terça-feira, 1 de maio de 2018

A CORRUPÇÃO DA MENTE


“Quisera eu me suportásseis um pouco mais na minha loucura. Suportai-me, pois.  Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais.” (II Co. 11:1-4)              

Missionários rivais em Corinto tiraram o foco correto dos membros da igreja. O Apóstolo Paulo está preocupado, pois percebe que eles estão sendo enganados e aborda diretamente aqueles que ele chama de “super-apóstolos”.
O Apóstolo Paulo, em primeiro lugar, está suplicando à igreja a suportá-lo um pouco mais em sua loucura. Isso porque ele conhece as dificuldades existentes nos relacionamentos, principalmente quando necessitamos orientar alguém e lhe dizer que a decisão que tomou ou quer tomar, não é correta dentro de uma visão cristocêntrica.
Paulo ainda tinha outros motivos para a existência desta resistência, pois quando esteve em Corinto, providenciou seu próprio sustento e também aceitou ajuda de outras igrejas, o que possivelmente deixou alguns irmãos ofendidos em Corinto. 
Assim como Paulo, muitas vezes encontramos tamanha dificuldade em sermos aceitos quando necessitamos viver a loucura da pregação do evangelho, pois muito do que iremos pregar vai, na contra mão dos desejos e projetos da sociedade em que vivemos.

Primeiro: “Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.” (II Co. 11:2)

Paulo demonstra profunda preocupação com o bem estar dos crentes em Corinto. Ele não quer que absolutamente nada perturbe a relação que deve existir entre os crentes em Corinto e o Senhor Jesus.
Paulo sabia que a ação daquele grupo resultaria, por fim, em um distanciamento dos crentes em Corinto do Senhor Jesus, com o consequente esfriamento no relacionamento. Em outras palavras, podemos dizer, que os crentes em Corinto estavam correndo o perigo de abandonar “o primeiro amor”, como iria acontecer com a igreja na cidade de Éfeso.

Paulo tinha como foco, apresentar a igreja a Cristo como uma virgem, pura, guardada para Ele e desejosa em viver uma intimidade plena com Cristo.
De igual modo, as lideranças eclesiásticas e domésticas têm almejado conduzir todos aqueles que encontram em suas responsabilidades, por isso, solicitamos que nos suportem um pouco mais, pois somos zelosos por todos vós, e assim devemos ser com aqueles que estão ao nosso redor.
Certamente boa parte das orientações e regras existentes dentro de uma visão bíblica, não aprova nossos desejos carnais, sendo estas orientações consideradas ultrapassadas e loucas, mas esta loucura faz com que muitas pessoas não queiram nos ouvir ou compartilhar seus desejos conosco, por saberem que teremos a apresentar a eles referências bíblicas que desaprovam grande parte da conduta de nossa sociedade, sendo assim, tais lideranças tem sido deixadas de lado e até mesmo o povo de Deus tem vivido recusando as orientações do Senhor e buscado orientações humanas que os agradam.

Segundo: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.” (II Co. 11:3)

A mensagem deste versículo não é mais uma falácia vazia, mas é a realidade que ecoa em nossos corações.
Eva foi enganada e dissuadida pelo diabo assim como a maioria dos irmãos tem sido enganado nos nossos dias. E a forma como identificamos se estamos sendo enganados ou não pelo diabo é observar se o Evangelho é real em nós. Se vivermos a realidade daquilo que lemos, então a palavra de Deus toma forma em nossas vidas. No evangelho da cruz de Cristo não existe espaço para racionalização, existe compreensão, comunhão com o Espírito e prática da palavra de Deus. Tomar a cruz e viver ao lado de um Pai de amor até a nossa morte e assim certamente alcançaremos a ressurreição dos mortos! Glória a Deus!

Eva não foi enganada por nenhum plano mirabolante ou taticamente infalível, mas sim de forma simples e persuasiva.
De igual modo, esta tem sido a forma com a qual muitos de nós temos sido enganados e persuadidos ao engano, pois assim como Eva, somos vítimas de nossas falsas certezas e da voraz influência do meio em que vivemos. Muitos de nós temos nos tornado resultado do meio corrompido em que vivemos e nos tornamos influenciáveis.
É justamente por isso que as devidas lideranças têm se preocupado com a possível corrupção de nossa mente, através da mídia, modismo, ambientes, ensinos e relacionamentos.

Terceiro: “Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais.” (II Co. 11:4)

Hoje vivemos em meio a uma torrente de ensinos heréticos, os quais tem nos apresentado um Jesus completamente fora dos padrões do Jesus descrito no conteúdo das Escrituras Sagradas. Temos visto anunciarem um Jesus que virou apenas servo e não Senhor, um Jesus mais preocupado com os projetos dos homens do que os projetos de Deus ou um Jesus moldável as nossas vontades.

Da mesma forma, muitos estão vivendo como se estivessem recebidos um espírito de soberania e autoritarismo, onde deixamos de ser servos e nos tornamos senhores, passamos a pressionar Deus para Ele solucionar nossos problemas, assim como também os espíritos de rebeldia e devassidão, onde vivemos a nosso bel prazer, realizando tudo que nos convém, sem nenhuma observância no contexto das escrituras sagradas.

Não muito diferente disso, estamos vivendo um evangelho exclusivo e não inclusivo. Um evangelho terrorista ou de barganha.
O evangelho nunca foi tão barateado como em nossos dias, barateado no sentido de ter perdido seu devido preço, o qual é a obediência ao Senhor e a valorização do sacrifício de Cristo.
Infelizmente em função desta avalanche de informações deturpadas, muitos têm se contaminado com tais falsidades e vem se corrompendo e se distanciando da simplicidade e pureza de Cristo. 

A verdadeira preocupação daqueles que são chamados para servir o Senhor deve ser com o relacionamento que deve existir entre os crentes e o Senhor Jesus. Aqueles homens que estão mais preocupados consigo mesmos, com seus cargos e com seus salários e bem estar, estão realmente fazendo o jogo de Satanás e pouco importa quem eles sejam. Quanto maior for a importância que estes homens tenham tanto pior, para eles e para seus seguidores.

O Evangelho é singelo, deve ser verdadeiro e nós devemos ser verdadeiros com Deus e com os nossos irmãos. Sem máscaras, sem mentiras. Seja quente, seja frio, mas não seja morno. Seja útil nas mãos de Deus. Tenha um ardor pela santidade tamanha que o pecado será para ti uma sujeira imensa que você não ousará olhar. Essa vida é possível e está disponível, mas ela reside na simplicidade e na pureza que estão em Cristo Jesus.

Suportai-nos um pouco mais em nossa loucura.

Amém!!!

Nenhum comentário: