quarta-feira, 9 de maio de 2018

CHAMADO PARA FRUTIFICAR


"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda." (Jo. 15:16)

A existência das árvores frutíferas só tem um propósito, produzir frutos, cada uma segundo a sua espécie. A sobrevivência da árvore depende de produzir frutos, caso contrário, o fruticultor a elimina. A árvore frutífera é conhecida pela produção de frutos.

A Palavra de Deus diz que o crente verdadeiro é como árvore: "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido." (Sl. 1:1-3)

Jesus é o Rio da Água Viva, e quando estamos enraizados nas Suas Doutrinas ganhamos qualidade de vida e poderemos impactar outras vidas, produzir frutos.
Podemos verificar no capítulo de 15 do Evangelho de João uma das últimas instruções que Jesus dá aos discípulos antes de voltar à presença do Pai. Jesus nos fala assim: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Toda vara que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo. 15:1-5)

A videira é a planta que dá a uva. As varas são os seus ramos. Isso significa que Jesus é a videira e nós, seus discípulos somos as varas, ramos da videira, isto é somos a extensão de Jesus. Ele acrescenta: “Toda vara que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.” (Jo 15.1-2).
Essa frutificação se refere às virtudes espirituais e também ao servir a Deus, trabalhando para trazer outras pessoas para Cristo.
"O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro." (Jo 4:36)
Isso significa que somos escolhidos do mundo para darmos frutos, ou seja, frutificar para Deus.
Frutificar é resultado de uma mudança de vida! Uma vida centrada em Cristo, onde morremos para nós mesmos para que Cristo possa viver em nós. (Gl 2:19-20)! Uma vida que busque satisfazer a Deus em vez de satisfazer pessoas ou a si mesmo! Uma vida cujo tema central, foco e prioridade seja somente Cristo!

                     I.        CONDIÇÃO PARA FRUTIFICAR

A única condição que Jesus nos apresenta para ganhar almas e fazer discípulos é crer n’Ele: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.” ( Jo. 14:12)
Isto quer dizer que qualquer pessoa que vem a Jesus, a partir do momento em que ela crê, como fez a mulher samaritana, pode correr, falar do Seu amor e trazer outras pessoas para Ele.
Não podemos perder tempo, pois estamos nos últimos dias da igreja de Cristo, e, como diz a Palavra, é hoje o dia aceitável da salvação.
"Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação." (II Co. 6:2)
Trabalhemos enquanto é dia, pois a noite vem, a Sua vinda se aproxima, quando não mais teremos tempo para fazer o que só temos adiado, permitindo que outras coisas tomem o lugar e o tempo da obra para a qual Deus nos tem chamado.

                    II.        PORQUE FRUTIFICAR 

Não fomos nós que escolhemos Jesus, foi Ele que nos escolheu e nos nomeou para nós irmos e darmos fruto e o nosso fruto não se perca, mas permaneça.
Como escolhidos para frutificar, devemos dar lugar ao Espírito Santo para nos limpar e nos moldar a fim de que sejamos cheios das suas virtudes espirituais, isto é o Fruto do Espírito e, assim, possamos derramá-las sobre outras pessoas trazendo-as para o Reino de Deus.
Para uma planta renovar e dar os frutos é preciso ser podada, isto é, sejam cortados os galhos amarelados e secos que representam a indiferença, o comodismo e a resistência daqueles que vieram a Cristo e ainda não compreenderam o seu chamado ou não abriram seus corações para fazerem a vontade de Deus, mas a sua própria vontade ou ainda estão presas por alguma situação ou pecado.
"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto." (Jo. 12:24)
É necessário entender que precisamos não só fazer o que Jesus fez, mas fazer ainda obras maiores que as d’Ele.
Porque Jesus nos confiou fazê-las? Ele mesmo disse: "…porque vou para meu Pai.”
Quando Jesus voltar, teremos a oportunidade de Lhe apresentar os frutos que alcançamos com a nossa dedicação e serviço.
Vamos compartilhar o amor de Deus com as pessoas, falando-lhes que Deus enviou o Seu único Filho a esta terra para morrer na cruz para nos salvar.

Deus nos escolheu para o seu propósito divino, para frutificar e desfrutar de Suas bênçãos, como temos respondido a este chamado? Será que Deus errou em fazer a sua escolha? Ele conta conosco, jamais abrirá mão de seus filhos, basta tomarmos posse e a vitória já é certa em Cristo Jesus.
"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda." (Jo. 15:16)
Essas palavras definitivamente não se resumem apenas ao grupo dos discípulos que cercavam Jesus naquela noite. Essas palavras se estendem a todos os seus discípulos genuínos ao longo dos tempos. Para glória de Deus Pai, esses discípulos são ramos frutíferos que produzem mais e mais frutos por estarem na Videira verdadeira.
Somos a extensão do Ministério de Jesus e Ele espera que a Sua obra que vem sendo realizada desde os seus primeiros discípulos, continue e não pare em nós.
Frutificamos para o Senhor, sendo canais do Seu amor, expressando o fruto do Espírito Santo através do nosso testemunho, tanto em nossa casa, como em todo ambiente onde nos encontramos, aproveitando cada oportunidade para falar do amor de Jesus às pessoas e trazê-las para o Seu Reino.
Deus quer que sejamos frutíferos o tempo todo de nossa vida, para sempre.

Amém!!!

2 comentários:

Unknown disse...

palavra maravilhosa, de edificação e despertamento.

Unknown disse...

palavra maravilhosa, de edificação e despertamento.