ficasse vigiando o fim do inverno e o início da primavera, e quando ocorre o equinócio da primavera, a amendoeira é a primeira a brotar! Daí seu nome de vigilante.

Deus estava dizendo a Jeremias: Eu sou como a amendoeira que vigia a primavera. Eu estou vigiando para que as minhas palavras se cumpram. E você Jeremias deve aprender a ser vigilante como é a amendoeira. 

Na simbologia bíblica "vara" significa "pessoa". Em João 15:5 Jesus afirmou: "Vós sois as varas..." Portanto "vara de amendoeira" significa: pessoa vigilante. 

Quando Deus deu a Jeremias a visão da vara de amendoeira, Ele alertava para a vigilância, pois a Palavra de Deus iria se cumprir, quer Jeremias quisesse ou não. Não que Deus fosse ruim, mal, mas porque Ele já sabia do pecado de Judá. Jeremias jamais poderia se intimidar por se achar uma criança, ou incapaz, e deixar de anunciar o que Deus iria mandar. 

Que lições podem ser extraídas deste texto? Um olhar atento revela verdades relevantes para nossa edificação espiritual. 

PRIMEIRA LIÇÃO: 

A amendoeira tem flores de um branco-rosado, ficando completamente florida na Palestina em janeiro, e seus frutos aparecem em março ou abril.

A amendoeira é a primeira árvore a florescer no final do inverno e isto indica que a mudança de estação está chegando. É como se ela vigiasse a chegada da primavera. Se a amendoeira espera a parte final do inverno para começar a brotar indicando a chegada da primavera, Deus também espera o tempo adequado para cumprir suas promessas iniciando um novo tempo em nossas vidas.

Ele estabelece tempos na trajetória de nossas vidas para cumprir aquelas coisas que destinou a cada um de nós. 

SEGUNDA LIÇÃO: 

Outro fato interessante é que Deus usa uma linguagem profética simbólica, ou seja, Ele usa um símbolo, a vara de amendoeira, para deixar uma mensagem clara para o profeta: Eu cumpro o que prometo! Eu sou fiel! Eu estou atento as mudanças de tempos e estações! Eu estou pronto para agir no tempo que Eu determinei!

O nome hebraico para amendoeira é “shoked” que significa vigilante. Portanto, Deus usa de uma linguagem simbólica para demonstrar um dos seus atributos mais enfatizado na Bíblia, que é a fidelidade, o fato de agir no tempo certo, nunca estar atrasado. Deus não dorme, é vigilante e cumpre sua palavra! E também se Deus é vigilante como a amendoeira, nós também devemos ser vigilantes como Ele. Devemos vigiar nossas atitudes, vigiar contra o pecado, vigiar o que falamos e vigiar para não cairmos nas armadilhas do inimigo. 

TERCEIRA LIÇÃO

Durante o inverno todas as folhas da amendoeira secam e caem. Ela parece morrer. Parece estar esquecida. Parece inútil.

Assim também sobre nossas vidas chega o inverno. A estação climática mais fria do ano, é o inverno das adversidades, das pressões produzidas pelas crises, pelos problemas e tribulações que enfrentamos.  Nossas vidas ficam com uma aparência de morte, de falência, de crise.

O patriarca Jó teve um tempo assim. As folhas da sua vida secaram e caíram. Ele perdeu os filhos, os bens, a saúde e o apoio da própria esposa que lhe sugeriu o suicídio.

Mas, algo interessante acontece com amendoeira. Antes que o inverno acabe. Enquanto as demais árvores estão secas e sem frutos, ela floresce. Ela se antecipa à primavera. Ela desperta ainda no inverno. No rigor do inverno de Israel ela floresce. Por isso é tida para os israelitas como símbolo de esperança e restauração.

“Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.” (Sl. 126:4)

É a visão de esperança para seu povo.

Meu irmão se tudo a tua volta está seco. Casamento, relacionamentos, projetos, sonhos, sentimentos… Se tudo perdeu a cor, a beleza, a vida ficou sem graça. Tudo parece acabado. Tenha esperança na Palavra de Deus. Você florescerá como a amendoeira. Nada impedirá a tua vitória em Cristo Jesus. 

QUARTA LIÇÃO: 

A palavra de Deus irá se cumprir, quer os adversários de Deus e de Jeremias queiram, quer não. Portanto, o profeta não deveria se intimidar com o fato de se sentir inadequado para a missão que recebeu.

Quem iria realizar a obra era Deus! Quem iria guardar o profeta era Deus! Quem iria cumprir totalmente aquilo que havia dito era Deus! “Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.” (Is. 55:10-11)

Meu irmão não tenha medo de fazer a obra de Deus, pois nosso trabalho não será vão. Ele está conosco, Ele não vai falhar e vai nos guardar para chegarmos a salvo em seu Reino Celestial!  Deus é um Deus vigilante para fazer com que sua Palavra, suas Promessas, Seus Mandamentos se cumpram quando, onde e como Ele quiser. Não há nenhuma força ou poder no mundo visível e no mundo invisível que possa impedir. ALELUIAS! 

QUINTA E ÚLTIMA LIÇÃO: 

A amendoeira é a única árvore que frutifica o ano inteiro em Israel. Nem mesmo o inverno interrompe este ciclo. Está constantemente se renovando e produzindo.

Meu irmão a Bíblia diz que você é como a amendoeira. Confira:  “…antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” (Sl. 1:2-3) Isto nos ensina que a Palavra de Deus nos capacita a ser uma bênção constante para o mundo pela frutificação contínua não importando em qual estação estejamos. AMÉM! 

O cristão deve ser vigilante, não somente porque "Jesus vai voltar", mas também em anunciar as Boas Novas do Reino, pois sabemos que a Palavra de Deus irá se cumprir, quer o mundo queira ou não. E já tem se cumprido!

Não podemos nos intimidar diante de pessoas da alta sociedade, ou de pessoas que tem "pensamento positivo" sobre o mundo e a vida, mas anunciar que Jesus está voltando, e que este mundo, kosmos=sistema de coisas, tem um prazo estabelecido por Deus.

"Prega a palavra." Esta foi a ordem dada a Timóteo. "...instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes..." (II Tm. 4:2) Esta Palavra não nos ensina a sermos inconvenientes, e nem que em qualquer lugar devamos ficar 24 horas pregando sem parar, se tornando um crente chato. Mas de ter o compromisso e o dever de anunciar nas horas certas, “que é chegado o Reino dos Céus.” Que o Senhor Jesus derramou na cruz do calvário sangue puro para nos salvar. Nunca deixar de falar! 

Devemos vigiar também sobre a volta do Senhor Jesus Cristo. Mas não apenas esperar com medo, ou porque "o mundo vai se acabar", etc, como se seguir ao Senhor fosse por medo ou pressão. Mas obedecer ao "ide", pois bem aventurado o servo que o Senhor assim o encontrar fazendo.

Muitos pensam que falaram de Jesus em vão, que foram alvos de piadas, zombarias, e arrependem-se até de terem falado sobre Deus. Se o amado leitor não sabe, a semente da amendoeira é chamada de "um despertar". Ela permanece nas ondas do mar por meses, e quando a maré enche, é lançada pelas ondas na praia, e se torna uma árvore enorme.

A palavra de Deus nunca volta vazia. O nosso trabalho nunca é vão no Senhor Jesus Cristo. A semente da Palavra de Deus que você lançou em algum coração, um dia a maré enche. Um dia essa semente germina. Um dia desses ela se torna uma linda árvore. Saiba que o tempo de Deus não é nosso tempo. Seja vigilante como é a amendoeira. Seja o primeiro a falar. Seja o primeiro a dizer: Jesus é bom. E esses frutos, mesmo que demorem, eles irão se transformar em lindas árvores para a Glória do Senhor Jesus!

Que Deus te abençoe rica e poderosamente em nome de Jesus. 

Amém!!!

Nenhum comentário: