quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

TER CORAGEM HOJE

"Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo." (Jo. 16:33) 

Ao concluir Seu discurso final aos apóstolos antes de Sua prisão, Jesus disse-lhes que fossem corajosos diante das dificuldades que viriam contra eles.

A coragem é a confiança e a convicção de fazer o que se sabe estar certo, independentemente das consequências.

Os apóstolos precisavam de coragem para cumprir as instruções do Senhor sem serem dissuadidos pela perseguição que os aguardava.

Como cristãos, também precisamos ter coragem hoje. O Senhor deixou instruções para que o sigamos. Devemos observar tudo o que Cristo ordenou. “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” (Mt. 28:20)

Além disso, somos avisados de que nos tornaremos alvos seguindo as instruções do Senhor. Paulo disse: "De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." (II Tm. 3:12)

Então, como podemos ter coragem hoje para que possamos suportar os sofrimentos que virão por causa de Cristo?

Esta é a questão que procuraremos responder em nosso estudo. As lições que seguem se concentrarão em

A Bíblia apresenta exemplos no Antigo Testamento de homens que mostraram coragem em suas circunstâncias particulares. 

Como podemos ter coragem hoje? 

             I.        NÓS DEVEMOS SABER O QUE É CERTO 

Há muitas pessoas que demonstram coragem em defender as crenças que possuem por engano. Embora certamente precisemos de coragem, devemos também entender que toda a coragem no mundo não mudará o que é falso ao que é verdadeiro. Portanto, se vamos ter a coragem de fazer o que sabemos que é certo, primeiro precisamos ter certeza de que sabemos o que é certo.

A verdade é encontrada na palavra de Deus.

Quando Jesus orou ao Pai, Ele disse: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." (Jo. 17:17)

O salmista escreveu: "Todas as tuas palavras são verdadeiras; os teus mandamentos são justos e duram para sempre." (Sl. 119:160)

O primeiro passo para tomar coragem deve ser aprender e convencer-nos da verdade da palavra de Deus para que possamos ser confirmados na verdade. “Por isso, farei sempre com que vocês lembrem dessas coisas, embora já as conheçam e estejam firmes na verdade que receberam.” (II Pe. 1:12)

Isso não acontecerá para nós milagrosamente ou por algum acidente, mas pelo estudo diligente das Escrituras.

“Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho.” (II Tm. 2:15) 

            II.        NÓS DEVEMOS SABER QUE EXISTE UMA RECOMPENSA 

Uma vez que estamos convencidos da verdade, devemos ter uma razão para reter a palavra da vida.

“Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.” (Fp. 2:16)

A única coisa que torna o sofrimento pela verdade suportável é a esperança da ressurreição para a vida eterna. Sem essa esperança, Paulo disse: "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." (I Co. 15:19)

Sem essa esperança, a verdade não vale a pena.

Mas há esperança para a vida após a morte. Paulo escreveu: "Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem." (I Co. 15:20)

A ressurreição de Cristo nos dá esperança de sermos ressuscitados. Mas esta esperança não é para uma ressurreição levando a uma nova vida no mesmo mundo em que vivemos atualmente. Temos uma esperança viva pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para obtermos uma herança que é imperecível e imaculada e que não se apagará, reservada no céu.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós.” (I Pe. 1: 3-4)

A promessa do céu nos mostra que a verdade vale a pena, permitindo-nos ter coragem. 

           III.        NÓS DEVEMOS AGIR 

Não basta conhecer a verdade e ser convencido da recompensa prometida. Ter coragem significa que devemos agir de acordo com o que sabemos ser verdade. 

Ter coragem significa que viveremos piedosamente em Cristo Jesus, mesmo se isso significa que seremos perseguidos.  

“E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” (II Tm. 3:12) 

Ter coragem significa que manteremos nosso comportamento excelente, embora outros possam difamar-nos como malfeitores.

“Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma, tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.” (I Pe. 2:11-12) 

Ter coragem significa que faremos o que Jesus ordenou, mesmo que isso signifique que o mundo nos odeie.

“Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” (Jo. 15:14)

“Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim.” (Jo. 15:18)

 

Ter coragem significa que não correremos com os ímpios no mesmo desenfreamento de dissolução, mesmo que isso signifique sermos blasfemados.

“Porque é bastante que, no tempo passado da vida, fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borracheiras, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias; e acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós, os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos; porque, por isto, foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens, na carne, mas vivessem segundo Deus, em espírito.” (I Pe. 4:3-6) 

Ter coragem significa que pregaremos a palavra a tempo e fora de tempo, mesmo que aqueles que tentamos ensinar não perseverarão na sã doutrina.

“Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” (II Tm. 4:1-5) 

Ter coragem significa que seremos fiéis até a morte, mesmo que isso signifique ter que suportar tribulação.

“Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Ap. 2:10) 

Muitos homens de coragem citados na Bíblia não apenas conheciam e acreditavam na verdade. Eles fizeram o que sabiam ser agradáveis ​​a Deus, mesmo que tivessem que suportar desafios e sofrimentos por isso. 

Como discípulos de Cristo, devemos ter coragem para que possamos agradar continuamente ao nosso Senhor, independentemente das consequências. Isso significa que devemos aprender o que é certo, reconhecer e apreciar a recompensa e, em seguida, fazer o que sabemos que é certo. 

Lembre-se da certeza que Jesus deu a Seus apóstolos: "tenham coragem. Eu venci o mundo." (Jo. 16:33c)

Não importa que provações ou tribulações que possamos ter que enfrentar, Paulo nos forneceu o lembrete de que "nós somos mais que vencedores, por aquele que nos amou." (Rm. 8:37)

Portanto, tenha coragem! Faça o que é certo, não importa quais as consequências podemos enfrentar nesta vida. Jesus venceu o mundo. Podemos vencer e receber a vida eterna por meio d’Ele.

Amém!!!

 

  

Nenhum comentário: