quinta-feira, 31 de outubro de 2019

EQUILÍBRIO ESPIRITUAL


Texto Bíblico: João 13:1-16

Hoje vemos muito desequilíbrio espiritual nas pessoas. Como se já não bastassem os desequilíbrios de temperamento.
Por que as pessoas são desequilibradas espiritualmente?
Por que falta amor, que é o que nos move a perseverar na presença de Deus e continuar servindo ao Senhor em comunhão com os irmãos e com a Igreja.
Em muitas situações parece que estamos andando numa corda bamba, de tantas situações incertas que enfrentamos e precisamos pedir a Deus equilíbrio para continuar.
Jesus tinha um amor tão grande por seus discípulos que deu uma grande lição de amor, perseverança e equilíbrio emocional e espiritual ao lavar os seus pés.
O hábito de lavar os pés era comum naquele tempo, porém, era executado sempre por um escravo ou por alguém que estava em situação de humilhação em relação àquele que recebia este favor de ter seus pés lavados.
Por que Jesus suportou tanta humilhação? Como aguentou a humilhação desde a manjedoura até à cruz?

O texto explica:

             I.        Jesus amou até o fim
“Ora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.” (Jo. 13:1)

O amor era o combustível que movia Jesus. A prova de que Ele é Deus encarnado, pois “Deus é amor”. (I Jo. 4:8)
Até quando você seria capaz de amar alguém? O segredo da perseverança de Jesus foi que Ele amou até o fim!

            II.        Jesus sabia quem era o inimigo.
“E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse.” (Jo. 13:2)

Jesus sabia que seu inimigo não era Judas e sim o diabo. Mesmo assim Jesus perseverou com o propósito de amá-lo, pois sabia quem era o seu inimigo.
Do mesmo modo precisamos saber quem é o nosso verdadeiro adversário para que não lutemos contra as pessoas e nos desanimemos de amar.

           III.        Jesus sabia quem Ele era
“Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus, e que ia para Deus.” (Jo. 13:3)

Por isso quis mostrar seu amor.
Precisamos saber quem somos para estar preparados para amar e perseverar. Quando você sabe quem você é, você não se importa com o que os outros dizem.
Essa convicção de Jesus de quem Ele era, bem como o seu propósito, lhe deram forças para continuar.

Como podemos nos equilibrar espiritualmente?
Vamos aprender ainda mais sobre o exemplo de Jesus, e do mau exemplo de Pedro que foi desequilibrado emocional e espiritualmente.
O que devemos fazer:

1.     Evite Extremos:
“Levantou-se da ceia, tirou as vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois, pôs água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus e disse-lhe: O que eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.” (Jo. 13:4-9)

Pedro foi extremista. “Ou tudo ou nada.”
Num momento disse que não aceitava que Jesus lhe lavasse os pés e em seguida queria que lhe lavasse as mãos e a cabeça. Isso é extremismo.
Muitas pessoas são assim. Tiago diz: “aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.” (Tg. 1:6)
E Paulo também adverte para “que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina.” (Ef. 4:14)
Bem diz o ditado ‘angu de um dia só não engorda cachorro’.
Pois a leitura bíblica ou oração de um dia só também não resolve. O crente extremista quer que Deus resolva seus problemas de uma vez, mas não é assim.
O remédio para a inconstância é a perseverança!
  
2.     Seja Humilde:
“Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos. Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso, disse: Nem todos estais limpos. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” (Jo. 13:10-15)

Jesus deu o maior exemplo de humildade para seguirmos.
Precisamos parar com mania de grandeza, de fazer coisas muito maravilhosas e sonhos mirabolantes que não conseguiremos levar adiante. É melhor ser modesto e verdadeiro. É melhor prometer o pouco e cumprir, do que falar muito e não poder fazer.
Ser humilde não é se sentir mal ou pior do que os outros. Mas também é não querer ser melhor do que os outros. É ser capaz de suportar a humilhação e saber esperar a hora da recompensa. “Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado” (Mt. 23:12)
O segredo da humildade é a Paciência!

3.     Seja Obediente:
“Respondeu Jesus e disse-lhe: O que eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois.”......... “Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.” (Jo. 13:7,16)

Precisamos aprender a obedecer sem questionar a Deus.
Jesus disse que: “o que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás.” (Jo. 13:7)
Então podemos confiar e obedecer a Deus sem medo.
Além disso, Jesus também disse que: “Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.” (Jo. 13:16)
É por isso que precisamos saber que nosso lugar é de obedecer e não determinar o que Deus deve fazer.
Muitas vezes é preciso amar e perseverar por obediência como Jesus que foi obediente e amou até o fim.
Em muitas situações devemos amar por obediência, não por que gostamos de alguém, mas por que Jesus mandou perdoar, suportar e amar, caminhando a segunda milha, dando a capa e a túnica e ainda oferecendo a outra face. (Mt. 5:39-45)
Para obedecer precisamos ter Fé!
Deus quer que você tenha uma vida espiritual crescente, constante e equilibrada!

Como vive um crente equilibrado?

A)    Ele é humilde.

Um crente equilibrado tem como marca a humilde. O crente humilde não se coloca acima dos outros, não deseja a posição do outro e nem as coisas do outro
O evangelho de Jesus propõe uma nova maneira de viver: viver com humildade.
Ser humilde é questão de maturidade emocional e cristã. O cristão tem como uma de suas maiores fraquezas a tendência para o extremismo ou frouxidão. É preciso buscar coerência no modo de viver, e a humildade faz toda a diferença na vida dos cristãos. O crente equilibrado quando é chamado à atenção, por palavras e atos inadequados, agradece e acata os conselhos.

B)    Ele é coerente.

A vida do cristão deve corresponder com a sua fé. Estar na igreja não significa ter uma vida pura.
É preciso ir muito mais além. Minha fé deve influenciar diretamente a minha vida prática, e aquilo que eu creio deve estar presente em meus atos.
Há muitos crentes que estão vivendo de fachada sem seguirem o modelo que é Jesus Cristo.
Uma vida cristã autêntica deve considerar a relação entre o que se fala e o que se pratica.
Se olharmos para a história dos fariseus veremos homens que viviam sem coerência. Faziam um discurso, porém praticavam outra coisa diferente.

C)    Ele é manso.

A mansidão é fruto do Espírito Santo. A mansidão é revelada nos momentos mais difíceis da vida.
Nas adversidades o crente deixa o Espírito Santo controlar o seu interior.
O manso não usa a sua força para magoar ou maltratar o próximo. O crente manso saberá dosar sua força em respeito e consideração ao seu irmão.

D)    Ele é paciente.

Paciência significa ter longo ânimo. Daí vem a palavra longânimo.
Ser longânimo significa aguentar com paciência pessoas provocantes, tal como em Cristo.
Deus nos considerou a suportar as vicissitudes da vida. Significa não ser precipitado nas palavras e nos atos.
O cristão equilibrado saberá tolerar pessoas provocantes e demonstrará seu padrão de comportamento baseado em Cristo e não no modelo do mundo.
Um insensato certamente revidaria à provocação, porém, o que é equilibrado sabe ser paciente e espera Deus agir em seu favor.

E)    Ele é amoroso.

O Apóstolo Paulo em Gálatas menciona que o amor é o fruto do Espírito Santo. (Gl. 5:21)
O amor é a base do Cristianismo. Assim, uma vida cristã bem-sucedida é cheia de amor.
O amor é a coroa e a soma de todas as virtudes cristãs.
O crente equilibrado está disponível para amar a família, a igreja de Cristo e a sociedade. Ele aceita os cargos da igreja que lhe são confiados, ele cuida dos filhos, não deixa faltar os alimentos e o abrigo, é bom cônjuge e está disposto em socorrer as pessoas que dele necessitam.

F)    Ele é um abençoador.

John Kennedy disse assim: “Não pergunte o que o seu país pode fazer por você. pergunte o que você pode fazer por seu país.”
Como filhos de Deus temos o dever de atrair pessoas para o reino dos céus e nunca as expulsar de Jesus.
Em Lucas encontramos este texto que fala para sermos abençoadores: "E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós." (Lc. 10:5-6)
O crente equilibrado abençoa os outros e não critica e sempre quando tem que chamar a atenção de um pecador, ele o faz com discrição e amor.

Ouvi certo pregador falar que 90% das pessoas que estavam presentes naquela igreja estarão perdidas na volta de Cristo. Uma outra pessoa pregou dizendo que comer carne de animais era pecado porque no céu não vai ter carne.
Algumas pessoas afirmam coisas que não tem sustentação bíblica e mostram o seu grande desequilíbrio emocional e espiritual.
O crente equilibrado saberá lidar com as questões diárias de sua vida e ainda apoiará o reino de Deus com alegria e equilíbrio. Todos nós estamos estudando na escola de Cristo e estamos aprendendo para a eternidade.
Eu quero viver dentro do equilíbrio cristão para honrar Jesus o meu Senhor.

Amém!!!

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

VIVENDO NUM MUNDO CORROMPIDO


“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo. 16:33)

Estamos vivendo num mundo corrompido, mas não podemos nos conformar com este mundo corrompido.
O mundo tem exercido uma influência negativa sobre a vida das pessoas que tem afetado o modo de pensar, falar, sentir, vestir e o relacionamento de cada uma delas. Quando falo de mundo, falo de um sistema imoral e totalmente corrompido em seus valores.
Estamos vivendo dias muito difíceis sobre a face da terra. O inimigo não quer de maneira alguma perder o domínio sobre as pessoas e tem feito tudo para manter a mente das pessoas influenciada por ele, utilizando os métodos mais sutis para dominá-las.

Há uma grande guerra sendo travada no mundo espiritual e muitas vezes nós não percebemos o que está acontecendo.
Quais são os métodos mais usados pelo inimigo nesta guerra? Basta analisar com senso crítico as mensagens que têm sido insistentemente veiculadas dentro de nossas casas por meio de filmes, sites, novelas, músicas e tantas outras coisas, que muitas das vezes incitam a violência, o roubo, a maledicência, o homossexualismo, a prostituição, os adultérios e as rebeliões. Se nós cedermos a essas influências, seremos semelhantes ao mundo e deixaremos de cumprir o propósito para o qual Deus nos chamou.

O verdadeiro discípulo de Cristo que não se deixa influenciar por essas coisas, e deseja viver sob a perspectiva de Deus, mas muitas vezes é confrontado nos seus valores, num sentido pejorativo, ridicularizado e debochado com o fim de diminuí-lo diante das pessoas e de si mesmo.
O grande desafio da nossa geração é saber como confrontar o mundo e permanecer firme. Como viver na contramão dessa realidade imoral e perversa. Como remar contra essa maré carregada de perversões.

Nós podemos, como verdadeiro discípulo de Jesus, mesmo sendo tentado resistir às influências e aos ataques do mundo, não permitindo que eles sobrepujem aos valores aprendidos na Palavra. Para isso devemos tomar posições e ter atitudes corretas em relação ao mundo, sabendo o que diz a Palavra de Deus.
Por isso nesta noite quero te mostrar como viver num mundo corrompido sem se corromper.

A.    Para viver num mundo corrompido sem se corromper você precisa entender que sua vida não pertence mais ao mundo.
                 “Eles não são do mundo, como também eu não sou.” (Jo. 17:16)

Jesus, para demonstrar a nossa total separação do mundo, usou como exemplo Ele mesmo.
O que Jesus quer nos ensinar aqui é que estamos no mundo, mas não somos do mundo e não devemos viver como o mundo vive em seu modelo de vida. Apesar de estarmos no mundo não somos daqui.
Um cristão verdadeiramente nascido de novo tem a sua conduta de vida completamente diferente daqueles que ainda não experimentaram um novo nascimento. O apóstolo Paulo destaca que não podemos nos conformar com este mundo:
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm. 12:2)

A Palavra de Deus, através do Apóstolo Paulo nos passa a orientação de não nos conformar com este século, isto é, não devemos nos acomodar a este mundo, nos envolvendo com as suas práticas. 
Também não devemos manter a nossa mente estagnada, pois Deus colocou um potencial dentro de cada um de nós que precisa ser desenvolvido através de habilidades que conduzirão a realização do Seu propósito.
Só vamos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus quando nos permitirmos não nos conformar com este século. Como fazer isso?

Há duas palavras que regem esse versículo: conformação e transformação. Ou seja, fôrma e Metamorfose.
Paulo diz: "e não vos conformeis com este mundo."
O mundo tem uma fôrma. Essa fôrma é elástica e flácida. A fôrma do mundo é a fôrma do que é imoral e destruidor.
O verdadeiro discípulo é alguém que não põe o pé nessa fôrma. Não se amolda ao formato do mundo, mas se transforma pela renovação da sua mente. A fôrma do mundo é um esquema que muda todo dia.
Ao invés de você entrar nessa fôrma para ser conformado a ela, você deve ser transformado de dentro para fora, pela renovação da sua mente.
Ao invés de viver pelos padrões de um mundo em desacordo com Deus, os discípulos de Jesus são exortados a deixar que a renovação de sua mente, pelo poder do Espírito Santo, transforme sua vida, harmonizando-a com a vontade de Deus.
“Nós não devemos ser como o camaleão que assume as cores daquilo que o cerca.”
Em vez de adotar o padrão exterior e transitório deste mundo, você deve como discípulos de Jesus ser transformado em sua natureza íntima.
As cores desse mundo não podem roubar a beleza da essência que existe dentro de você.
O discípulo verdadeiro não deve conformar-se com o mundo porque a fôrma do mundo muda todo dia. O errado ontem é certo hoje. O repudiado ontem é aplaudido hoje. O vergonhoso ontem é praticado à luz do dia hoje.
Você não deve ser conformado ao mundo, mas transformado pela renovação da sua mente. Sua vida precisa ser mudada através da renovação do seu entendimento.

             I.        RENOVAR A MENTE É A CHAVE

Você só vai conhecer a perfeita vontade de Deus quando decidir ser transformado através da renovação da sua mente.
Renovar a mente é a chave para a transformação necessária para viver a perfeita e agradável vontade do Pai.
A renovação da mente implica em mudanças de padrões de pensamentos e, consequentemente, implica em renúncia.
Renúncia é o maior exemplo de crucificação do próprio “EU”, quando você deixa de fazer a sua própria vontade para fazer a vontade de Deus. É quando você abri mão da desculpa padrão: “eu sou assim mesmo”, “não consigo mudar”, “esse é meu jeito de ser”, “eu nasci assim”. Tudo isso é uma forma de não se esforçar para deletar o jeito errado de pensar, em lugar de aprender tudo de novo com a Palavra de Deus.
Renovar é tornar novo outra vez algo que já estava envelhecido. É muito mais que uma simples restauração. É nascer de novo para Deus. É partir para reconhecer que Deus já colocou o potencial dentro de você, e começar a colocá-lo em ação, estudando, pesquisando e buscando as formas de fazê-lo.

            II.        COMO RENOVAR A MENTE

O pensamento do mundo atual tem, em sua base, uma força pessimista e negativa. Às vezes, é sempre mais fácil acreditar que não vai dar certo, que não sou capaz de mudar uma situação que estamos enfrentando, do que colocar em prática o que já aprendeu com a Palavra de Deus: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Fp. 4:13)
Não é fácil, mas também não é impossível. Se assim fosse, Deus não teria nos deixado esta direção; “renove a vossa mente.”
O novo nascimento não é oferecido apenas uma vez, mas sempre que necessitamos renovar a nossa mente no Senhor. "Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." (I Co. 2:16)
Alguns chegam ao cúmulo de dizer que: “A vontade de Deus é diferente da minha e  às vezes, o que é bom, perfeito e agradável para Ele, não é para mim.”
Se nada do que você aprendeu até agora não foi suficiente para te levar a uma mudança de mente, então você precisa se achegar mais a Deus e buscar n'Ele a transformação que vai te levar a viver uma nova vida, a vida abundante que Jesus veio nos dar. "O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância." (Jo. 10:10)

B.    Para viver num mundo corrompido sem se corromper observe atentamente quem influência você.

Quem exerce influência sobre você? Pessoas de Deus ou pessoas do mundo? Olha para esse conselho bíblico: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Sl. 1:1)

Você deve tomar decisões baseadas na fé que tem, eliminando tudo o que é mundano, que te influencia e te afasta de Deus, selecionando, em primeiro lugar, o tipo de pessoas que podem exercer influência sobre você.
Segundo o salmista, pessoas ímpias, pecadoras, escarnecedoras de Deus não podem exercer sobre nós influência alguma. Isso não significa que nos isolaremos do mundo, dos pecadores, das pessoas sem Cristo, mas sim que não nos deixaremos atrair nem influenciar pelo seu estilo de vida. Ao contrário, eles é que devem notar nosso novo estilo de vida. E o nosso estilo de vida precisa ser o estilo de vida de Jesus. Quando seu estilo de vida for parecido com o de Jesus, onde você chegar, ali estará uma influência poderosa e transformadora. Guarde o que vou dizer a você:
“Seguir a Cristo, não somente implica em segui-Lo aonde Ele vai, mas também demanda ser o que Ele é.”
Por isso observe atentamente o que tem influenciado a sua vida. Com quem você tem andado? Quem são suas companhias? Quem são seus melhores amigos e influenciadores?
Os seus relacionamentos são responsáveis diretamente pelo seu crescimento, ou pela estagnação e retrocesso! Você precisa estar atento sempre para onde vai, mas também precisa cuidar com quem vai. Por isso, cuide de teus relacionamentos! Eles podem ser uma influência positiva ou negativa em sua vida! Está Escrito: “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.” (Pv. 13:20)

Ao viver uma vida semelhante à de Cristo, sua vida fará uma grande diferença na vida de outras pessoas. Por isso, faça diferença neste mundo corrompido buscando anunciar as outras pessoas o Evangelho da graça.
Não importa as oposições que você terá que enfrentar. Não esmoreça! Permaneça firme em seu propósito! Mesmo vivendo em meio a muitas perseguições, o apóstolo Paulo afirmou: “Embora eu seja o menor dos menores de todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo.” (Ef. 3:8)

Deus quer uma Igreja que testemunhe para o mundo a luz da Sua palavra.
Não tema em momento algum falar a verdade e incomodar aqueles que estão mortos pelo pecado.
Se sua presença cristã tem constrangido pessoas que convivem com você para não falarem coisas indecorosas e quaisquer outras atitudes desrespeitosas é porque você tem incomodado estas pessoas com sua luz. Mas se você está acomodado com tudo que o mundo faz, é hora de despertar para uma vida cheia de Luz que vencerá todas as trevas.
Peça a Deus que o ajude a melhorar seu testemunho e ande de acordo com a Palavra de Deus.
Você precisa sondar a si mesmo para ver qual caminho está trilhando, se está de mãos dadas com Cristo ou de mãos dadas com o mundo. Você não pode tirar de sua mente que a amizade com o mundo é inimizade com Deus. "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tg. 4:4)
Será que você é transformado pela renovação da sua mente ou segue o curso do mundo sendo conformados a ele?
Uma mente renovada é uma mente que se coloca à disposição do Senhor, n'Ele confiando para que os Seus planos venham a ser cumpridos, conforme o texto: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.” (Is. 26:3)
Em Cristo, você tem não apenas uma nova vida, tem também uma nova mente, e só com essa mente renovada é que você pode não apenas conhecer, mas experimentar e comprovar, a boa, perfeita e agradável vontade do Senhor Deus.
Siga o modelo absoluto e imutável. Esse modelo é Jesus!
Tenha a mente de Cristo!
Amém!!!