segunda-feira, 8 de agosto de 2022

A VIGÍLIA DO GETSÊMANI

“Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados. E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai. E, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras. Então, Jesus lhes disse: Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas. Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galileia. Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim. Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo. Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.” (Mt. 26:36-46) 

O que é Getsêmani?

Getsêmani significa literalmente "prensa de azeite", local de esmagamento para conseguir o suco da fruta.É um jardim situado no sopé do Monte das Oliveiras, no Vale do Cedrom, em Jerusalém, onde se acredita que Jesus e seus discípulos tenham orado na noite anterior à crucifixão de Jesus. 

Os discípulos preparam a Páscoa, a festejaram e saíram para o Monte das Oliveiras. Jesus os disse que ficassem ali sentados enquanto ele iria orar. Neste meio tempo aquele que vinha caminhando com Jesus foi tomado pelo maligno e seu coração ficou transformado e corre para encontrar Caifás e entregar Jesus. 

Jesus com seus olhos espirituais abertos pôde contemplar tudo que iria acontecer. A rede maligna contra sua vida estava armada. Conhecia o coração dos discípulos e sabia que seria abandonado por eles. Mesmo jurando ficar com Ele até a morte. O coração de Judas foi tomado pelo demônio, indo até Caifás entregá-Lo sem nenhum pudor. O inferno se prepara para receber a divina luz, como se pudesse a suportar. Pobre demônio, Imaginando ter a sua vitória matando Jesus, não sabendo ele o que estava por vir a sua vida. O inferno começa sua festa. Mataremos o Salvador, onde está o filho de Deus? Será entregue em minhas mãos imagina satanás e já comemora. 

Jesus contemplando tudo orou e ao orar, Jesus chorou pelos nossos pecados. Orou por mim, por você, por nós pecadores que nem pensamos no que é a morte. Jesus levou consigo a Pedro e mais dois discípulos. Chegando lá começou a se angustiar, e a entristecer. Começou seu grande sofrimento a sua grande tribulação. “E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.” (Jo. 17:20-21)

Ele levou consigo os discípulos mais chegados, era a hora em que sabia do acontecimento a seguir. Precisava de alguém com Ele. Era o homem sofrendo a dor da sua morte.

O mestre ordena a seus discípulos que se assentassem e aguardassem por Ele, que iria mais adiante para orar. Jesus chamou seus discípulos mais íntimos e leais, Pedro, Tiago e João.

Eles são testemunhas da agonia que o Mestre passou no jardim do Getsêmani. Um lindo ensinamento de que, assim como nós, Jesus, em sua humanidade, precisava de amigos, naquele momento tão difícil.

Quão amargos foram aqueles momentos para Jesus no Getsêmani! Uma indescritível tristeza invade seu coração. A expectativa do sofrimento que o aguardava, Ele sabia de todo castigo físico e moral a que seria submetido. 

E o Mestre revela aos seus amigos a dor que se passava em seu coração: “Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.” (Mt. 26:38)

Jesus em um grande esforço, separa-se dos seus discípulos e vai para mais adiante, no Getsêmani, a fim de abrir seu coração com mais liberdade, diante do Pai.

Jesus foi orar sozinho porque sabia que quando estivesse na cruz estaria sozinho. Entendia que a oração capacita para as lutas e para enfrentar a cruz.

Muitas pessoas querem apenas receber oração e não querem orar por si mesmos ficando dependentes da intercessão dos outros, contudo na hora de levar a cruz, cada um leva a sua e não pode carregar a do outro. Todos precisamos nos preparar para a cruz.

Um evangelho sem cruz é um evangelho sem Graça! Muito mais que crer e pregar vitórias, precisamos nos preparar para os desafios da vida que muitas vezes passam pela cruz e o sofrimento.

A oração é a forma que Deus nos deu para nos preparar. Daniel orou na cova dos leões (Daniel 6.16-22), Elias orou na caverna (I Reis 19.9,10), Jonas orou no ventre do peixe (Jonas 2.1). Se até Jesus sentiu necessidade de orar, quando mais nós precisamos da oração!

Se você estiver passando por lutas, tire um tempo a mais de oração e consagração de sua vida. Busque mais ao Senhor de todo o coração que Ele te ouvirá.

Prepare-se para as lutas com muita ORAÇÃO!    

O ápice do ser humano, é morrer. Mas era preciso cumpri o que d’Ele fora escrito: “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Is. 53:5)

Morte que traria a vida e vida sem o véu. O véu que expunha nossa derrota no Éden, véu que nos separava da perfeição e comunhão divina.

Ao orar disse a seu pai: “SE POSSIVEL PASSE DE MIM ESTE CÁLICE.” Todavia se não for possível faça a tua vontade Pai. Mas a agonia era sua, teria que passar sozinho, sem discípulos, amigos, seguidores e sem o pai. Como homem Ele recuava diante da cruz, da morte. Aquela morte era para homem sem nenhum caráter, somente pessoas que não tinham valor morria daquela forma. Era vergonhosa aquela situação. Jesus lutou com a agonia e a morte. Nem mesmo a sua divindade o protegeria dessa situação. Ao vir como homem abriu mão de não ter tais sofrimentos. Enfrentou como homem. Assumiu nossos sofrimentos como d’Ele.

Seus discípulos dormiam enquanto Ele sofria, nós dormimos enquanto os nossos sofrem sem vida. Em nem uma hora vigiaram com Ele. 

Os discípulos dormem no Getsêmani

Jesus com a alma cheia de angústia, retorna ao Getsêmani, onde deixou seus três mais amados discípulos, para buscar consolo em seus amigos. Porém não encontrou este afeto, pois eles estavam dormindo.

“E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?” (Mt. 26:40)

Um pouco antes, Pedro havia dito que jamais abandonaria Jesus e até morreria por Ele. Entretanto, não conseguiu ficar acordado para orar com Jesus quando Ele mais precisava.

Durante a última ceia de Páscoa no cenáculo, todos estavam dispostos a dar a vida pelo Mestre. O que ocorreu com toda aquela coragem?

A natureza humana do Mestre estava tão profundamente angustiada que Ele se deixa cair de joelhos com o seu rosto prostrado em terra.

Uma atitude de submissão, adoração e desolação. Ele rogou ao Pai que se possível, afastasse dele àquela hora tão terrível!

“E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” (Mt. 26:39)

Nisso um mistério é revelado. Se houvesse uma outra forma para resgatar o ser humano, se houvesse um outro meio para que os pecados dos homens fossem perdoados, Deus não submeteria o seu Filho a tamanho sofrimento. 

A sua vontade não foi feita, mas a vontade de Deus seu pai. Ninguém poderia comprar com sangue a nossa salvação. Só alguém como Ele, sem pecado, sem mancha. Jamais alguém destruiria o poder do pecado e da morte como Ele o fez. “Sua humanidade implorou para ser livrado daquilo que sua divindade poderia ver. Jesus, o carpinteiro, roga. Jesus, o homem, olha para dentro do buraco escuro e implora, “será que não pode haver outro jeito?”

Cristo foi tão afligido, e não foi somente porque ia perder a vida; foi também por causa dos pecados de todos os homens.

A oração de Jesus no Getsêmani era tão intensa que Seu Suor se Tornou em Sangue.

Segundo a medicina esse Evento é chamado de Hematidrose ou Suar Sangue!

A Hematidrose é um fenômeno raríssimo apenas uma fraqueza física excepcional onde o corpo inteiro dói, acompanhada de um abatimento moral violento causada por uma profunda emoção, por um grande medo. Apenas um ato destes pode causar o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas onde o suor anexa-se ao sangue formando a hematidrose.

A hematidrose pode ser, mais entendida com uma transpiração de sangue acompanhada de suor. 

A hora chegou, enquanto falava chegaram e por um beijo foi traído, entregue a morte. A morte de CRUZ. Pediu para sair, mas não saiu.

Que coragem a de Jesus ao se levantar daquele momento de oração e saber o que enfrentaria adiante.

Quando Jesus encontrou os discípulos dormindo pela terceira vez, Jesus deu uma ordem: “basta! Chegou a hora ... levantai-vos” (Mc. 14: 41-42)

Essa ordem é para nós. Chega de ficar dormindo, chorando e reclamando da vida. Vamos nos levantar, tomar a nossa cruz e seguir a Cristo!

Jesus teve coragem porque estava preparado através da oração, vigilância e aceitação da vontade de Deus sobre si.

Precisamos dar este ‘basta’ em nossa vida e nos levantar para lutar e vencer!

Quando estiver para enfrentar lutas, não se entregue facilmente ao sono espiritual, levante-se, ore, vigie e aceite a vontade de Deus que é o melhor.

Prepare-se para a vida com oração, vigilância e aceitando a vontade de Deus! 

Sua morte foi para que você não ficasse só. Para que você não chorasse só. A comunhão se fazia a cada dor, cada gemido. A solidão na cruz foi para que tenhamos comunhão e reconciliação com Deus Pai. Sozinhos não mais, mas redimidos na graça redentora que foi nos dada na cruz. Para que seus amigos o abandonando, Ele não te abandonará. E mesmo a morte chegando à vida eterna Ele te dará. 

Quando a morte chega o inferno festeja, olha para Ele na cruz e diz: onde está o filho de Deus! Mal sabia que não demoraria e Ele venceria as trevas e daria seu brado de vitória. Ao terceiro dia a morte é vencida. Jesus ressuscita. ALELUIA, Jesus ressuscitou. Ele está vivo o inferno vem abaixo, a festa acaba e satanás é lançado para fora, vê que sua força não será eterna, por isto luta tanto para que você vá morar com ele. Deseja tanto sua alma. Para que não encontre com aquele que o venceu e tem a chave da sua casa, a chave do inferno. 

Jesus levou na cruz a sua dor o seu sofrimento, se entregue a Ele hoje. Não fique aí sofrendo sozinho. Ele já levou suas dores na cruz. Venha fazer parte da nossa família. O cálice da dor já foi tomado. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt. 26:41) 

Jesus venceu no Getsêmani.

Cristo não desistiu e tornou o lugar de assombração e pesadelo, em um lugar de:

 

I.                     Decisão:

Getsêmani é lugar de decisão: Jesus decidiu vencer através da oração em comunhão com o pai. Orou três vezes. (Mt 26.44)

II.                   Submissão:

Getsêmani é lugar de submissão: Jesus abdicou de seus momentâneos desejo e se entregou totalmente a vontade do pai. (Lc 22.42)

III.                 Conforto:

Getsêmani é lugar de conforto: No jardim Jesus foi traído e abandonado pelos seus próprios discípulos que enfraqueceram na fé, mas nesse mesmo lugar Ele foi consolado e confortado por um anjo enviado pelo Deus que não desampara os seus. (Lc 22.43)

IV.                 Oração profunda:

Getsêmani é o lugar de oração profunda, de estar a sois com Deus.

“Então, chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.” (Mateus, 26.36).

Sem oração não teremos forças para vencer as adversidades e o dia mal.

V.                   Batalha Espiritual:

Getsêmani é o lugar de batalha espiritual.

É o lugar da maior batalha espiritual que um crente pode enfrentar; porque confronta a "sua vontade", com a "perfeita vontade de Deus".

É o lugar onde se adquire forças e coragem para enfrentar o Diabo, o seu reino, e o sistema pecaminoso e depravado deste mundo.

VI.                 Rogar a Deus:

Getsêmani é o lugar de rogar a Deus com a alma.

“Pai, se possível, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua.” (Lc.     22:42)

É o lugar de submissão a vontade de Deus.

VII.               Verdadeira entrega:

Getsêmani é o lugar da verdadeira entrega.

Onde a nossa vontade não prevalece, e sim a de Deus. Todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua.

Lugar onde derramamos a nossa alma diante da presença de Deus.

VIII.             Solidão:

Getsêmani é lugar de solidão.

No Getsêmani todos nos abandonam e ficamos na solidão, a sois com Deus. Nem uma hora pudeste vigiar comigo? (Mt. 26:40)

Enquanto muitos se divertem, descansam e dormem; você está aqui no Getsêmani de Deus. Mas, o teu Getsêmani (sofrimento), está acrescentando graça sobre graça em sua vida e Deus vai transformar em vitória. 

CONCLUSÃO:

Getsêmani é lugar de revelação, onde Deus revela a sua vontade.

É lugar de rendição, onde nós nos rendemos diante da vontade de Deus.

É lugar de preparação, onde somos adestrados para as grandes batalhas espirituais.

É lugar de renovação, onde a alma aflita e angustiada é confortada e fortalecida por Deus.

Getsêmani, é o lugar da nossa vitória. Passe pela prensa de JEOVÁ e seja encharcado de azeite do Espírito Santo, para enfrentar as adversidades e realizar a obra de Deus.

Amém!!!

A PORTA CERTA

“Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo. 10:7-10) 

Todos os dias passamos por portas. São muitas portas que abrimos em armários, casas, carros e etc... Nem sempre a porta que abrimos tem o que procuramos e por isso devemos continuar batendo em outras portas até encontrar. Depois de uma porta sempre há outras portas.

Jesus disse: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.” (Mt. 7:7) Jesus disse isso porque Ele é a porta certa que precisamos. Jesus é a porta certa.

Muitas pessoas dizem que tentaram de tudo, remédios, justiça, amigos... e todas as portas estavam fechadas. Mas eu pergunto: você já tentou bater na porta de Jesus?

Quando você pensa que está num beco sem saída, lembre-se: Jesus é a porta certa!

Você já entrou pela porta de Jesus?

Vamos aprender sobre as portas que Jesus abre:

 

            I.        Porta da VERDADE:

“Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.” (Jo. 10:7-8)

 

O cego de Jericó, chamado Bartimeu nunca tinha visto a luz e todos achavam que ele nunca poderia ser curado. Mas isso não é verdade. Ele estava na escuridão da cegueira. Como ele saberia a verdade sobre Jesus? O jeito foi gritar. Não havia uma porta, uma saída para ele no meio da multidão, contudo quando ele ouviu falar de Jesus gritou sem medo e conheceu a luz da verdade.

“E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.” (Mc. 10:46-52) 

Quando Lázaro morreu já havia quatro dias, todos diziam que ele já cheirava mal e que Jesus havia chegado atrasado. Seria verdade? Não. Jesus nunca chega tarde demais. Jesus disse que Lázaro dormia e quando lá chegou ele estava morto. Jesus teria mentido? Nunca! Mas Lázaro estava preso dentro do sepulcro e a porta estava lacrada com uma pedra. Jesus mandou abrir a porta removendo a pedra e chamou Lázaro que ressuscitou. (Jo. 11) 

As portas do mundo nem sempre são verdadeiras. Há muita propaganda enganosa por aí. Mesmo que alguém te diga que seu problema não tem solução, saiba que Jesus é a porta da verdade. Se o médico disse que é impossível, mas Jesus disse que é possível, creia. A última palavra é do Senhor!

Você já passou pela porta da verdade?

Não tenha dúvidas, Jesus é a saída para a verdade!

                             

         II.        Porta da LIBERTAÇÃO:

“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.” (Jo. 10:9) 

Uma mulher estava encurvada há dezoito anos, sem ver o céu, olhar para cima ou enxergar a luz. Jesus disse que ela estava presa por satanás e precisava de libertação. “Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus.” (Lc. 13:12-13)

Ela foi libertada pelo poder de Jesus. 

Um homem tinha um filho com um espírito perturbador que o jogava no fogo e na água e o jovem espumava de raiva. O pai levou o filho em vários lugares, até aos discípulos de Jesus, mas em todas as portas ele voltou sem solução. Jesus expulsou o demônio daquele jovem e ele foi liberto. (Mc. 9:14-29) 

Muitos crentes estão como os discípulos, presos em suas opiniões e pecados, por isso Jesus disse que: “esta casta não pode sair senão por meio da oração e do jejum.” (Mc. 9:29)

Além de aceitar Jesus, se batizar e converter a cada dia, o cristão precisa passar por uma libertação de tudo o que o impede de crer e para isso precisa orar e jejuar.

Jesus disse que as ovelhas são livres, podendo entrar e sair e encontrar pastagem, sustento. Só existe liberdade em Jesus. O mundo escraviza, vicia e prende a pessoa. Só Jesus liberta!

Você já passou pela porta da Libertação?

Jesus quer libertar a sua vida totalmente!

 

       III.        Porta da VIDA:

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo. 10:10) 

Frequentemente vemos pessoas falando a primeira parte deste texto: “o ladrão vem somente para roubar, matar e destruir”, enfatizando a ação do inimigo e esquecendo-se de falar a parte mais importante: “eu vim [Jesus] para que tenham vida e a tenham em abundância.” Sugiro a você completar esta parte sempre que alguém disser o texto incompleto, para enfatizar o poder de Deus e não a ação do diabo. 

Havia uma mulher que há doze anos estava enferma e sangrando. Já havia batido em várias portas e gastado tudo o que tinha com os médicos. Ela estava condenada à morte. Quando ouviu falar que Jesus passava por ali, encontrou muitos obstáculos e não havia passagem, porta, para ela. Mesmo assim ela se arrastou e tocou em Jesus e foi curada.

“Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.” (Mc. 5:25-34)

Porque Jesus é a porta da Vida! 

Também um homem importante chamado Jairo pediu a Jesus que curasse sua filha e quando lá chegaram, receberam a notícia de que estava morta. Jesus mandou todos que não tinham fé saírem e fechou a porta da casa junto com o pai e mãe da criança e seus discípulos. Por que Jesus fechou a porta da casa? Porque Deus abre as portas para salvação em nossa casa e fecha a porta para tudo que é mal. Então Jesus deu a vida novamente para aquela criança.

“Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre? Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente. Contudo, não permitiu que alguém o acompanhasse, senão Pedro e os irmãos Tiago e João. Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito. Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme. E riam-se dele. Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava. Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados. Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que dessem de comer à menina.” (Mc. 5:35-43) 

Muitas portas do mundo têm levado jovens aos vícios, prostituição, criminalidade e morte. A porta da vida é Jesus. Se você quer viver uma vida abundante, cheia de alegrias e vitórias, receba a Jesus como Senhor e Salvador.

Você já passou pela porta da vida?

Jesus é a vida abundante que você precisa!

Jesus é porta de saída para o seu problema! 

CONCLUSÃO

“Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.” (Mt. 16:19)

Jesus já nos deu a chave para a vitória “e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. (I João 4:5)

Com a fé podemos abrir todas as portas que precisamos.

Um paralítico queria chegar até Jesus, mas não havia porta para entrar, então quatro amigos dele abriram o telhado e o passaram para chegar até Jesus e ele foi curado. (Mc. 2:1-12)

Você sabe de quem era aquela casa? Era a casa do próprio Jesus. “Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa.” (Mc. 2:1)

Por isso ele permitiu abrir o teto. Se não houver uma porta para você, Jesus abre o céu para te abençoar!

Quando você encontrar uma porta fechada, lembre-se você já tem a chave. Jesus a Porta da Verdade, da Libertação e da Vida, tem a chave de todas as portas.

Você está num beco sem saída? As portas estão fechadas para você?

Jesus é a porta certa! Entre! Ele está esperando você! 

Amém

quarta-feira, 13 de abril de 2022

A VISÃO DA AMENDOEIRA

 


"Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir." (Jr. 1:11-12)

Jeremias era adolescente quando Deus o chamou para ser profeta. Ele falaria a homens idosos, a intelectuais da fé, a religiosos endurecidos pela frieza da lei mosaica, e que não o ouviriam. Diria a reis e nobres palavras difíceis de serem aceitas, mas que tinham de ser anunciadas, mesmo à custa da própria liberdade ou da própria vida.

Deus preparou seu jovem profeta, dando-lhe de início uma visão: apenas uma vara de amendoeira.

E a vara de amendoeira fazia Jeremias se lembrar da vara de Arão, o escolhido de Deus para a liderança profética no meio do povo de Israel. A vara que floresceu, após uma noite na presença do Senhor, fora a confirmação da chamada de Arão e de seus descendentes como sacerdotes.

Deus confiou sua mensagem a Jeremias porque este era fiel na entrega do que via ou ouvia do Senhor. Ele não “enfeitava” nem acrescentava nada ao que o Senhor lhe mostrava. E por isso foi usado por Deus de maneira tão grandiosa.

Amendoeira é uma palavra hebraica, "shoked", e significa "vigilante". Esta árvore é da família das rosáceas, de semente oleaginosa, e é a primeira planta a florescer na primavera. É como se ela ficasse vigiando o fim do inverno e o início da primavera, e quando ocorre o equinócio da primavera, a amendoeira é a primeira a brotar! Daí seu nome de vigilante.

Deus estava dizendo a Jeremias: Eu sou como a amendoeira que vigia a primavera. Eu estou vigiando para que as minhas palavras se cumpram. E você Jeremias deve aprender a ser vigilante como é a amendoeira. 

Na simbologia bíblica "vara" significa "pessoa". Em João 15:5 Jesus afirmou: "Vós sois as varas..." Portanto "vara de amendoeira" significa: pessoa vigilante. 

Quando Deus deu a Jeremias a visão da vara de amendoeira, Ele alertava para a vigilância, pois a Palavra de Deus iria se cumprir, quer Jeremias quisesse ou não. Não que Deus fosse ruim, mal, mas porque Ele já sabia do pecado de Judá. Jeremias jamais poderia se intimidar por se achar uma criança, ou incapaz, e deixar de anunciar o que Deus iria mandar. 

Que lições podem ser extraídas deste texto? Um olhar atento revela verdades relevantes para nossa edificação espiritual. 

PRIMEIRA LIÇÃO: 

A amendoeira tem flores de um branco-rosado, ficando completamente florida na Palestina em janeiro, e seus frutos aparecem em março ou abril.

A amendoeira é a primeira árvore a florescer no final do inverno e isto indica que a mudança de estação está chegando. É como se ela vigiasse a chegada da primavera. Se a amendoeira espera a parte final do inverno para começar a brotar indicando a chegada da primavera, Deus também espera o tempo adequado para cumprir suas promessas iniciando um novo tempo em nossas vidas.

Ele estabelece tempos na trajetória de nossas vidas para cumprir aquelas coisas que destinou a cada um de nós. 

SEGUNDA LIÇÃO: 

Outro fato interessante é que Deus usa uma linguagem profética simbólica, ou seja, Ele usa um símbolo, a vara de amendoeira, para deixar uma mensagem clara para o profeta: Eu cumpro o que prometo! Eu sou fiel! Eu estou atento as mudanças de tempos e estações! Eu estou pronto para agir no tempo que Eu determinei!

O nome hebraico para amendoeira é “shoked” que significa vigilante. Portanto, Deus usa de uma linguagem simbólica para demonstrar um dos seus atributos mais enfatizado na Bíblia, que é a fidelidade, o fato de agir no tempo certo, nunca estar atrasado. Deus não dorme, é vigilante e cumpre sua palavra! E também se Deus é vigilante como a amendoeira, nós também devemos ser vigilantes como Ele. Devemos vigiar nossas atitudes, vigiar contra o pecado, vigiar o que falamos e vigiar para não cairmos nas armadilhas do inimigo. 

TERCEIRA LIÇÃO

Durante o inverno todas as folhas da amendoeira secam e caem. Ela parece morrer. Parece estar esquecida. Parece inútil.

Assim também sobre nossas vidas chega o inverno. A estação climática mais fria do ano, é o inverno das adversidades, das pressões produzidas pelas crises, pelos problemas e tribulações que enfrentamos.  Nossas vidas ficam com uma aparência de morte, de falência, de crise.

O patriarca Jó teve um tempo assim. As folhas da sua vida secaram e caíram. Ele perdeu os filhos, os bens, a saúde e o apoio da própria esposa que lhe sugeriu o suicídio.

Mas, algo interessante acontece com amendoeira. Antes que o inverno acabe. Enquanto as demais árvores estão secas e sem frutos, ela floresce. Ela se antecipa à primavera. Ela desperta ainda no inverno. No rigor do inverno de Israel ela floresce. Por isso é tida para os israelitas como símbolo de esperança e restauração.

“Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.” (Sl. 126:4)

É a visão de esperança para seu povo.

Meu irmão se tudo a tua volta está seco. Casamento, relacionamentos, projetos, sonhos, sentimentos… Se tudo perdeu a cor, a beleza, a vida ficou sem graça. Tudo parece acabado. Tenha esperança na Palavra de Deus. Você florescerá como a amendoeira. Nada impedirá a tua vitória em Cristo Jesus. 

QUARTA LIÇÃO: 

A palavra de Deus irá se cumprir, quer os adversários de Deus e de Jeremias queiram, quer não. Portanto, o profeta não deveria se intimidar com o fato de se sentir inadequado para a missão que recebeu.

Quem iria realizar a obra era Deus! Quem iria guardar o profeta era Deus! Quem iria cumprir totalmente aquilo que havia dito era Deus! “Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.” (Is. 55:10-11)

Meu irmão não tenha medo de fazer a obra de Deus, pois nosso trabalho não será vão. Ele está conosco, Ele não vai falhar e vai nos guardar para chegarmos a salvo em seu Reino Celestial!  Deus é um Deus vigilante para fazer com que sua Palavra, suas Promessas, Seus Mandamentos se cumpram quando, onde e como Ele quiser. Não há nenhuma força ou poder no mundo visível e no mundo invisível que possa impedir. ALELUIAS! 

QUINTA E ÚLTIMA LIÇÃO: 

A amendoeira é a única árvore que frutifica o ano inteiro em Israel. Nem mesmo o inverno interrompe este ciclo. Está constantemente se renovando e produzindo.

Meu irmão a Bíblia diz que você é como a amendoeira. Confira:  “…antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” (Sl. 1:2-3) Isto nos ensina que a Palavra de Deus nos capacita a ser uma bênção constante para o mundo pela frutificação contínua não importando em qual estação estejamos. AMÉM! 

O cristão deve ser vigilante, não somente porque "Jesus vai voltar", mas também em anunciar as Boas Novas do Reino, pois sabemos que a Palavra de Deus irá se cumprir, quer o mundo queira ou não. E já tem se cumprido!

Não podemos nos intimidar diante de pessoas da alta sociedade, ou de pessoas que tem "pensamento positivo" sobre o mundo e a vida, mas anunciar que Jesus está voltando, e que este mundo, kosmos=sistema de coisas, tem um prazo estabelecido por Deus.

"Prega a palavra." Esta foi a ordem dada a Timóteo. "...instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes..." (II Tm. 4:2) Esta Palavra não nos ensina a sermos inconvenientes, e nem que em qualquer lugar devamos ficar 24 horas pregando sem parar, se tornando um crente chato. Mas de ter o compromisso e o dever de anunciar nas horas certas, “que é chegado o Reino dos Céus.” Que o Senhor Jesus derramou na cruz do calvário sangue puro para nos salvar. Nunca deixar de falar! 

Devemos vigiar também sobre a volta do Senhor Jesus Cristo. Mas não apenas esperar com medo, ou porque "o mundo vai se acabar", etc, como se seguir ao Senhor fosse por medo ou pressão. Mas obedecer ao "ide", pois bem aventurado o servo que o Senhor assim o encontrar fazendo.

Muitos pensam que falaram de Jesus em vão, que foram alvos de piadas, zombarias, e arrependem-se até de terem falado sobre Deus. Se o amado leitor não sabe, a semente da amendoeira é chamada de "um despertar". Ela permanece nas ondas do mar por meses, e quando a maré enche, é lançada pelas ondas na praia, e se torna uma árvore enorme.

A palavra de Deus nunca volta vazia. O nosso trabalho nunca é vão no Senhor Jesus Cristo. A semente da Palavra de Deus que você lançou em algum coração, um dia a maré enche. Um dia essa semente germina. Um dia desses ela se torna uma linda árvore. Saiba que o tempo de Deus não é nosso tempo. Seja vigilante como é a amendoeira. Seja o primeiro a falar. Seja o primeiro a dizer: Jesus é bom. E esses frutos, mesmo que demorem, eles irão se transformar em lindas árvores para a Glória do Senhor Jesus!

Que Deus te abençoe rica e poderosamente em nome de Jesus. 

Amém!!!

A FÉ VEM PELO OUVIR


"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rm. 10:13-17) 

Somente encontramos fé para sermos salvos quando ouvimos, ou entramos em contato, com a verdade de Jesus.Se você tem uma fé mais madura, provavelmente, já ouviu a expressão: “a fé vem pelo ouvir”. Ela é muito característica no cristianismo, muitas pessoas declaram e a conhecem.

A declaração “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” significa que a mensagem do Evangelho de Cristo precede a genuína fé salvadora. Essa frase também esclarece de forma muito objetiva que ninguém pode ser salvo à parte da obra de Cristo.

A fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador é uma condição básica para a salvação. Essa fé, no entanto, não é fruto da capacidade e da vontade humana. O homem não pode crer de si mesmo. Se homem crê em Jesus para salvação, isso é dom de Deus.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Ef. 2:8-9)

Então a pregação do Evangelho é o meio que Deus decretou para despertar a fé no coração daqueles que são chamados por Ele.

Mas quais os efeitos dela para nossa vida, para o nosso dia a dia. Quero compartilhar com você algumas verdades importantes sobre essa declaração que podem abençoar e muito sua vida. 

A declaração de que “a fé vem pelo ouvir” foi feita pelo apóstolo Paulo, na epistola aos Romanos. Sobre este tema quero compartilhar quatro exemplos bíblicos que mostram que de fato “a fé vem pelo ouvir”.

                     I.            O exemplo dos Samaritanos

 O primeiro deles é os samaritanos que ouvem e creem, conforme lemos em Atos dos Apóstolos.

“Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.” (At. 8:12)

Na ocasião quando Filipe prega as boas novas, homens e mulheres que creram em Cristo são batizados.

Devemos lembrar que os samaritanos e os judeus viviam em constante conflito, não se davam bem de forma alguma, mas quando a perseguição começou em Jerusalém muitos foram dispersos.

Filipe foi para Samaria e quando pregou o evangelho na cidade as pessoas ouviram e creram. Então, não importa quão hostil seja o ambiente, se a pregação genuína do evangelho for feita, as pessoas ouvirão e se converterão. 

Mesmo em ambientes hostis como Oriente Médio, onde pessoas são perseguidas por abandonar o Islamismo para seguir a Jesus Cristo. Mesmo assim! A Bíblia nos mostra que a fé vem pelo ouvir. Filipe pregou o evangelho aos samaritanos, um povo hostil aos judeus e eles creram e foram batizados tanto homens como mulheres. 

                  II.            O etíope eunuco 

O segundo exemplo bíblico de que “a fé vem pelo ouvir” é o etíope eunuco.

“E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.” (At. 8:39)

Essa história começou com a direção do Espírito Santo à Filipe orientando-o por um caminho que daria exatamente de encontro com o do etíope eunuco que havia sido enviado pela rainha Candace.

Ele estava lendo um exemplar do profeta Isaías, mas não estava entendendo. Então, o Espírito Santo fez com Filipe fosse até o seu encontro para esclarecer tudo que estava lendo e mostrar que aquilo tudo apontava para Jesus Cristo, o Messias, que havia sido crucificado e morto e ressuscitou ao terceiro dia, em Jerusalém.

Esse esclarecimento levou o etíope eunuco a conversão e ele mesmo disse: “a água está aí o que me impede de ser batizado?” Filipe então respondeu: você crê? Ele disse que sim, então foi batizado.

Isso nos mostra que o esclarecimento da palavra de Deus leva pessoas a conversão. Quando as pessoas entendem a mensagem do Evangelho elas se arrependem e creem. 

Por isso, me empenho em estar aqui. Sempre esclarecendo as escrituras e mostrando as pessoas, dentro das minhas limitações, os significados, os contextos, o que Deus realmente quer dizer em cada passagem.

Por que? Porque a fé vem pelo ouvir!

                III.            Cornélio e sua família 

Em terceiro lugar temos o exemplo de Cornélio e sua família.

“E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.” (At. 10:44)

Nessa passagem Pedro ainda estava pregando o Evangelho de Jesus Cristo, quem Jesus de fato é. E, enquanto ele anunciava o Espírito Santo desceu sobre aquelas pessoas e elas foram cheias. Elas foram plenas do Espírito Santo.

Mais um exemplo de que “a fé vem pelo ouvir”!

A pregação da palavra de Deus é algo poderoso. É uma pena que as pessoas estão limitando a pregação do evangelho apenas a desenvolvimento pessoal em nossos dias.

Nos dias dos Apóstolos o tema principal da pregação era Jesus Cristo e este crucificado, sua ressurreição, sua glória, sua grandeza. Muito pouco se falava sobre as questões aqui da Terra. 

As questões aqui da terra são tratadas no Novo Testamento mais para o convívio, o amor de uns para com os outros, a tolerância, o perdão, a dedicação a palavra de Deus, a Santificação.

Mas, hoje infelizmente as pessoas têm transformado a pregação do evangelho mais em desenvolvimento pessoal do que uma forma de conduzir as pessoas à fé e ao arrependimento sincero.

Por isso temos uma geração de cristãos displicentes, que estão apegados às coisas terrenas.

Vemos, no entanto aqui, em Cornélio, em sua família e na pregação, que Pedro os exorta, os convoca ao arrependimento e voltar-se para Cristo.

Tanto que, enquanto ele ainda estava pregando o Espírito Santo desceu sobre eles.

A fé vem pelo ouvir, mas, o ouvir a mensagem genuína da palavra de Deus. Deve ser essa a nossa escolha.

                 IV.            Autoridades importantes

 Em quatro lugar nós vemos que “a fé vem pelo ouvir” também na vida de autoridades importantes

“E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu, mágico, falso profeta, chamado Barjesus, 7o qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, varão prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus. Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul. Todavia, Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo e fixando os olhos nele, disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor? Eis aí, pois, agora, contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. No mesmo instante, a escuridão e as trevas caíram sobre ele, e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão. Então, o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.O discurso de Paulo na sinagoga de Antioquia da Pisídia. A oposição dos judeus E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.” (At. 13:7-12) 

A fé vem pelo ouvir até mesmo para as maiores autoridades da terra. O proconsul era alguém muito importante nos dias de Paulo. Mesmo assim Paulo não hesitou em pregar o evangelho para ele.

E, tendo pregado ele se converteu, no entanto, o diabo com suas forças e servos hostis se levantaram para desviar aquele homem da fé. Mas, Paulo cheio do Espírito Santo, repreendeu o demônio que estava usando Elimas e ele ficou cego, como o juízo de Deus sobre sua vida. 

Que grande exemplo da manifestação do poder de Deus. A minha oração é que esse poder se manifeste também em nossos dias. O procônsul vendo aquilo ficou maravilhado com o ensino do Senhor Deus, creu e se manteve firme na fé.

A fé vem pelo ouvir porque é acompanhada da manifestação do poder do Senhor Deus. O Senhor Jesus confirma sua palavra por meio dos sinais que a seguem. Se eu e você estivermos atentos veremos coisas grandiosas como essas também nossos dias.

Particularmente, já vi grandes coisas sendo feitas pelo Senhor na pregação e através da pregação: libertação e cura, todo tipo de restauração que você possa imaginar. Tenho visto o Senhor Deus fazer não só através da minha vida, mas, através da vida de muitos outros homens e mulheres de Deus.

E, sabe por quê?

Porque o poder de Deus acompanha a pregação do evangelho. A fé vem pelo ouvir! E autoridades importantes também se convertem ao Senhor Jesus. Muitas vezes, ficamos meio tímidos, sem coragem de pregar o Evangelho às pessoas importantes, autoridades.

Mas, elas também precisam do Senhor Jesus. Não são poucos os casos de famosos que tem tirado sua própria vida, que estão presos nas drogas, que estão tendo suas vidas destruídas por vícios.

Mas, essas pessoas quando alcançadas pelo Senhor Jesus e pela pregação do evangelho dão muitos frutos para a glória de Deus. Então, tenha isso em mente: a fé vem pelo ouvir!

Mas como nasce a fé? A Bíblia diz que a fé é um dom que Deus nos oferece, pela ação do Espírito Santo.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Ef. 2:8-9) E, para nos dar esse dom, Ele usa Sua palavra! Quando ouvimos o evangelho, Deus nos oferece o dom da fé.

Por isso, é muito importante pregar o evangelho, para que mais pessoas ouçam, creiam e sejam salvas.

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!” (Rm. 10:14-15)

Como discípulos de Jesus, nossa grande missão é levar a palavra de Cristo a mais pessoas.

Se você deseja que outras pessoas se convertam, sejam alcançadas por Cristo, não apenas ore pela vida delas, mas, quando tiver a oportunidade anuncie a palavra de Deus de maneira objetiva porque ao ouvir essa pregação elas podem entender a mensagem e se arrepender e se converter dos seus maus caminhos, recebendo Jesus como senhor e salvador de suas vidas.

Amém!!!